Vestibular 2017.2

Inscreva-se aqui!

Período
  • Noturno (19h às 22h40)
Duração
  • 08 semestres
Mensalidade
Matriz Curricular
Nota Enade
Guia do Estudante
Guia do Estudante

    Classificação FASM neste curso

Localização
Unidade Itaquera

Galeria de Fotos

Clique para visualizar

Folder do Curso

Visualize ou imprima

exemplo banner
Graduação
Administração

Apresentação

O curso de Administração foi idealizado para uma sociedade em constantes transformações, onde as organizações assumem papel importante na condução equilibrada das mudanças, considerando que o exercício da profissão do Administrador implica compromisso com o indivíduo, o cliente, a organização e com a sociedade, evidenciando deveres e responsabilidades indelegáveis.

O curso, baseado no desenvolvimento de competências, procura formar empreendedores, incentivando o desenvolvimento de atitudes reflexivas e questionadoras, fazendo do profissional um agente de mudanças e desenvolvimento, numa perspectiva de valores éticos superiores, numa sociedade responsável e solidária. A FASM proporciona ao bacharel de administração a capacidade de compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e ambientais de uma organização, capacitando-o ao processo de tomada de decisão e permitindo flexibilidade e adaptabilidade em um ambiente cada vez mais dinâmico.

Diferenciais

  • Corpo docente capacitado e titulado, com larga experiência profissional.
  • Turmas com, no máximo, 50 alunos.
  • Abordagem pedagógica orientada a uma relação de proximidade entre professor e aluno.
  • Ensino baseado em competências, onde são desenvolvidos os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao futuro administrador.
  • Ampla infraestrutura de apoio.
  • Localizado na zona leste tem participação ativa junto à comunidade empresarial da região, mantendo parcerias com o Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste e com o SEBRAE.

Mercado de Trabalho

Segundo o IBGE, em pesquisa desenvolvida em parceria com o SEBRAE, existem mais de 5.000.000 de empresas no Brasil e menos de 2.000.000 de administradores, observando-se uma ampla gama de oportunidades relacionadas a este mercado de trabalho.

As organizações demandam pessoas capacitadas a tomar decisões que agreguem valor e sustentabilidade a suas operações. Uma parcela significativa dos cargos das mesmas é destinada à funções administrativas, gerando alto índice de empregabilidade. O administrador pode atuar como gestor ou consultor externo em projetos, em organizações públicas, privadas e de terceiro setor, unindo sua capacidade de gerenciamento e planejamento estratégico à preocupação com o capital humano.

Segundo o Conselho Federal de Administração, os campos de ocupação compreendem a Administração Financeira, de Materiais, Mercadológica / Marketing, de Produção, de Pessoas, Orçamentária, Estratégica, de Processos Organizacionais e Programas de Trabalho, entre outras.

Depoimentos

Dário Almeida de Macedo
Especialista em Combate e Prevenção à Fraude (Compliance) da Marítima Seguros

"A FASM é uma instituição séria e comprometida com seus valores e sua missão, tendo como diferencial o excelente nível de graduação e aproveitamento do curso, a quantidade reduzida de discentes por sala e, consequentemente, a proximidade dos professores com os alunos. A instituição promove um ótimo ambiente de relacionamento onde pude me beneficiar desenvolvendo habilidades e conhecimentos específicos, contribuindo para o meu crescimento pessoal e profissional. A formação educacional, ética e social são suas reais características. O meu “muito obrigado” à direção da FASM Itaquera e a todo o Corpo Docente".

Gilson Luiz Moretto
Supervisor de Serviços de Emergência na Organização Social de Saúde Santa Marcelina de Itaquaquecetuba.

"Nesse novo cenário que surge, onde a sociedade passa a valorizar e cobrar uma conduta moral e ética de seus representantes, a FASM se destaca por ter como um dos pilares do ensino, a ética e a responsabilidade social. Por isso me orgulho de ser um Administrador FASM".

Corpo Docente

Prof. M.e Constantino Carbonar Neto
Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Administração pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado. Atualmente é docente do Curso de Administração e do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Faculdade Santa Marcelina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação, estratégias competitivas e alinhamento entre estratégias de negócio e de Tecnologia da Informação.
Prof. Esp. Edson Dias Batista
Especialista em Administração Financeira – Centro Universitário Sant´Anna, MBA em Planejamento tributário – UNINOVE. Graduado em Administração de Empresas, Ciências contábeis, bacharel em Teologia. Atua há mais de vinte anos nas áreas: administrativa, financeira e contábil e há dez anos na docência do ensino superior.

Profª M.ª Giuseppina Adele Rischioni
Mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista – UNIP. Especialista em Psicologia Organizacional pela Universidade Metodista. Graduada em Administração pela Universidade São Marcos. Experiência de 10 anos na área Recursos Humanos, seis anos como encarregada da área de Administração de Pessoal em empresa de médio porte. Dez anos de experiência no ensino superior e cinco anos como Assistente de Coordenação. Docente de pós-graduação e experiência de cinco anos como coordenadora de pós-graduação. Facilitadora do Projeto “Falando de Gente” – Construções, Desconstruções e Reconstruções – SESC Santo André/SP.
Prof. Esp. Joaquim Batista Xavier Filho
Especialista em Direito Empresarial e em Gestão Estratégica de Negócios - FMU. Graduado em Direito, regularmente inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), membro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Ex-sócio-proprietário de empresa no segmento do varejo de confecção, gerente do Sebrae-SP, há 15 anos atuando como consultor jurídico em licitações nacionais e internacionais, contratos públicos, contencioso trabalhista e cível, e na consultoria, gerenciando equipe multidisciplinar e atuando com projetos voltados para desenvolvimento local e regional, incubadora de cooperativas, projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos, projetos ambientais, geração de negócios nos setores da indústria, agronegócios, serviços e comércio focando micro e pequenas empresas. Vasta experiência em treinamentos empresariais e dois anos de docência no Ensino Superior.
Profª Esp. Lúcia Helena Zotto de Moura
Especialista em Educação Matemática pelas Faculdades Oswaldo Cruz, Licenciada em Matemática. Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela UNICASTELO. Possui dezessete anos de experiência empresarial. É docente desde 1993, com larga experiência no ensino superior.


Profª M.ª Maria Teresa de Almeida Fernandes
Mestra em Ciências da Saúde pela UNICSUL. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo CRP. Especialista em Psicoterapia Psicodinâmica do Adolescente pelo Instituto SEDES SAPIENTIAE. Especialista em Educação de Deficientes Auditivos pelo DERDIC/PUC. Licenciatura e bacharelado em Psicologia pela UMC. Supervisora do Serviço de Psicologia do Hospital Santa Marcelina. Supervisora do Programa de Aprimoramento Profissional em Psicologia da Saúde do Hospital Santa Marcelina credenciado pela SES- FUNDAP. Representante dos Programas de Aprimoramento Profissional do Hospital Santa Marcelina na SES-FUNDAP. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do HSM. Conselheira Municipal de Saúde representando os Institutos de Ensino Superior e de Pesquisa Privados.
Prof. M.e Reginaldo Gonçalves
Mestre em Ciências Contábeis pela PUC-SP e Especialização em Informática da Saúde pela UNIFESP. Graduado em Ciências Contábeis pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Experiência na área Contábil, com mais de 22 anos de atuação como Assistente Contábil. Atualmente é proprietário da Organização e Assessoria Contábil Relmar Ltda, com prestação de serviços no setor moveleiro, colchoaria e supermercados. Possui vinte e dois anos de experiência no Ensino Superior, inclusive em cursos de Especialização, em diversas Instituições. Possui também dois anos de experiência na Coordenação de Curso Superior.
Profª M.ª Rita de Cassia do Val Santos
Mestra em Políticas Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul. Especialista em Direito Penal pela USP, e graduada em Direito pela USP. Mais de 20 anos de docência no Ensino Superior, sendo também docente de pós-graduação. É consultora do Programa de Reassentamento de Refugiados - CDDH/ACNUR. Advogada em São Paulo dá cursos e treinamentos para órgãos da Administração Pública na área do Direito.
Profª Esp. Sandra Paula da Silva
Especialista em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Cidade de São Paulo. Experiência de oito anos na área de Marketing em empresas de diversos segmentos. Possui oito anos de experiência docente, sendo quatro no ensino superior.

Prof. M.e Wagner Garcia Siqueira
Mestre em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Bacharel e Licenciado em Letras-Português pela USP. Dois anos de experiência na docência do Ensino Superior. Professor efetivo na Rede Estadual de Ensino, onde desenvolve novas práticas para o ensino da produção escrita. Vencedor do Prêmio Professores do Brasil – 2009 – conferido pelo Ministério da Educação por ter desenvolvido experiências pedagógicas inovadoras e bem-sucedidas por meio do projeto “Penso, Logo Escrevo”.

Publicações Docentes

Prof. Esp. Reinaldo dos Santos Pito
  • Pito, Reinaldo dos Santos. Matemática aplicada: Administração, Ciências Contábeis e Economia. São Paulo: Martinari, 2009.
  • Pito, Reinaldo dos Santos. Fé, Esperança e Caridade. São Paulo: ABNL, 2010.
  • Pito, Reinaldo dos Santos. Só é feliz aquele que ama. São Paulo: ABNL, 2011.
Profª M.ª Rita de Cassia do Val Santos
  • SANTOS, R.C.V. CLT Acadêmica. São Paulo: Editora Martinari, 2011.
Prof. M.e Wagner Garcia Siqueira
  • SIQUEIRA, W. G. Projeto “Penso, Logo Escrevo”. Seminário Prêmio Professores do Brasil - 4ª edição (MEC), 2009, Brasília.
  • SIQUEIRA, W. G. O desafio da produção textual no projeto “Penso, Logo Escrevo”. 5º SIAC – Simpósio Ação Cidadã, 2011, São Paulo.

Coordenação

Prof. José Luis Turiani
Bachareal em Administração de Empresas pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas, Pós-Graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Pesquisa de Mercado pela FIA - USP. Mestre em Educação Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. Possui sólida vivência tanto na área educacional quanto em outras áreas profissionais, tendo atuado no mercado financeiro, Bolsa de Valores e em áreas de planejamento, pesquisa, marketing e gestão de comunicação em bancos e empresas. Foi professor e coordenador de cursos nas Faculdades Rio Branco e integrante, como orientador bolsista FNDE, no projeto Ensino a Distância do Mídias na Educação do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA-USP.