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Vestibular 2017

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Período
  • Matutino (7h30 às 12h40)
Duração
  • 08 semestres
Mensalidade
Matriz Curricular
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Localização
Unidade Perdizes

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Graduação
Licenciatura em Música

Apresentação

A Licenciatura em Música tem como foco inicial as competências profissionais (gerais e específicas) necessárias ao futuro educador, relacionando a Arte. Qualifica um ensino criador que propicia a integração entre o pensamento lógico, a criatividade , a intuição e a capacidade de análise crítica. Isto implica em haver coerência entre o fazer, na sua formação, e aquilo que dele se espera enquanto profissional, na área da Educação.

O curso tem como objetivo formar o educador musical para atuar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Diferenciais

  • Corpo docente altamente qualificado e de grande projeção no meio artístico;
  • Convênios com Instituições na área de arte, cultura e música;
  • Classes que permitem atendimento individualizado;
  • Grade curricular que contempla os gêneros erudito e popular;
  • Dezenas de instrumentos musicais, salas de estudo individuais com tratamento termo acústico;
  • Estúdio de gravação aberto a alunos e professores com cota de horas de utilização incluída na mensalidade.

Mercado de Trabalho

    A Música é tão importantes que já faz parte do currículo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; Há, portanto, muitas aulas ofertadas a professores de Música que podem trabalhar em escolas da rede pública ou privada, em ONGs, em Instituições sócio educativas e Instituições Culturais

Disciplinas



    1º SEMESTRE (480 Horas)

  • Paradigmas em Educação
  • Instrumento Complementar I
  • Editoração musical
  • Percepção I
  • Canto Coral I
  • Fundamentos da escrita musical
  • Didática e Processos de Ensino
  • História da música
  • Antropologia da arte
  • História da música popular brasileira I
  • Introdução à Psicologia do Desenvolvimento


  • 2º SEMESTRE (440 Horas)
  • Organização das Políticas Públicas Educacionais
  • Instrumento Complementar II
  • Plataformas de gravação e edição
  • Percepção II
  • Canto Coral II
  • Planejamento Didático
  • História da música II
  • Arte ambiental
  • História da música popular brasileira II
  • Psicologia da Educação


  • 3º SEMESTRE (320 Horas)
  • Instrumento Complementar III
  • Percepção III
  • Canto Coral III
  • Harmonia I
  • Contraponto I
  • História da música III
  • Acústica
  • História do jazz I


  • 4º SEMESTRE (400 Horas)
  • Prática de Ensino
  • Instrumento Complementar IV
  • Percepção IV
  • Canto Coral IV
  • Harmonia II
  • Contraponto II
  • História da música IV
  • Tecnologia de áudio
  • História do jazz II


  • 5º SEMESTRE (440 Horas)
  • Prática de Ensino das Artes Visuais e da Música I
  • Instrumento Complementar V
  • Regência I
  • Harmonia do jazz I
  • Harmonia III
  • Contraponto III
  • Música contemporânea I
  • Análise I
  • Estruturação e escuta I
  • Trilha sonora


  • 6º SEMESTRE (360 Horas)
  • Prática de Ensino das Artes Visuais e da Música II
  • Instrumento Complementar VI
  • Regência II
  • Harmonia do jazz II
  • Harmonia IV
  • Contraponto IV
  • Música contemporânea II
  • Análise II


  • 7º SEMESTRE (360 Horas)
  • Prática de Docência do Ensino da Música I
  • Estruturação Musical
  • Produção Musical em Estúdio
  • Metodologia da Pesquisa
  • Estética I
  • Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
  • Arranjo I
  • Língua Portuguesa e Comunicação Oral


  • 8º SEMESTRE (280 Horas)
  • Prática de Docência do Ensino da Música II
  • Didáticas Pedagógicas na Educação Musical
  • Mídias e Projetos Musicais
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Estética II
  • Arranjo II


Corpo Docente

Profª M.ª Aída Machado
Pianista, Mestre em Música pelo Departamento de Música da Universidade de São Paulo, Bacharel e Licenciada em Psicologia e diplomada em Piano pela Escola Magda Tagliaferro na classe de Helena Plaut. Tem-se dedicado à música de câmara e se apresentado em recitais com as mais variadas formações e repertório que abrange desde a música antiga até a música de hoje. Pianista do Bruch Trio, ao lado de Marta Vidigal e Marcelo Jaffé, Aída Machado é professora de Percepção musical na Faculdade de Música Santa Marcelina, Coordenadora Pedagógica da Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira em São Paulo e professora na Escola Municipal de Música e Faculdade de Música FAAM. Seu prestígio tem-lhe valido constantes convites para compor júris em concursos de piano e música de câmara e ministrar cursos e workshops em várias cidades e nos principais Festivais de música do País. Foi convidada pela Fundação Magda Tagliaferro, com Bolsa do Ministério da Cultura, para integrar a equipe que representou a Fundação em visita à Hochschule Karlsruhe, Alemanha.
Profª Me. Alessandra Sterzi




Profª Dra. Ana Luisa Fridman





Prof. M.e Arthur Rinaldi
Bacharel em Música com Habilitação em Composição e Regência pela UNESP e Mestre em Música também pela UNESP.
É professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Faculdade Santa Marcelina. Como compositor, suas obras para percussão ganham destaque. Obteve o primeiro lugar no "I Concurso Nacional de Composição para Instrumentos de Percussão Brasileiros - HildegardSoboll Martins", em 2008 com a peça Septeto. Foi um dos autores contemplados com o Prêmio FUNARTE de Música Clássica em 2010 com a peça Três Canções sobre Poemas de Lorca. Suas produções têm sido apresentadas em diversos eventos de destaque, como a V Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo e o 39º Festival de Inverno de Campos do Jordão, incluindo uma série de concertos pelos Estados Unidos e Canadá em 2010. Também é arranjador, tendo em 2009 elaborado uma adaptação do Bolero de Ravel para 2 pianos e grupo de percussão, peça encomendada e apresentada pelo Grupo PIAP e pelas Irmãs Labèque na Sala São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado na UNESP sobre Linguagem musical e procedimentos de organização formal.
Profª M.ª Cláudia Angélica Leme de Almeida
Mestre em Fonoaudiologia e Educação; Especialização em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais); Graduação em Fonoaudiologia. Professora da graduação e especialização da FASM ( Faculdade Santa Marcelina), professora da FAAP (Faculdade Armando Alvares Penteado) , fonoaudióloga e coordenadora do Núcleo de Informações em Saúde da Secretaria de Saúde de Embu das Artes.

Prof. Dr. Clóvis de André
Barítono e musicológo, Doutor (Ph.D.) em Musicologia Histórica (1997 2005) pela StateUniversityof New York at Buffalo (com tese sobre musica ficta, solmização e pedagogia medieval intitulada Inscribing medieval pedagogy: musica ficta in its texts). Completou seu Mestrado em Canto (M.M., Master in Music, 1993 1998) pela mesma SUNY-Buffalo e o Bacharelado em Canto (1986 1988) pela Faculdade Santa Marcelina (São Paulo). Atualmente leciona História da Música e orienta alunos de TCC, além de Canto, História e Teoria (aulas particulares). Suas pesquisas atuais versam sobre Os judeus na ópera, Música Medieval e Direito, Música e Revolução Francesa, Ópera Brasileira, Relações entre modal e tonal. Desde 2009, desenvolve um trabalho em música litúrgica, com aulas, pesquisas, orientação de composições e elaboração da programação de coros comunitários mantidos pela Cia. Talentus na cidade de São Paulo. Como cantor dedica-se aos repertórios tanto operístico quanto câmara, mantendo um duo de canto e violino com Lúcia Ramos. Como participante da comunidade acadêmica, foi eleito (na Faculdade Santa Marcelina) para a CPA (Comissão Própria de Avaliação), pelo mandato 2009-11.
Profª Débora Rossi de Siqueira





Prof. Edu Ribeiro
Formou-se em Música Popular pela UNICAMP em 1996 e desde então mudou se para São Paulo onde vive atualmente. Como baterista, acompanhou e gravou com vários Artistas como Yamandu Costa, Chico Pinheiro, Rosa Passos, Hamilton De Holanda, Randy Brecker, Brad Mehldau, Anthony Wilson, TillBröenner, Paquito D'Rivera, Joyce, Dori Caymmi, Dominguinhos, Milton Nascimento, Ivan Lins, João Bosco, Toquinho, Paulo Moura, Leny Andrade,entre muitos outros. O Disco que gravou com RandyBrecker, Randy in Brasil ( Mama Records 2008) ganhou o Grammy Awards USA na categoria "Best Contemporany Jazz Performance" em 2009. Ao lado de Fabio Torres e Paulo Paulelli, participa do Trio Corrente que vem desenvolvendo sólida carreira no Brasil e Exterior com dois CDs lançado no Mercado. Participa também do Quinteto Vento em Madeira ao lado de Lea Freire, Teco Cardoso , Tiago Costa e Fernando Demarco que desenvolve uma fusão entre música erudita e popular. Em 2006 lançou o CD Já To Te Esperando (Maritaca) somente com composições de sua autoria obtendo ótima aceitação da critica especializada.
Profº Eduardo José Nunes Ribeiro (Edu Ribeiro)





Profº Emiliano Patarra





Profº Me. Fernando Antonio de Alvarenga Correa (Fernando Correa)
É guitarrista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo desde o ano 2000. Além de atuar como guitarrista, também escreve arranjos orquestrais. Seus arranjos já foram interpretados pela Orquestra Jazz Sinfônica, Big Band de Diadema, Orquestra Sinfônica de Campinas, Big Band Comboio, SoundScape Big Band, Zerró Santos Big Band e Big Band de Tatuí. Atuou com Vinicius Dorin, Nenê, Roberto Sion, Nelson Ayres, Jane Duboc, Alaíde Costa, Jane Duboc, Banda Savana, Maestro Branco, Zeli Silva, Zerró Santos Big Band, Rubinho Antunes Noneto, Trio Mente Clara, Maestro Eduardo Lages, Três Tenores e é integrante do Grupo Comboio. Estudou guitarra com o Professor Conrado Paulino. Graduou-se em Performance na KunstUniversitaet in Graz (Áustria), onde também adquiriu o título de Mestre defendendo a tese Técnicas de Improvisação de Wes Montgomery. Estudou orquestração com o Professor Rodrigo Morte.
Prof. Gilberto Assis
Como compositor e produtor, Gilberto Assis atuou ao lado de Tom Zé na Trilha original "Santagustin" para o Grupo Corpo de Dança. Em 2011, foi o compositor convidado para o EMM Festival (Electronic Music Midwest) em Kansas City. Participou do Projeto UnTwelve Mix Installation em Nova York, com o VideoArtist Patrick Liddell. Em 2009, produziu e arranjou ao lado de Ana Fridmano CD Chiquinha em Revista para o selo SESC. Um ano antes, foi selecionado pelo Programa RUMOS MÚSICA ITAÚ CULTURAL e também para participar do 60x60 Electroacousticmusic Project (NY) e do Projeto FrammentAzioni na Itália. Compôs a trilha "Khaos" para o Balé da Cidade de São Paulo e Degelo (2007). Em 2006, teve sua obra O mesmo instante em diferentes lugares selecionada para ser executada no Festival de Música Contemporânea AI-MAAKO no Chile.
Profº Me. Gilberto Assis de Oliveira Rosa (Gilberto Assis)





Profª M.ª Luciane Guará
Mestre em Produção, Teoria e Crítica em Artes Plásticas, pela Faculdade Santa Marcelina (2006). Especialista em "História, Sociedade e Cultura", pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003); em "Estudos de Museus de Arte", pela Universidade de São Paulo (1996). Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, pela Faculdade Santa Marcelina (1992). Coordenadora do curso de Bacharelado em Artes Plásticas e do Espaço de Exposições Eugénie Villien da Faculdade Santa Marcelina (a partir de 2006). Coordenadora da Oficina das Artes do clube A Hebraica (2004-2007). Consultora de Artes Plásticas da Escola BeitYaacov (2003-2011). Professora do ensino superior da FASM (a partir de 2001). Foi professora de Educação Artística em escolas públicas e privadas (1992-2004).
Profº Me. Leonardo Martinelli





Profª Dr.ª Margarida Fukuda
Formada em Bacharelado em Piano e Licenciatura pela Faculdade Santa Marcelina, Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (Artes) e Doutorado pela ECA-USP (Musicologia). No Brasil, estudou com os professores Sachiko Fukuda, Gilberto Tinetti, H.J.Koellreutter, e na Alemanha, com Werner Genuit e Heidi Köhler. O seu trabalho baseia-se fundamentalmente no estudo de fraseados musicais tendo como instrumento de análise a idéia de Zeitgestalt (configuração temporal), a partir do método DenkenundSpielen (pensar e tocar) desenvolvido pelo pianista alemão Jürgen Uhde em parceria com a filósofa RenateWieland. É professora na Escola Municipal de Música (Piano) e na Faculdade de Música Santa Marcelina (Piano e Música de Câmera).
Prof. M.e Mario Checchetto Neto
Mario Checchetto Neto é formado em música pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS), bacharel em saxofone pela Faculdade de Música Carlos Gomes, pós graduado em composição musical pela mesma instituição sob a orientação de Celso Mojola. Mario é mestre em artes pela Faculdade Santa Marcelina, tendo desenvolvido a pesquisa Jazz: suporte e improviso. Atua na área de improvisação trabalhando em duo com o pianista Alexandre Zamith. Juntos, gravaram o CD Encontro das Águas, em 2003. A obra Círculos também contou com a presença de Zamith, com a participação do grupo NU.M.I, que alia improvisações coletivas mesclando instrumentos acústicos e live eletronic. Leciona saxofone na Fundação das artes de São Caetano do Sul (FASCS) e percepção, prática de conjunto e improvisação na Faculdade Santa Marcelina. Em 2009 teve duas peças do ciclo Círculos, qualificadas para congresso sobre performance na universidade de Aveiro (Portugal), apresentando-as em duo de saxofone e piano.
Profª M.ª Maristela A. Loureiro Campana
Mestre em Música (IA-UNESP). Especialista em Capacitação Docente em Música Brasileira (Anhembi-Morumbi). Professora do curso de pós-graduação em Linguagens Artísticas Contemporâneas: Ensino/Aprendizagem da FASM-SP. Professora de música e licenciatura em música, supervisora de estágio de docência e flauta-doce da FASM-SP. Professora de flauta doce, percepção e musicalização na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA-SP). Atua em redes municipais, estaduais e particulares na formação de professores de música do ensino fundamental e infantil, desde 1990. Atua como flautista em grupos de Música de Câmara.
Profª M.ª Mônica Gagliotti Fortunato Friaça
Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP(2004). Graduação em Psicologia Clínica pela Universidade Paulista (1997); graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1983),FEFISA; graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Paulista (1997).Pesquisadora da Universidade de São Paulo,HCFMUSP, PRODATH. Professora da Faculdade Santa Marcelina FASM. Coordenadora do projeto do "livro Falado" da Faculdade Santa Marcelina. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Desenvolvimento, relações interpessoais, motivação, informática na educação, mitos e saberes tradicionais.
Prfª Me. Maria Aparecida Gomes Machado (Aída Machado)





Profª Maria OLinta Rebouças (Mariô Rebouças)





Profº Me. Matheus Gentilli Bitondi





Profª M.ª Paola Picherzky
É integrante do grupo Choronas desde a sua criação (1995). Desenvolveu vários projetos relacionados à música popular brasileira, mais especificamente o choro, culminando com o lançamento dos CDsAtraente (1999) e Choronas Convida (2003) e O Brasil toca choro (2007). Com o grupo tem se apresentado nas grandes capitais brasileiras e no exterior. Sempre atuante na área pedagógica, é professora de violão erudito e popular da Faculdade Santa Marcelina. Em 2001 idealizou e implantou o projeto Ensino coletivo de violão o qual culminou, em 2003, na criação da primeira Orquestra de Violões da Fundação das Artes de São Caetano do Sul da qual é regente e diretora artística. Em 2004 concluiu o mestrado em música pela Universidade Estadual Paulista – UNESP com o trabalho Armando Neves - Choro no violão paulista. Trabalho este que teve como fruto o resgate da biografia, a catalogação da obra completa do compositor e a gravação de um CD com 18 choros resultando em seu primeiro CD solo 18 Choros - Armando Neves, lançado em 2008. Entre 2008 e 2010 integrou o quarteto de violões QuaternagliaGuitarQuartet com o qual se apresentou em várias capitais do Brasil e dos Estados Unidos. Esteve ao lado de importantes músicos no cenário musical internacional como Marco Pereira, Paulo Belinatti, Leo Brouwer entre outros.
Prof. M.e Roberto Dante Cavalheiro Filho
Tem formação pianística. Graduou-se no instrumento pelo então Conservatório Musical Carlos Gomes, em São Paulo, e também em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo. Prosseguiu seus estudos de piano com os professores João de Souza Lima e Sebastian Benda, com os quais se aperfeiçoou entre 1970 e 1981. Paralelamente estudou técnica vocal e integrou por vários anos o Madrigal das Arcadas e o Collegium Musicum de São Paulo. Apresentou-se em recitais de música de câmara promovidos pela Sociedede Nova Difusão Musical em escolas de música da cidade. Estudou matérias teóricas com Adelaide Pereira da Silva e no Curso de Formação de Professores da Comissão Estadual de Música. Iniciou suas atividades como professor no antigo Instituto Musical de São Paulo, depois integrado à atual Universidade São Judas Tadeu. Em 1978 passou a lecionar na Escola Municipal de Música de São Paulo, e, em 1989, na Faculdade Santa Marcelina, instituições em que leciona até o presente. Concluiu Mestrado em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em 1996. Tem colaborado nos Programas de Concerto da OSESP desde 2001, e desde 2006 leciona matérias teóricas na Academia da instituição.
Prof. Dr. Sergio Molina
Sergio Molina é compositor e professor e vem atuando com versatilidade tanto no âmbito da música popular quanto na erudita. Tem diversas premiações em concursos de composição e festivais de canção com destaque para o 1º lugar no concurso nacional para a composição do Hino da Justiça Federal em 2002 e o 1º lugar no I Festival Latino-Americano via Internet do Mp3 clube em 2000. Com o projeto Sem Pensar Nem Pensar (músicas de Sergio Molina / letras de Itamar Assumpção /voz de Miriam Maria) foi premiado duas vezes pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (2009 – prêmio CD e 2011 prêmio Circulação de Espetáculos) tendo realizado mais de 50 apresentações. A canção "Nem James Brown" (S.Molina/I.Assumpção) foi escolhida entre as 13 melhores de 2009 pelo jornal O Estado de São Paulo. Dentre as estreias internacionais destacam-se o concertino O Percurso das Almas Cansadas para quarteto de violões (QuaternagliaGuitarQuartet) e orquestra de cordas que teve sua premiere no I International Guitar Festival at Round Top - EUA - em 2005; o Quinteto para um Outro Tempo, encomendado pelo pianista norte-americano James Dick, para piano e quarteto de violões foi estreado em 2007 também em Round Top; Poema Ruim, canção sobre poema de Lilian Jacoto e dedicada ao violonista Sidney Molina e ao barítono Vinicius Atik foi estreada no Suntory Hall de Tóquio em Julho de 2008. Em fevereiro de 2009 foi a vez de Down the Black River intotheDark Night para piano, violão e octeto de cordas estrado no Texas – EUA. Sergio é colaborador do Guia de Livros, Filmes e Discos da Folha de São Paulo (desde 2008) e da Semana da Canção de São Luiz do Paraitinga desde 2007. Em 2010 foi curador do projeto "Música de São Paulo" e júri do "Prêmio Bravo de Música". Em 2011 atuou como coordenador do projeto "Música na Escola". Molina é graduado em Composição e mestre em musicologia pela ECA-USP onde desenvolve seu doutorado. É professor de Análise, História da Música Popular e Monografia na Faculdade Santa Marcelina (SP), professor colaborador do bacharelado em Composição e Arranjo da UEPA/Carlos Gomes (Belém) e idealizador e professor do Curso de Degustação Musical.
Profº Sérgio Kafejian Cardoso Franco





Publicações/Produções Docentes

Profª M.ª Ana Lúcia de Moraes Tatit
Ministrou vários cursos de Formação de Professores, entre eles:
  • Programa de Vivência Cultural", por meio do Núcleo de Ação Educativa, promovido pela Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP;
  • Programa ADI Magistério – Programa Especial de Formação em Serviço, na Modalidade Normal em Nível Médio, para Auxiliares de Desenvolvimento Infantil;
  • Projeto Vivências Culturais para Educadores", no Instituto Tomie Ohtake;
  • Projeto A Cidade é Nossa, para Professores generalistas de Limeira do Ensino Fundamental I, através do Instituto Arte na Escola, Fundação Iochpe, de julho a dezembro de 2008
  • Ministrou o curso de Formação de Artes para Professores da Rede de Formação da Secretaria de Educação de Jaguariúna e, junto ao Cedac - Centro de Educação e Documentação Para a Ação Comunitária, vem desenvolvendo Oficinas de Artes para supervisores, diretores,professores e crianças, pelo Programa Escola Que Vale nos Estados do Pará, Minas Gerais, Maranhão e Espírito Santo há 7 anos.
Profª M.ª Cláudia Angélica Leme de Almeida
Publicação
  • Artigo: "A importância da interação criança-criança para aquisição de linguagem de crianças surdas", revista científica da Faculdade UNINOVE, 2010.

Participação em Congressos
  • Participação na palestra" Paisagens Contemporâneas: Mobilidades, Imagens e Sonoridades", realizada na FASM em 2011
  • Participação na palestra "Som e Imagem na Contemporaneidade, realizada pela FASM em 2011
  • Participação na palestra " Diversos tempos do ensino da arte", realizada pela FASM em 2011
  • Participação na mesa redonda e Whorkshop" Livros de Artistas, Livros Objetos: Criação de Poéticas Visuais", realizada pela FASM em 2011
  • Participação na oficina " Criação de Castelo de Papel Machê", realizada na FASM em 2011
  • Participação na palestra "A Pesquisa Aplicada à Performance - A recriação sobre as tradições musicais do mundo", realizada pela FASM em 2011
  • Participação no II Fórum pela paz, em Embu das Artes, em 2011
  • Participação do I congresso de Informações em Saúde, na Faculdade de Saúde Pública , em 2011
  • Participação no XXIV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, em 2010
  • Participação do XXV Congressso de Secretários Municipais de saúde do Estado de São Paulo, em 2011.
Prof. Edu Ribeiro
Para cinema compôs a trilha sonora para dois curta metragens:
  • Carroceiros de Alexandre Rathsam (2006 Senac)
  • Crianças do mesmo diretor (2007 Senac). Alem de trabalhar também com trilhas para vídeos comerciais.

Sua discografia como lider ou co-liderança Inclui:
  • Água – Chico Saraiva, Zé Nigro e Edu Ribeiro , 2002 (Cântaro);
  • Sambazz- Edu Ribeiro & Daniel D'Alcântara , 2004 (Trama / Mix House)
  • Corrente- Edu Ribeiro, Paulo Paulelli e Fabio Torres, 2005 (Maritaca) e
  • Já to te esperando – Edu Ribeiro, 2006 (Maritaca) ;
  • Vento Em Madeira – Quinteto Vento Em Madeira ,2011 (Maritaca);
  • Trio Corrente Volume 2 – Edu Ribeiro , Fabio Torres e Paulo Paulelli, 2011 (Boranda).

Outras produções:
  • Foi professor convidado da UNICAMP em 2006.

Ministrou cursos de bateria em diversos festivais de musica , entre eles:
  • Festival de Música de Itajaí – 2006 , 2007 e 2011
  • Festival de Inverno de Tatuí – 2004 e 2010
  • CIVEBRA- Festival de Verão de Brasília -2009
  • Festival de musica de Londrina – 2008
  • Festival de Musica de Domingos Martins (ES) -2009 e 2011
  • BrazilCamp (Cazadero - São Francisco –USA) - 2007 e 2008.
Profª M.ª Mônica Gagliotti Fortunato Friaça
Traduções
  • "O Grande Projeto",Stephen Hawking, Editora Nova Fronteira RJ
  • "Memórias de um campeão de Memória", JashuaFoer , Nova Fronteira RJ
  • "A geração superficial: O que a internet está fazendo com nossos cérebros." Nicholas Carr, Nova Fronteira RJ
  • "O Universo numa casca de noz", Stephen Hawking, Ediouro, SP

Publicação
  • Livro:"TDAH ao longo da vida, Organizador Mario louzã Neto , EDUSP

Participação em Congressos
  • Participação na palestra "Paisagens Contemporâneas: Mobilidades, Imagens e Sonoridades", realizada na FASM em 201
  • Participação na palestra "Som e Imagem na Contemporaneidade, realizada pela FASM em 2011
  • Participação na palestra " Diversos tempos do ensino da arte", realizada pela FASM em 2011
  • Participação na mesa redonda e Workshop" Livros de Artistas, Livros Objetos: Criação de Poéticas Visuais", realizada pela FASM em 2011
  • Participação na oficina " Criação de Castelo de Papel Machê", realizada na FASM em 2011
  • Participação na palestra "A Pesquisa Aplicada à Performance - A recriação sobre as tradições musicais do mundo", realizada pela FASM.
  • PRÊMIO: Primeiro lugar Cidadania sem fronteiras, da Universidade Mackenzie

Coordenação

Profª Dr.ª Maria Aparecida Bento
Doutorado em Ciências da Comunicação; Mestrado em Artes; Especialização em "Literatura Brasileira e Seus Aspectos Semióticos"; Especialização em "Didática Geral";Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação Música; Licenciatura em Letras Modernas; Graduação em Curso Superior de Piano Instrumentista. Coordenadora das Licenciaturas: Artes Plásticas e Música da Faculdade Santa Marcelina (FASM); professora da FASM e professora convidada para o Lato Sensu "Fundamentos da Cultura e das Artes" da Universidade Paulista (UNESP).