Nossas Unidades
Unidade Perdizes
Unidade Itaquera

Bolsas de Estudo e Financiamentos
A A A
A Faculdade Santa Marcelina disponibiliza para os alunos ingressantes duas formas de financiamento. Clique na opção desejada e confira mais informações.

FIES - Fundo de Financiamento Estudantil

O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. A partir do segundo semestre de 2015, os financiamentos concedidos com recursos do Fies passaram a ter taxa de juros de 6,5% ao ano com vistas a contribuir para a sustentabilidade do programa, possibilitando sua continuidade enquanto política pública perene de inclusão social e de democratização do ensino superior. Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para começar a pagar o financiamento. Nesse período, deve continuar pagando, a cada três meses, o valor de até R$ 150, referente aos juros que incidem sobre o financiamento. Encerrado o período de carência, o financiamento pode ser pago pelo estudante em até três vezes o período financiado do curso. Pode se inscrever no processo seletivo do Fies o estudante que: Tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. Tenha participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção),

no endereço eletrônico http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/

Para simular o financiamento acesse http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=simulação


Oferta de Vagas

A FASM é uma das instituições habilitadas para a nova edição do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) iniciada a partir do 2º semestre de 2015. Conforme regras do instituidor (Governo Federal - MEC), nesta nova edição o financiamento é condicionado à existência de vagas.

Quanto as informações sobre vagas, cronograma de seleção, inscrições e outras notificações para o 1º semestre de 2017, assim como os demais semestres, serão disponibilizadas no site da Faculdade Santa Marcelina e nos murais de informações das Unidades

 

Legislação

Edital nº 64, de 16 Junho de 2016 vigente.

http://fiesselecao.mec.gov.br/arquivos/edital_64_16062016.pdf

 

CPSA - Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento

434 - Faculdade Santa Marcelina

 

Local de Oferta de Cursos: 1330 – Campus Itaquera


Nome   Representatividade
Gabriela Souza de Deus   Membro CPSA - Instituição (Presidente)
Mario Antonio Coimbra Donegatti   Membro CPSA - Instituição (Vice-Presidente)
Bruno Lino de Sousa Silva   Membro CPSA - Estudante
Kaua Matheus Costa   Membro CPSA - Estudante
Ibevan Arruda Nogueira   Membro CPSA - Docente


Duvidas: fies.fasmita @santamarcelina.edu.br
Fone: 2217-9110 ramal 9166 ou 9176

 

Local de Oferta de Cursos: 657891 – Campus Sede (Unidade Perdizes)


Nome   Representatividade
Maria Amélia Alves   Presidente - Instituição
Mariana Herrera Siqueira   Vice-Presidente - Instituição
Vera Helena Massuh Cury   Membro Comum - Docente
Helena de Oliveira Dib   Membro Comum - Estudante
Vivian Lins de Menezes   Membro Comum - Estudante


Duvidas: fies.fasmper@santamarcelina.edu.br
Fone: 3824-5800 ramal 811

Contatos FIES

Mais informações acessehttp://sisfiesportal.mec.gov.br
Telefone 0800 616161.

Abertura de demanda: http://www.fnde.gov.br/ clicar em Fale Conosco


Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes no site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/faq.html


Crédito Universitário Bradesco

A nova maneira de financiamento trata-se de uma Linha de Crédito destinada ao financiamento de cursos de graduação presenciais, para alunos de Universidades conveniadas com o Bradesco. O aluno paga o semestre em 12 meses e o financiamento do próximo semestre inicia-se após o pagamento do semestre anterior (até 8 anos para pagamento de um curso de 4 anos). É uma solução para quitar o semestre em 12 vezes com débito automático em conta corrente. O empréstimo é disponível para correntistas com idade mínima de 18 anos ou em nome do responsável legal em caso de menores de idade.

Mais informações abaixo:

1) O que é o crédito Universitário Bradesco?
O Crédito Universitário Bradesco é uma linha de crédito que te permite financiar o semestre letivo do seu curso em 12 meses.

2) Quem pode contratar?
Qualquer pessoa maior de 18 anos, caso o aluno seja menor de idade o financiamento deverá ser feito em nome do pai ou responsável financeiro, que seja correntista do Bradesco. Caso não possua conta, será necessária a abertura de uma.(Financiamento sujeito a análise de crédito)

3) Como contratar?
Para contratar primeiramente o aluno deve fazer uma simulação no site www.bradescouniversitario.com.br, para verificar se o financiamento está de acordo com o desejado. Depois deve retirar na Tesouraria da faculdade a Declaração de Aptidão e comparecer a agência em que você possui sua conta Universitária com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço ( conta de consumo) e comprovante de renda (holerite e carteira de trabalho).

4) Quando começo a pagar as parcelas?
Os pagamentos iniciam-se 30 dias após a contratação.

5) Posso contratar mais de um semestre?
Sim. Você pode contratar quantos semestres desejar, desde que esteja com o financiamento atual em dia. Você somente começa a pagar o próximo semestre quando finalizar o anterior.

6) Posso utilizar o crédito para financiar dependências?
Não. O financiamento é válido somente para o semestre corrente, sem contar dependências.

7) Após contratação preciso entregar algum documento na Faculdade?
Sim. O aluno devera protocolar a entrega de uma cópia do contrato do financiamento na secretaria da Faculdade para obter o benefício.

8) Depois de contratado o financiamento, preciso pagar algo para a Faculdade?
Não. Após contratação o banco entrará em contato com a Instituição para quitar o semestre letivo. Lembrando que o financiamento somente abrange mensalidades de semestres correntes, demais despesas com dp’s, taxas, e outros serão de responsabilidade do aluno.

9) Posso trancar ou cancelar minha matricula?
Sim, o cancelamento/ trancamento deve ser realizado na Faculdade que entregará ao aluno uma carta de rescisão que deverá ser entregue ao Banco. (fica sob a responsabilidade do contratante comunicar ao banco a rescisão do contrato)

Para maiores informações acesse: www.bradescouniversitario.com.br ou entre em contato com a sua agência. Contato: Tel.: 11 3968-0650 falar com Glaucia ou Alessandra.