Parcerias FASM

Convênios e Descontos

Faça sua Inscrição

Vestibular 2014-2

Período
  • Matutino (7h30 às 12h40)
  • Vespertino (13h30 às 18h40)
  • Noturno (18h às 22h40)
Duração
  • 08 a 09 semestres
Mensalidade
Matriz Curricular
Nota Enade
Guia do Estudante
Guia do Estudante

    Classificação FASM neste curso

Localização
Unidade Itaquera

Galeria de Fotos

Clique para visualizar

Folder do Curso

Visualize ou imprima

exemplo banner
A A A
Graduação
Enfermagem

Apresentação

O curso de Enfermagem da FASM é reconhecido pela sua excelência, considerado referência na cidade de São Paulo. A Faculdade Santa Marcelina forma enfermeiros com consciência crítica, compromisso ético e competências para atuar nas áreas de assistência, gerenciamento, docência e pesquisa.

Na FASM, há uma preocupação em oferecer ao aluno conteúdo teórico abrangente, aliado às experiências práticas em diversas especialidades, que o levarão a vivenciar situações reais, tornando-o, assim, um profissional completo e pronto para atuar na área da saúde.O futuro profissional desenvolverá capacidade de reconhecer e intervir nos problemas e situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação.

Diferenciais

  • Prêmio Gestão de Ensino ABESE 2011/2012 concedido pela Academia Brasileira de Especialistas em Enfermagem, em reconhecimento aos padrões de qualidade na gestão do ensino do Curso de Graduação em Enfermagem;
  • Três estrelas no Guia do Estudante Abril;
  • Corpo docente altamente especializado, sendo composto, na sua maioria, por mestres e doutores com vasta experiência na área da saúde;
  • Aulas práticas desde o primeiro ano, visitas técnicas no 2ª ano e práticas clínicas e estágios supervisionados a partir do terceiro ano do curso, onde o aluno vivenciará situações reais e não simuladas em diversas áreas de assistência: pediatria, maternidade, clínicas médica e cirúrgica, pronto-socorro, centro-cirúrgico, unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família, entre outros;
  • Todos os estágios são desenvolvidos no Complexo Santa Marcelina, o qual engloba hospitais gerais de alta complexidade, unidades básicas e unidades de saúde da família. O aluno atende as demandas dos indivíduos no ciclo vital (criança, adulto e idoso) em todas as áreas (promoção da saúde, unidades clínicas e cirúrgicas, obstetrícia, centro cirúrgico, unidades de terapia intensiva e urgência/emergência).

Mercado de Trabalho

A área de atuação do enfermeiro engloba organizações públicas e privadas, tais como: hospitais, ambulatórios de empresas, escolas e creches; clínicas, unidades básicas de saúde, home care (assistência domiciliar), transporte aero-médico e rodoviário, assistência pré-hospitalar/resgate, auditoria em hospitais e planos de saúde, consultoria, centros de pesquisa, comércio de produtos farmacêuticos e médico-hospitalares, docência no ensino superior e educação profissional no ensino médio, esporte e turismo (ex.: navios, clubes e acampamentos) aeroportos, entre outros.

Campo de Estágio

  • Casa de Saúde Santa Marcelina: hospital de alta complexidade com 750 leitos;
  • Organização Social de Saúde Santa Marcelina - Hospital do Itaim Paulista: hospital geral com 200 leitos;
  • Organização Social de Saúde Santa Marcelina - Hospital da Cidade Tiradentes: hospital geral com 200 leitos;
  • Disponibilidade de Unidades Básicas de Saúde (UBS);Programa de Saúde da Família (PSF); Ambulatórios Médicos de Especialidade (AME); e
  • Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), totalizando 40 unidades de atendimento.

Depoimentos

João Aparecido dos Santos
Enfermeiro do Pronto Socorro do Hospital São Luiz unidade Anália Franco, membro da equipe de enfermeiros do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1

"Realizar graduação em Enfermagem na FASM foi um "divisor de águas" na minha vida. Instituição conceituada, que oferece realmente uma estratégia de ensino diferenciada e cheia de oportunidades, gerou uma transformação pessoal e profissional pra mim. Os esforços foram mútuos e proporcionaram uma inserção rápida e vitoriosa no mercado de trabalho. Hoje, como enfermeiro, só tenho a agradecer à Faculdade Santa Marcelina e a Enfermagem".

João Gregório
Gerente de Enfermagem do Hospital Santa Marcelina do Itaim Paulista

"A Faculdade Santa Marcelina foi especial em minha trajetória pessoal e profissional e sua missão e filosofia influencia no desenvolvimento das minhas atividades. Missão e filosofia voltada para o desenvolvimento integral do ser humano, valorizando os aspectos éticos, morais e científicos".

Monica Pricilla Ribeiro
Consultora de Gerenciamento de Crônicos na Federação das Unimeds do Estado de São Paulo

"A FASM efetivamente contribuiu para o desenvolvimento dos meus conhecimentos, habilidades e atitudes, hoje imprescindíveis para o mercado de trabalho e para a minha vida".

Ana Paula Bertoni
Supervisora de Enfermagem da Unidade Neonatal e Alojamento Conjunto do Hospital Santa Marcelina da Cidade Tiradentes

"Lembro-me exatamente do primeiro dia de aula da 1ª turma de Enfermagem da FASM. Foi um sonho realizado. Além do desenvolvimento profissional que a FASM me proporcionou, e que diga-se de passagem de excelente qualidade, posso afirmar que vocês foram muito além! Eu tinha uma personalidade muito forte...ainda tenho, mas acabava por não respeitar a vontade dos outros, a criticar atitudes e ações que essas pessoas tomavam... então comecei a enxergar a vida, as pessoas, as atitudes, as decisões de uma outra forma! Aprendi a respeitar as pessoas na FASM".

Cristina Rodrigues
Responsável pela área de CCIH

"Estudar na FASM foi de grande importância. Hoje moro no Rio de Janeiro e a diferença cultural é muito grande. Estou trabalhando em um hospital de Ipanema, onde sou responsável pela área de CCIH, sem com isso esquecer a questão de humanização em Saúde que todos nossos queridos mestres nos ensinaram. Saudades da seriedade e dedicação de todos aí".

Corpo Docente

Prof. M.e Adilson Marques da Silva
Cursando Doutorado em Farmacologia pela UNIFESP. Mestre em Farmacologia pela UNIFESP em 2002. Graduação em Farmácia pela UNIP em 1995. Farmacêutico e Bioquímico. Docente das Disciplinas de Farmacologia, Biofísica e Exames Laboratoriais e de Imagens. Docente do Curso em Graduação em Enfermagem da Faculdade Santa Marcelina. Docente dos Cursos de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).
Prof.ª Dr.ª Adriana Manganiello
Doutora em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela USP em 2012. Mestre em Saúde Materno Infantil pela USP em 2008. Especialista em Enfermagem Obstétrica e em Cuidado Pré-Natal pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bacharelado em Enfermagem pela USP em 1993. Enfermeira. Docente das Disciplinas: Saúde da Mulher, Prática da Assistência de Enfermagem no Ciclo Vital – foco na assistência à mulher. É Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica da FASM.
Prof. M.e Alexandre Gutierre Barbosa
Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Especialista em Fisiologia Médica pela Faculdade de Medicina do ABC em 2005. Graduado em Fisioterapia pela UNIABC em 2000. Fisioterapeuta. Docente dos Cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Tecnólogo em Radiologia na Faculdade Santa Marcelina (FASM). Colaborador da Disciplina Gastroenterologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).
Prof.ª M.ª Aline Maciel Richetto
Mestre em Enfermagem Pediátrica pela USP em 2009. Especialização em Educação e Formação em Saúde pela FASM em 2005. Bacharelado em Enfermagem pela FASM em 2004. Enfermeira. Docente das Disciplinas: Prática da Assistência de Enfermagem no Ciclo Vital – foco na assistência à criança, Educação em Saúde.

Prof.ª Esp. Aline Marcondes
Especialista em Administração Hospitalar pela USP em 2004 e Especialista em Oncologia pelo Centro Universitário São Camilo em 2003. Bacharelado em Enfermagem pela UNICID em 2000. Enfermeira. Docente das Disciplinas Estágio Supervisionado em Gerenciamento da Assistência de Enfermagem I e II.


Prof. M.e Allan Brennecke Leite
Mestrado em Biomecânica pela Universidade de São Paulo (2007). Bacharelado em Ciências Computacionais pela Universidade de Bielefeld em 1997 e em Educação Física pelas Universidades de São Paulo (2002) e do Porto. Educador Físico. Docente das Disciplinas: Imunologia e Microbiologia, Processos Patológicos e Parasitários, Bioquímica. É membro da equipe de suporte científico e tecnológico no Cognitive Interaction Techonology Center of Excellence - Alemanha. Tem experiência na área de Educação Física, Tecnologia Robótica e Bioengenharia. Foi pesquisador do Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo de 2004 a 2009, Editor eletrônico da Revista Brasileira de Biomecânica de 2007 a 2009.
Prof. Esp. Alessandro Camilo da Silva
Especialização em Enfermagem Urgência e Emergência pela UNINOVE em 2009. Graduação em Enfermagem pela UNICASTELO em 2007. Enfermeiro. Docente das Disciplinas: Fundamentos no Processo de Cuidar em Enfermagem e Estágio Supervisionado em Fundamentos no Processo de Cuidar em Enfermagem. Enfermeiro Supervisor do Hospital Sapopemba (HESAP/SECONCI).

Prof.ª M.ª Argelda Maria Cortes Guimarães
Mestre em Enfermagem pela Universidade de Guarulhos em 2006. Especialista em Administração Hospitalar pela Faculdade de Ciência da Saúde São Camilo. Especialista em Saúde Pública para o SUS - gerência, pela Secretaria Municipal de Saúde. Bacharelado em Enfermagem pela UMC em 1978. Enfermeira. Docente da Disciplina Assistência de Enfermagem Perioperatória e Processos de Esterilização. Enfermeira do setor de Educação Continuada do Hospital Municipal Dr.Ignácio Proença de Gouvêa.
Prof.ª M.ª Aspásia Basile Gesteira Souza
Mestre em Enfermagem Pediátrica pela USP em 1989. Aprimoramento em regime de residência - Enfermagem Cardiovascular em 1987 no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Especialização em Enfermagem em Pediatria e Puericultura na Escola Paulista de Medicina em 1989. Bacharelado em Enfermagem pela Escola Paulista de Medicina em 1985. Enfermeira. Docente das Disciplinas: Saúde da Criança e do Adolescente e Saúde do Neonato. Docente e Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem em Neonatologia da FASM.
Prof. Esp. Breno Silva Rosostolato
Especialista em Arte-terapia pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) em 2008 e Hipnose Clínica pela PUC – SP. Graduação em Psicologia pela USJT em 2004. Psicólogo. Professor da Faculdade Santa Marcelina e da Escola Sophia Marchetti nos Cursos de Enfermagem, Nutrição, Radiologia, Análises Clínicas e Fisioterapia. Psicoterapeuta clínico especialista em sexualidade humana. Articulista sobre artigos ligados à psicologia publicados em jornais como Folha da Tarde (SP), Jornal do Brasil (RJ) e Portal Terra. Professor e supervisor do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia do Instituto Nacional de Ensino e Qualidade Profissional (INEQ). Colunista do site Rota do Agito.
Prof.ª Dr.ª Carla Roberta Ferraz
Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, 2009. Mestrado em Saúde Pública pela FSP-USP em 1998, Residência em Medicina Preventiva e Social pela FIOCRUZ/Escola Nacional de Saúde em 1996 e Bacharelado em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco em 1993. Enfermeira. Docente das Disciplinas: Saúde da Família, Vigilância em Saúde, Saúde Coletiva e Metodologia de Pesquisa. Compõe o corpo docente no Programa de Pós-Graduação da FASM.
Prof.ª M.ª Cibele Andres Solai
Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP. Especialista em Enfermagem em Emergência pelo Centro Universitário São Camilo em 2006. Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo em 2003. Enfermeira. Docente das disciplinas: Saúde do Adulto, (teoria e prática). Membro da Society of Trauma Nurses, Panamerican Society of Trauma, Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência, Grupo de Estudos em Trauma da Universidade de São Paulo, instrutora do Advanced Trauma Life Support, instrutora do Pre- Hospital Trauma Life Support, instrutora do Trauma Outcomes and Performance Improvement Course. Coordenadora do Curso de Especialização em Emergência e Urgência da FASM.
Prof.ª M.ª Elaine Cristina Mendes Marques
Cursando Mestrado na Escola de Enfermagem da USP. Especialista em Educação e Formação em Saúde pela FASM, em 2004. Licenciatura em Enfermagem pela FEO Guarulhos em 2002. Bacharelado em Enfermagem pela UNICID em 2000. Enfermeira. Docente das Disciplinas: Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem e Prática de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem.

Prof.ª M.ª Elaine Mendes de Oliveira Fernandes
Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2000) e Aperfeiçoamento pela Faculdade de Medicina da USP (1997). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Mackenzie (1994). Docente das Disciplinas: Biologia Celular e Histologia e Embriologia e Genética Humana. Também atua como Profa Mestre III nas Faculdades Metropolitanas Unidas e é prestador de serviços do Centro Universitário São Camilo. Com experiência comprovada na área de Educação.

Prof.ª M.ª Glauteice Freitas Guedes
Mestre em Educação em Saúde pela UNIFESP em 2008. Especialização em Educação e Formação em Saúde pela FASM em 2004. Especialização em Administração Hospitalar pelo UNICASTELO em 2000. Bacharelado em Enfermagem pela UMC em 1999. Enfermeira. Docente das Disciplinas: Enfermagem no Contexto Histórico e Social e Saúde do Idoso. É orientadora em Programas de Pós-Graduação lato-sensu e tem experiência como docente nos Cursos de Graduação em Enfermagem e Tecnólogo em Radiologia; e nos cursos de pós-graduação de Enfermagem em Cuidados Intensivos e Educação e Formação em Saúde.
Prof.ª Esp Grasiella Mancilha
Cursando Mestrado na Escola de Enfermagem da USP. Especialista em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da USP em 2006 e Especialista em Dependência Química pela UNIFESP em 2009. Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP – RP em 2005. Enfermeira. Docente da Disciplina de Saúde Mental e Psiquiátrica.

Prof.ª M.ª Irani Gomes dos Santos
Mestre em Educação em Saúde pela UNIFESP em 2009. Especialista em Educação em Saúde pela FASM em 2005. Graduação em Nutrição pela USJT em 1999. Nutricionista. Docente da Disciplina de Alimentação e Nutrição. Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição da FASM.


Prof.ª Esp. Jacqueline da Silva Souza
Possui graduação em Letras Licenciatura/ Bacharelado - Português/Inglês pela Universidade Cidade de São Paulo (2004). Pós-Graduação em Linguística e Ensino de Línguas (Maio de 2012) - Centro Universitário UNISEB INTERATIVO. Assistente de Tutoria do Curso de Formação dos Professores do Estado de São Paulo pela Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, em 2010.

Prof.ª M.ª Janaina Pereira Dina Toreli
Mestre em Biologia pela UNIFESP em 2003. Graduação em Biomedicina pela UMC em 1999. Bióloga. Docente das Disciplinas: Imunologia e Microbiologia, Processos Patológicos e Parasitários, Bioquímica, Biologia Celular e Histologia, Embriologia e Genética Humana.


Prof. Esp. João Aparecido dos Santos
Especialização em Gerenciamento de Unidades de Serviços de Enfermagem pela FASM em 2006. Bacharelado em Enfermagem pela FASM em 2005. Enfermeiro. Docente das Disciplinas: Introdução à Administração, Gerenciamento da Assistência de Enfermagem, Estágio Supervisionado em Gerenciamento da Assistência de Enfermagem e Atividades Complementares.

Prof.ª Esp. Kátia Silene Graz da Silva Moraes
Cursando Mestrado Profissionalizante em Terapia Intensiva na Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI). Especialização em Enfermagem Neonatológica pela FASM em 2007. Licenciatura em Enfermagem pela UNINOVE em 2008. Bacharelado em Enfermagem pela UNG em 2005. Enfermeira. Docente da Disciplina Prática da Assistência de Enfermagem no Ciclo Vital – foco na assistência à criança. Enfermeira da UTI Neonatal e Berçário Patológico da Casa de Saúde Santa Marcelina.
Prof.ª M.ª Lierge Gallo Zavareza
Mestre em Enfermagem pela UNG em 2010. Especialização em Enfermagem Obstétrica pela UNICID em 2001. Bacharelado em Enfermagem pela Faculdade da Zona Leste de São Paulo em 1987. Enfermeira. Docente das Disciplinas: Saúde da Mulher, Prática da Assistência de Enfermagem no Ciclo Vital – foco na assistência à mulher.

Prof.ª Dr.ª Maria Claudia Moreira da Silva
Doutora em Enfermagem na Saúde do Adulto pela USP em 2006. Mestre em Enfermagem pela USP em 2000. Especialização em Enfermagem pela USP em 1993. Bacharelado em Enfermagem pela USP em 1989. Enfermeira. Docente das Disciplinas Enfermagem em Cuidados Intensivos e Prática da Enfermagem em Cuidados Intensivos. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Enfermagem em Cuidados Intensivos da FASM
Prof. Dr. Paulo Cobellis Gomes
Doutor em Ciências pela UNIFESP em 1999. Mestre em Enfermagem Pediátrica e Pediatria Social em 1987 e Especialização em Pediatria e Puericultura em 1979, ambos pela UNIFESP. Bacharelado em Enfermagem pela UMC em 1978. Enfermeiro. Docente das Disciplinas de Metodologia da Pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso, Bioética e Legislação Profissional.

Prof.ª Dr.ª Raquel Xavier de Souza Saito
Doutora em Ciências da Saúde pela USP em 2010. Mestre em Saúde do Adulto pela EEUSP em 2004. Especialização em Ativação e Mudança do Ensino Superior pelo Ministério da Saúde / FIOCRUZ em 2007. Especialização em Administração Hospitalar pela UNAERP em 1998. Especialização em Enfermagem do Trabalho pela UNICID 1989. Bacharelado em Enfermagem pela Universidade de Taubaté em 1988. Enfermeira. Docente das Disciplinas: Saúde do Trabalhador, Vigilância em Saúde, Processo Saúde Doença e Modelos Assistenciais em Saúde, Políticas e Programas Públicos em Saúde, e Prática em Saúde Coletiva. Desde 2004 é Professora e Coordenadora do Curso Multiprofissional de Pós-Graduação em Saúde da Família da Faculdade Santa Marcelina, Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo e tutora do curso de Especialização em Saúde da Família na Universidade Federal de São Paulo e Universidade Aberta do SUS. Tem experiência nas áreas da Atenção Primária e Programa Saúde da Família, tanto na área da assistencial quanto gerencial, bem como na área hospitalar em funções assistenciais e de administração/supervisão.
Prof. M.e Renato Ohara
Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP-RP em 2009. Especialização em Gerenciamento de Unidades de Serviço de Enfermagem pela FASM em 2003. Especialização em UTI pela Universidade de Taubaté em 2002. Bacharelado em Enfermagem pela UNG em 2001. Enfermeiro. Docente das Disciplinas: Estágio Supervisionado em Gerenciamento da Assistência de Enfermagem I e II. Coordenador de Estágio do Curso de Graduação em Enfermagem. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Unidades de Serviços de Enfermagem.
Prof.ª M.ª Rosana David
Mestre em Enfermagem pela USP em 2002. Especialista em Educação em Saúde Pública pela Faculdade São Camilo de Administração Hospitalar em 1992. Bacharelado em Enfermagem pela UNIFESP em 1979. Enfermeira. Docente das Disciplinas: Saúde Coletiva e Processo Saúde Doença e Modelos Assistenciais em Saúde.


Prof.ª M.ª Simone Alves Landim
Mestre em Educação em Saúde pela UNIFESP em 2009. Especialista em Educação e Formação em Saúde pela FASM em 2005. Especialista em Administração Hospitalar pela UNAERP em 2004. Bacharelado em Enfermagem pela UMC em 2002. Enfermeira. Docente das Disciplinas de Saúde do Idoso e Estágio Supervisionado em Gerenciamento da Assistência de Enfermagem I.

Prof. M.e Vinicius Gonçalves Bento da Silva
Mestre em Enfermagem pela USP em 2004. Bacharelado em Enfermagem pela USP em 2000. Enfermeiro. Docente das Disciplinas: Saúde Coletiva, Vigilância em Saúde, Processo Saúde Doença e Modelos Assistenciais em Saúde.


Prof.ª M.ª Viviane Bozolan Porto
Mestre em Ciência da Saúde pela USF em 2009. Especialista em Educação em Saúde pela FASM em 2005. Especialista em Análises Clínicas pela UMC em 2004. Graduação em Biologia pela UBC em 1997. Bióloga. Docente da disciplina de Anatomia Humana. Coordenadora do Curso Técnico em Análises Clínicas da Escola Sophia Marchetti. É Supervisora de Estágio Curricular do Curso Técnico em Análises Clinica da Escola Sophia Marchetti.
Prof.ª M.ª Zenaide Neto Aguiar
Mestre em Enfermagem pela USP em 2001. Bacharelado em Enfermagem pela UMC em 1983. Enfermeira. Docente das Disciplinas: Saúde Coletiva e Meio Ambiente e Saúde.



Publicações Docentes

Livros

  • CHAVES L.D. Sistematização da assistência de enfermagem: considerações teóricas e aplicabilidade. São Paulo: Martinari, 2009. 146 p.
  • CHAVES L.D.; LEÃO E. R. (Org) . Dor 5o sinal vital: reflexões e intervenções de enfermagem. 2. ed. São Paulo: Martinari, 2007. 639 p.
  • SAITO, Raquel Xavier de Souza (Org.) ; OHARA, E. C. C. (Org.) . Saúde da Família: Considerações Teóricas e Aplicabilidade. 2. ed. São Paulo: Martinari, 2010. 478 p.
  • SAITO, Raquel Xavier de Souza (Org.) ; OHARA, E. C. C. (Org.) . Saúde da Família: Considerações Teóricas e Aplicabilidade. 1ª. ed. São Paulo: Martinari, 2008. v. 1000. 424 p.
  • SAITO, Raquel Xavier de Souza (Org.) . Integralidade da Atenção: Organização do trabalho no Programa Saúde da Família na perspectiva sujeito-sujeito. 1. ed. São Paulo: Martinari, 2008. 160 p.
  • Souza A.B.G. Exame físico no adulto (organizadora). São Paulo: Martinari; 2009. 224p.
  • Souza A.B.G. Enfermagem em Neonatologia: temas relevantes (organizadora). São Paulo: Martinari. 2010; 175p.
  • Souza A.B.G. Enfermagem Neonatal: cuidado integral ao recém nascido (organizadora). São Paulo: Martinari; 2011. 230p.

Capítulos de Livros
  • CHAVES L.D.C. Dor como 5o sinal vital. In: Onofre Alves Neto; José Tadeu Tesseroli de Siqueira; Manoel Jacobsen Teixeira. (Org.). Dor: princípios e prática. 1 ed. Porto Alegre: Artmed; 2009. p. 109-120.
  • CHAVES L.D. A avaliação da dor. In: Aspásia Basile Gesteira. (Org.). Exame físico no adulto. 1 ed. São Paulo: Martinari; 2009. p. 65-72.
  • CHAVES L.D. Exame físico neurológico. In: Aspasia Basile Gesteira. (Org.). Exame físico no adulto. 1 ed. São Paulo: Martinari; 2009. p. 83-107.
  • CHAVES L.D. Avaliação e gerenciamento da dor pós-operatória. In: William Malagutti, Isabel Miranda Bonfim. (Org.). Enfermagem em Centro Cirúrgico. 1 ed. São Paulo: Martinari; 2008. p. 281-317.
  • MORAES K.S.G.S. Vivendo em um turbilhão de emoções: a experiência do pai na UTI neonatal. In: SOUZA A.B.G. Enfermagem em Neonatologia – Temas relevantes. São Paulo: Martinari; 2010. p. 143-53.
  • ATHANIEL, M. A. S. ; SAITO, Raquel Xavier de Souza . Saúde do Adulto - Doenças e Agravos não Transmissíveis: Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. In: Elizabete Calbuig Chapina Ohara; Raquel Xavier de Souza Saito. (Org.). Saúde da Família: Considerações Teóricas e Aplicabilidade. 1ª ed. São Paulo: Martinari, 2008. p. 9-423.
  • Feresin C., Oliveira E.M. Processo ensino-aprendizagem na Saúde: Discussões vivenciadas no Curso de Educação e Formação em Saúde. In: Silva G.T.R., Espósito V.H.C. (Org.). Educação e Saúde: Cenários de Pesquisa e Intervenção. São Paulo: Martinari; 2011. p. 259-264.
  • GUIMARÃES, Argelda Maria; LANDIM, Simone Alves; SOUZA, Aspásia Basile Gesteira. Sinais Vitais. In Exame Físico no Adulto. (Org. Aspásia Basile) São Paulo: Martinari, 2009.
  • LANDIM, Simone Alves; BATISTA, Nildo Alves; SANTOS, Irani Gomes; REIS, Gilberto Tadeu Reis; MACIEL, Aline Ferreira; ZANINI, Cláudia Aparecida; ESPÓSITO, Vitória Helena Cunha. Um estudo de caso: A vivência multiprofissional e a integralidade como ação educativa na formação do profissional em saúde. In: Saúde da Família: Considerações Teóricas e Aplicabilidade. (Org. Elisabete Calabuig Chapina Ohara, Raquel Xavier de Souza Saito) São Paulo: Martinari, 2010.
  • LANDIM, Simone Alves; BATISTA, Nildo Alves; SILVA, Gilberto Tadeu Reis da. A Residência Multiprofissional em Saúde da Família sob ótica do Enfermeiro. In: Educação em Saúde: Cenários e Pesquisa Intervenções. Martinari. (Org. Gilberto Tadeu Reis da Silva; Vitória Helena Cunha Espósito) São Paulo: Martinari, 2010.
  • LANDIM, Simone Alves; OHARA, Renato; SOUZA, Leandro Augusto. Competências gerenciais do enfermeiro em Unidade Neonatal. In Enfermagem Neonatal: Cuidado Integral ao Recém Nascido. (Org. Aspásia Basile) São Paulo: Martinari, 2010.
  • LANDIM, Simone Alves; PEREIRA, Mônica Miranda; CINTHIA, F Andrade; ZAVAREZA, Lierge Gallo. O Processo Ensino-aprendizagem por meio do mapa conceitual. In: Educação em Saúde: Cenários e Pesquisa Intervenções. (Org. Gilberto Tadeu Reis da Silva; Vitória Helena Cunha Espósito) São Paulo: Martinari, 2010.
  • LANDIM, Simone Alves; SOUZA, Aspásia Basile Gesteira. Exame físico do Sistema Musculoesquelético. In Exame Físico no Adulto. (Org. Aspásia Basile) São Paulo: Martinari, 2009.
  • LANDIM, Simone Alves; SOUZA, Aspásia Basile Gesteira. Exame físico do Sistema Respiratório. In Exame Físico no Adulto. (Org. Aspásia Basile) São Paulo: Martinari, 2009.
  • LANDIM, Simone Alves; SOUZA, Aspásia Basile Gesteira. Introdução ao Exame físico. In Exame Físico no Adulto. (Org. Aspásia Basile) São Paulo: Martinari, 2009.
  • LANDIM, Simone. Posicionamento do Paciente. In Exame Físico no Adulto. (Org. Aspásia Basile) São Paulo: Martinari, 2009.
  • OHARA, E. C. C. ; SAITO, Raquel Xavier de Souza ; GONDARIZ, R. M. ; VERDIANO, C. E. ; NAMBA, W. T. . A criança na Perspectiva da Atenção Primária. In: Saito, Raquel Xavier de Souza Saito; Ohara, Elisabeth Calabuig Chapina. (Org.). Saúde da Família: Considerações Teóricas e Aplicabilidade. 2 ed. São Paulo: Martinari, 2010. p. 9-479.
  • OLIVEIRA, A. M. G. ; SIQUEIRA, M. E. P. ; ALTEA, P. M. ; SAITO, Raquel Xavier de Souza . avaliação em Saúde para a organização do trabalho na perspectiva sujeito-sujeito. In: Raquel Xavier de Souza Saito. (Org.). Integralidade na Atenção: Organização do trabalho no Programa Saúde da Família na perspectiva sujeito-sujeito. 1 ed. São Paulo: Martinari, 2008. p. 7-158.
  • SAITO, Raquel Xavier de Souza ; ATHANIEL, M. A. S. . Saúde do Adulto - doenças e Agravos não Transmissíveis: hipertensão arterial e diabetes mellitus. In: Saito, Raquel Xavier de Souza Saito; Ohara, Elisabete Calabuig Chapina. (Org.). Saúde da Família: considerações Teóricas e Aplicabilidade. 2 ed. São Paulo: Martinari, 2010. p. 9-479.
  • SAITO, Raquel Xavier de Souza ; BEZERRA, B. B. L. . Visita Domiciliária: locus privilegiado para a construção de um projeto de promoção para a saúde bucal. In: Saito, Raquel Xavier de Souza Saito; Ohara, Elisabete Calabuig Chapina. (Org.). Saúde da Família: Considerações Teóricas e Aplicabilidade. 2 ed. São Paulo: Martinari, 2010. p. 9-479.
  • SAITO, Raquel Xavier de Souza ; CARMO, A. P. V. ; SOUZA, P. R. P. ; ROSELLINE, A. P. . Territorialização: Base para a organização e Planejamento em Saúde. In: Elizabete Calbuig Chapina Ohara; Raquel Xavier de Souza Saito. (Org.). Saúde da Família: Considerações Teóricas e Aplicabilidade. 1ª ed. São Paulo: Martinari, 2008. p. 9-423.
  • SAITO, Raquel Xavier de Souza ; RAIMUNDO, E. F. ; FERNANDES, A. L. M. ; ALMEIDA, E. C. . Integralidade na Saúde Mental: Estratégias e mecanismos de Integração dos diferentes níveis de atenção. In: Raquel Xavier de Souza Saito. (Org.). Integralidade na Atenção: Organização do trabalho no Programa Saúde da Família na perspectiva sujeito-sujeito. 1 ed. São Paulo: Martinari, 2008. p. 7-158.
  • SAITO, Raquel Xavier de Souza ; SANTOS, F. R. ; GONCALVES, M. R. ; MAGRI, R. F. ; MARQUES, T. R. . Promoção em Saúde: pressupostos, sentidos, práticas e a compreensão dos técnicos em saúde. In: Raquel Xavier de Souza Saito. (Org.). Integralidade nda Atenção: Organização do trabalho no Programa Saúde da Família na perspectiva sujeito-sujeito. 1 ed. São Paulo: Martinari, 2008. p. 7-158.
  • SAITO, Raquel Xavier de Souza ; VIEIRA, A. M. ; MANOEL NETO, J. ; CREPALDI, T. M. S. . Trabalho em equipe no Programa Saúde da Família: Integração para a integralidade da assistência. In: Raquel Xavier de Souza Saito. (Org.). Integralidade naa Atenção: Organização do trabalho no Programa Saúde da Família na perspectiva sujeito-sujeito. 1 ed. São Paulo: Martinari, 2008. p. 7-1158.
  • SAITO, Raquel Xavier de Souza . Políticas de Saúde: princípios, diretrizes e estratégias para a estruturação de um Sistema Único de Saúde. In: Saito, Raquel Xavier de Souza; Ohara, Elisabeth Chapina. (Org.). Saúde da Família: Considerações Teóricas e Aplicabilidade. 2 ed. São Paulo: Martinari, 2010. p. 9-479.
  • SAITO, Raquel Xavier de Souza . Políticas de Saúde: Princípios, Diretrizes e Estratégias para a estruturação de um Sistema Único de Saúde. In: Elizabete Calbuig Chapina Ohara; Raquel Xavier de Souza Saito. (Org.). Saúde da Família: Considerações Teóricas e Aplicabilidade. 1ª ed. São Paulo: Martinari, 2008. p. 9-423.
  • SAITO, Raquel Xavier de Souza . Programa Saúde da Família: Gerenciamento com Foco em consolidar um Novo Modelo de Atenção. In: Malagutti, William; Caetano, Karen Cardoso. (Org.). Gestão do Serviço de Enfermagem no Mundo Globalizado. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2009. p. 1-314.
  • Souza A.B.G. A higiene do recém nascido e cuidados com o coto umbilical. Enfermagem Neonatal: cuidado integral ao recém nascido . São Paulo: Martinari; p.105-114.
  • Souza A.B.G. Aleitamento materno e a Iniciativa hospital amigo da criança. In: Enfermagem Neonatal: cuidado integral ao recém nascido. São Paulo: Martinari; 2011. p. 97-104.
  • Souza A.B.G. Coleta de exames no recém nascido. In: Enfermagem Neonatal: cuidado integral ao recém nascido . São Paulo: Martinari; 2011. p. 211-222.
  • Souza A.B.G. Condutas não farmacológicas para o alívio da dor e do desconforto no recém-nascido. In: Enfermagem Neonatal: cuidado integral ao recém nascido. São Paulo: Martinari; 2011. p. 205-210.
  • Souza A.B.G. Entrevista e Exame físico. In: Exame físico no adulto. São Paulo: Martinari; 2009. p 17-28.
  • Souza A.B.G. Exame físico da cabeça e pescoço. In: Exame físico no adulto. São Paulo: Martinari; 2009. p 109-132.
  • Souza A.B.G. Exame físico da pele e anexos. In Exame físico no adulto. São Paulo: Martinari; 2009. p 73-82.
  • Souza A.B.G. Exame físico do abdome. In: Exame físico no adulto. São Paulo: Martinari; 2009. p. 169-180.
  • Souza A.B.G. Exame físico do sistema cardiovascular. In: Exame físico no adulto. São Paulo: Martinari; 2009. p 153-168.
  • Souza A.B.G. Exame físico do sistema musculoesquelético. In: Exame físico no adulto. São Paulo: Martinari; 2009. p. 209-224.
  • Souza A.B.G. Exame físico do sistema respiratório. In: Exame físico no adulto. São Paulo: Martinari; 2009. p 133-151.
  • Souza A.B.G. Exame fisico do sistema urinário. In: Exame físico no adulto. São Paulo: Martinari; 2009. p. 203-208.
  • Souza A.B.G. Exame físico dos órgãos genitais femininos e mamas . In: Exame físico no adulto. São Paulo: Martinari; 2009. p. 181-191.
  • Souza A.B.G. Exame físico dos órgãos genitais masculinos. In: Exame físico no adulto. São Paulo: Martinari; 2009. p. 193-201.
  • Souza A.B.G. História da Neonatologia. In: Enfermagem Neonatal: cuidado integral ao recém nascido. São Paulo: Martinari; 2011. p. 19-26.
  • Souza A.B.G. Infecções de transmissão vertical. In: Enfermagem Neonatal: cuidado integral ao recém nascido . São Paulo: Martinari; 2011. p. 173-204.
  • Souza A.B.G. Introdução ao exame físico. In: Exame físico no adulto. São Paulo: Martinari; 2009. p 30-38.
  • Souza A.B.G. O teste de triagem neonatal. In: Enfermagem Neonatal: cuidado integral ao recém nascido. São Paulo: Martinari; 2011. p. 129-142.
  • Souza A.B.G. Recepção e avaliação do recém nascido. In: Enfermagem Neonatal: cuidado integral ao recém nascido. São Paulo: Martinari; 2011 . p. 63-76
  • Souza A.B.G. Sinais vitais. In: Exame físico no adulto. São Paulo: Martinari; 2009. p 47-63.
  • Souza A.B.G. Vacinação no período neonatal. In: Enfermagem Neonatal: cuidado integral ao recém nascido . São Paulo: Martinari; 2011. p. 115-128.

Artigos publicados em periódicos
  • BRENNECKE, Allan; GUIMARAES, Thiago; LEONE, Ricardo; CADARCI, Mauro; MOCHIZUKI, Luis; SIMÃO, Roberto; AMADIO, Alberto Carlos; SERRÃO, Júlio Cerca. Neuromuscular Activity During Bench Press Exercise Performed With and Without Pre-Exhaustion Method. Journal of Strength and Conditioning Research, v. 23, p. 1933-1940, 2009.
  • CHAVES L.D. et al. Enfermagem e custos: uma revisão da literatura nacional CuidArte Enfermagem 2010; 4(1): 36-43.
  • Costa, Patrícia Fagundes.; Fernandes, Geisa Ferreira; Santos, Priscila Oliveira; Amaral, Cristiane Candida; Camargo, Zoilo Pires. Characteristics of Environmental Paracoccidioides brasiliensis isolates. Mycopathologia (1975. Print), v. 169, p.37-46, 2010.
  • Fernandes, Geisa Ferreira.; Amaral, Cristiane Candida Do; Sasaki Alexande; Godoy, Patrício Martinez; De Camargo, Zoilo Pires. Heterogeneity of proteins expressed by Brazilian isolates. Medical Mycology (Oxford), v. 47, p. 855-861, 2009.
  • Fontana, Fabricio Fernandes., Santos, Celso Tadeu Barbosa.; Esteves, Flavia Maria.; Rocha, Ademir; Fernandes, Geisa Ferreira; Amaral, Cristiane Candida; Domingues, Marcos Abel; Camargo, Zoilo Pires; Silva-Vergara, Mario León. Seroepidemiological Survey of Paracoccidioidomycosis Infection Among Urban and Rural Dogs from Uberaba, Minas Gerais, Brazil. Mycopathologia (1975. Print), v. 169, p.159-165, 2010.
  • GUEDES G.F., OHARA C.V.S., SILVA, G.T.R. Processo de ensinar e aprender em UTI: um estudo fenomenológico. Revista Brasileira de Enfermagem. , v.61, p.825 - 834, 2008.
  • GUEDES G.F., OHARA C.V.S., SILVA, G.T.R., FRANCO G.R.R.M. - Ensino clínico na enfermagem: a trajetória da produção científica. Revista Brasileira de Enfermagem. , v.62, p.283 - 286, 2009.
  • Hoga, Luiza Akiko Komura Hoga; Vulcano, Marcela Alexandre; Miranda, Carolina Morais; Manganiello, Adriana. Comportamento masculino diante da mulher com Síndrome Pré-Menstrual: narrativas de mulheres. Acta Paulista de Enfermagem, v. 23, p. 372-378, 2010.
  • LANDIM, Simone Alves; BATISTA, Nildo Alves; SILVA, Gilberto Tadeu Reis da. Vivência clínica hospitalar: significados para enfermeiros residentes em Saúde da Família.Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 63, n. 6, Dec. 2010 .
  • LANDIM, Simone Alves; SILVA, Gilberto Tadeu Reis da; BATISTA, Nildo Alves. A vivência clínica na formação do enfermeiro. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 64, n. 3, June 2011.
  • Manganiello, Adriana; Hoga, Luiza Akiko Komura; Reberte, Luciana Magnoni; Miranda, Carolina Morais; Rocha, Cibele Aparecida Manganiello. Sexuality and quality of life of breast cancer patients post mastectomy. European Journal of Oncology Nursing, v. 15, p. 167-172, 2011.
  • PADILHA, K.G.; SOUSA, Regina Marcia Cardoso de; SILVA, Maria Claudia Moreira da; Rodrigues. Disfunções orgânicas de pacientes internados em unidades de terapia intensiva segundo o Logistic Organ Dysfunction System. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso), v. 43, p. 1250-1255, 2009.
  • SILVA, Maria Claudia Moreira da ; SOUSA, Regina Marcia Cardoso de. Fatores associados com óbito e readmissão em unidade de terapia intensiva. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso), v. 19, p. 911-919, 2011.
  • SILVA, Maria Claudia Moreira da ; SOUSA, Regina Marcia Cardoso de ; PADILHA, K. G. Patient destination after discharge from ICU: wards or intermediate care units?. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso), v. 18, p. 224-232, 2010.

  • Trabalhos apresentados em eventos científicos
  • Barbosa A.G. Ação do vírus HIV no Gut-Associated Limphoyd Tissue. Simpósio de Pesquisa do Grande ABC. 2011.
  • Santos ; Rocha ; Rufino ; SILVA, Maria Claudia Moreira da . Atuação do enfermeiro no cuidado ao paciente em morte encefálica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
  • Silva, Maria Claudia Moreira da. Factors associated with death and readmission into the Intensive Care Unit. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
  • SIQUEIRA, W.G. O desafio da produção textual no projeto "Penso, Logo Escrevo". 5º SIAC - Simpósio Ação Cidadã, 2011, São Paulo.
  • SIQUEIRA, W.G. Projeto "Penso, Logo Escrevo". Seminário Prêmio Professores do Brasil - 4ª edição (MEC), 2009, Brasília.
  • Souza ; Rufino ; LIma ; SILVA, Maria Claudia Moreira da . Assistência de enfermagem aos portadores de choque séptico na UTI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Coordenação

Prof.ª Dr.ª Lucimara Duarte
Doutora em Ciências da Saúde pela USP-RP- Departamento de Enfermagem Fundamental (Linha de Pesquisa "Ciência e Tecnologia em Enfermagem") em 2013. Mestre em Enfermagem pela USP em 2001. Especialização em Cancerologia para Enfermeiros pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein em 1996. Bacharelado em Enfermagem pela USP em 1987. Enfermeira. Ex-fellow of International School of Cancer Pain - England, onde realizou aprimoramento em Cuidados Paliativos no Câncer em 1997. Certificação em Dor pela Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) em 2008. Membro da Diretoria da SBED de 2005 a 2010 e de seu Conselho Fiscal na gestão 2011-2012. Experiência comprovada na assistência e gestão de unidade hospitalar de 1988 a 2000 e na docência no ensino superior desde 2000. Coordena o Curso de Graduação em Enfermagem da FASM desde 2006.