Convênios FASM

Descontos e Benefícios

Vestibular 2017 / 2

Inscrições em breve!

Vídeo sobre o Curso
Artes Plásticas
Período
  • Matutino (7h30 às 12h40)
Duração
  • 8 semestres
Mensalidade
Matriz Curricular
Nota Enade
Guia do Estudante
Guia do Estudante
Localização
Unidade Perdizes

Galeria de Fotos

Clique para visualizar

Folder do Curso

Visualize ou imprima

exemplo banner
A A A
Graduação
Licenciatura em Artes Plásticas

Apresentação

A Licenciatura em Artes Plásticas tem como foco inicial as competências profissionais (gerais e específicas) necessárias ao futuro educador, relacionando a Arte com a formação dos alunos, num ensino criador que propicia a integração entre o pensamento lógico, a criatividade , a intuição e a capacidade de análise crítica. Isto implica em haver coerência absoluta entre o fazer, na sua formação, e aquilo que dele se espera enquanto profissional, na área da Educação.

O curso tem como objetivo formar educadores das Artes Visuais para atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Diferenciais

  • Corpo docente altamente qualificado e de grande projeção no meio artístico;
  • Interlocução direta com destacados artistas e curadores, contato intenso com o circuito nacional e internacional, devido a atuação de seus docentes;
  • Convênios com Instituições na área de arte e cultura;
  • Ateliês equipados, com apoio de técnicos especializados, fomentando a experimentação e interdisciplinaridade;
  • Classes que permitem atendimento individualizado;
  • Espaço expositivo Eugénie Villien disponível ao Curso, além de estágio com acompanhamento de docentes junto às atividades do espaço.

Mercado de Trabalho

  • As Artes Plásticas são tão importantes que já fazem parte do currículo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio;
  • Há, portanto, muitas aulas ofertadas a professores de Artes Plásticas e de Música, que podem trabalhar em escolas da rede pública ou privada, em ONGs, em Instituições sócio educativas e Instituições Culturais.

Disciplinas



    1º SEMESTRE (440 Horas)

  • Princípios da História da Arte
  • Fundamentos da Fotografia
  • Didática e Processos de Ensino
  • Fundamentos do Desenho
  • Percepção Visual
  • Introdução à Psicologia do Desenvolvimento
  • Fundamentos em Arte e Tercnologia
  • Antropologia na Arte
  • TEAV: Repertório
  • Fundamentos da Linguagem Tridimensional
  • Paradigmas em Educação


  • 2º SEMESTRE (440 Horas)
  • Composição Plástica
  • Planejamento Didático
  • Arte Ambiental
  • Organização das Políticas Públicas Educacionais
  • Fundamentos da Pintura
  • História da Arte Brasileira
  • Linguagem da Fotografia
  • Linguagem Tridimensional
  • Pesquisa de Materiais
  • Poéticas do Processo
  • Psicologia da Educação


  • 3º SEMESTRE (400 Horas)
  • Fundamentos da Gravura
  • Fotografia
  • Construções Tridimensionais
  • História da Arte: Vanguardas
  • Linguagem do Desenho
  • Mídias Contemporâneas


  • 4º SEMESTRE (480 Horas)
  • Expressão Tridimensional
  • Fundamentos da Montagem de Exposições
  • Modernismo Brasileiro
  • Práticas da Fotografia
  • Práticas da Pintura
  • Práticas do Desenho
  • Prática de Ensino


  • 5º SEMESTRE (400 Horas)
  • Práticas Tridimensionais
  • Prática de Ensino das Artes Visuais e da Música
  • História da Arte Contemporânea
  • Arte do Corpo
  • Práticas da Gravura


  • 6º SEMESTRE (360 Horas)
  • Prática de Ensino Interdisciplinar
  • Arte Contemporânea
  • Produção e Montagem de Exposições
  • Práticas Bidimensionais
  • Práticas Gráficas


  • 7º SEMESTRE (320 Horas)
  • Metodologia da Pesquisa
  • Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
  • Lingua Portuguesa e Comunicação Oral (EAD)
  • Portfólio
  • Prática do Ensino das Artes Visuais
  • TEAV: Circuito Cultural e Projeto de Exposições


  • 8º SEMESTRE (240 Horas)
  • Ateliê: Expressão Bidimensional e Expressão Tridimensional
  • Prática de Docência em Artes Visuais
  • TEAV: Projetos de Exposições e Leis de Incentivo à Cultura
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)


Depoimentos

Mariana Hashimoto da Silva
Professora

"Esses anos de formação na FASM me fizeram refletir sobre a arte e a educação, obtendo uma clareza sobre os conceitos e as atividades em artes. Tendo mais consciência de meus objetivos na arte e na educação; ampliei e diversifiquei as possibilidades da minha prática profissional."

Vicente Valery de Paiva Júnior
Professor

"A FASM, para mim, é a mistura do acolhimento com a partida. Além do ambiente afetivo, das salas bem cuidadas e equipados, dos vários colegas que encontrei, meus professores sempre me ensinaram a "correr atrás" de meus ideais, a arriscar, a ir além. Hoje, trabalho na FASM, mas tenho realizado projetos profissionais em várias outras Instituições."

Yahê Fukuda de Carvalho
Professora

"Sempre gostei da área artística, mas nunca havia mergulhado nela. Entrar na FASM foi a melhor coisa da minha vida. O segredo da FASM é o diferencial, pois além de excelentes professores, os técnicos são extremamente atenciosos e o ambiente é acolhedor. Fiz estágio como professora, e coloquei em prática o que aprendi; passei a valorizar mais os professores, pois percebi que ser professor é uma somatória de tudo, como interesse, conhecimento, dedicação, preparação e saber adequar-se aos seus alunos."

Mariana Arruda
Aluna

"Consistência e exigência são para o curso de licenciatura da Santa Marcelina palavras-chave. Os professores, com excelentes níveis profissionais, tratam de assuntos inerentes à bagagem do futuro professor, por meio de uma didática que se adapta a cada turma particularmente, sem desviar o foco dos assuntos antes registrados em seus planos de aula.

Os discentes usufruem de uma biblioteca e discoteca constantemente atualizadas onde são encontrados aparelhos de som e computadores dentro de um ambiente confortável e silencioso. Cada sala de música possui no mínimo um piano e a organização é impecável. Há uma sala onde são guardados diversos instrumentos de percussão e cordas, para que os alunos possam estudar sem ter que levar todos os dias seu próprio instrumento.

Além do que já foi escrito, preciso registrar o seguinte: meu prazer em estudar nesta faculdade é proporcionado, principalmente, pelas pessoas que dela fazem parte. Os funcionários, os docentes e as irmãs marcelinas nos proporcionam um ambiente alegre e amigável onde todo o apoio e boa vontade parecem infindáveis."