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Artes Plásticas
Período
  • Matutino (7h30 às 12h40)
Duração
  • 06 semestres
Mensalidade
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Unidade Perdizes

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Graduação
Licenciatura em Música

Apresentação

A Licenciatura tem como foco inicial, as competências profissionais (gerais e específicas), necessárias ao futuro educador, relacionando a Arte com a formação dos alunos, num ensino criador que propicia a integração entre o pensamento lógico, a criatividade , a intuição e a capacidade de análise crítica. Isto implica em haver coerência absoluta entre o fazer, na sua formação, e aquilo que dele se espera enquanto profissional, na área da Educação.

O curso tem como objetivo formar educadores das Artes Plásticas e da Música, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Diferenciais

  • Corpo docente altamente qualificado e de grande projeção no meio artístico;
  • Convênios com Instituições na área de arte, cultura e música;
  • Classes que permitem atendimento individualizado;
  • Grade curricular que contempla os gêneros erudito e popular;
  • Dezenas de instrumentos musicais, salas de estudo individuais com tratamento termo acústico;
  • Estúdio de gravação aberto a alunos e professores com cota de horas de utilização incluída na mensalidade.

Mercado de Trabalho

  • As Artes Plásticas são tão importantes que já fazem parte do currículo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio;
  • Recentemente, o governo decretou a obrigatoriedade da disciplina de Música no Ensino Fundamental, o que abre um amplo campo de trabalho para o educador musical;
  • Há, portanto, muitas aulas ofertadas a professores de Artes Plásticas e de Música, que podem trabalhar em escolas da rede pública ou privada, em ONGs, em Instituições sócio educativas e Instituições Culturais.

Depoimentos

Mariana Hashimoto da Silva
Professora

"Esses anos de formação na FASM me fizeram refletir sobre a arte e a educação, obtendo uma clareza sobre os conceitos e as atividades em artes. Tendo mais consciência de meus objetivos na arte e na educação; ampliei e diversifiquei as possibilidades da minha prática profissional."

Vicente Valery de Paiva Júnior
Professor

"A FASM, para mim, é a mistura do acolhimento com a partida. Além do ambiente afetivo, das salas bem cuidadas e equipados, dos vários colegas que encontrei, meus professores sempre me ensinaram a "correr atrás" de meus ideais, a arriscar, a ir além. Hoje, trabalho na FASM, mas tenho realizado projetos profissionais em várias outras Instituições."

Yahê Fukuda de Carvalho
Professora

"Sempre gostei da área artística, mas nunca havia mergulhado nela. Entrar na FASM foi a melhor coisa da minha vida. O segredo da FASM é o diferencial, pois além de excelentes professores, os técnicos são extremamente atenciosos e o ambiente é acolhedor. Fiz estágiocomo professora, e coloquei em prática o que aprendi; passei a valorizar mais os professores, pois percebi que ser professor é uma somatória de tudo, como interesse, conhecimento, dedicação, preparação e saber adequar-se aos seus alunos."

Mariana Arruda
Aluna

"Consistência e exigência são para o curso de licenciatura da Santa Marcelina palavras-chave. Os professores, com excelentes níveis profissionais, tratam de assuntos inerentes à bagagem do futuro professor, por meio de uma didática que se adapta a cada turma particularmente, sem desviar o foco dos assuntos antes registrados em seus planos de aula.

Os discentes usufruem de uma biblioteca e discoteca constantemente atualizadas onde são encontrados aparelhos de som e computadores dentro de um ambiente confortável e silencioso. Cada sala de música possui no mínimo um piano e a organização é impecável. Há uma sala onde são guardados diversos instrumentos de percussão e cordas, para que os alunos possam estudar sem ter que levar todos os dias seu próprio instrumento.

Além do que já foi escrito, preciso registrar o seguinte: meu prazer em estudar nesta faculdade é proporcionado, principalmente, pelas pessoas que dela fazem parte. Os funcionários, os docentes e as irmãs marcelinas nos proporcionam um ambiente alegre e amigável onde todo o apoio e boa vontade parecem infindáveis."


Corpo Docente

Profª M.ª Ana Lúcia de Moraes Tatit
Mestre pela Faculdade Santa Marcelina, com um projeto sobre o Ensino da Arte Contemporânea; Licenciatura em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado. Vem ministrando aulas de Didática do Ensino de Artes, História da Arte e Oficina de Artes Plásticas e Música na Faculdade de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de São Paulo – Singularidades e Prática do Ensino no curso de Educação Artística na Faculdade Santa Marcelina. Ministra aulas no curso de pós graduação em Linguagens Artísticas Contemporâneas na Faculdade Santa Marcelina. Participou das exposições "Desenho, Pintura e Gravura", no Paço das Artes, e "Seis Agosto", no Mac-Ibirapuera, entre outras. Recebeu o Prêmio Aquisição no "XV Salão de Arte Contemporânea" na Casa de Cultura de Ribeirão Preto. Há trinta anos trabalha como arte-educadora com crianças, jovens e adultos em diversas Instituições e Projetos, entre eles o Projeto de Integração de Linguagens: música, Artes Plásticas, teatro e dança na Emia – Escola Municipal de Iniciação Artística, permanecendo nesta Instituição por 12 anos.
Profª M.ª Aída Machado
Pianista, Mestre em Música pelo Departamento de Música da Universidade de São Paulo, Bacharel e Licenciada em Psicologia e diplomada em Piano pela Escola Magda Tagliaferro na classe de Helena Plaut. Tem-se dedicado à música de câmara e se apresentado em recitais com as mais variadas formações e repertório que abrange desde a música antiga até a música de hoje. Pianista do Bruch Trio, ao lado de Marta Vidigal e Marcelo Jaffé, Aída Machado é professora de Percepção musical na Faculdade de Música Santa Marcelina, Coordenadora Pedagógica da Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira em São Paulo e professora na Escola Municipal de Música e Faculdade de Música FAAM. Seu prestígio tem-lhe valido constantes convites para compor júris em concursos de piano e música de câmara e ministrar cursos e workshops em várias cidades e nos principais Festivais de música do País. Foi convidada pela Fundação Magda Tagliaferro, com Bolsa do Ministério da Cultura, para integrar a equipe que representou a Fundação em visita à Hochschule Karlsruhe, Alemanha.
Prof. M.e Arthur Rinaldi
Bacharel em Música com Habilitação em Composição e Regência pela UNESP e Mestre em Música também pela UNESP.
É professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Faculdade Santa Marcelina. Como compositor, suas obras para percussão ganham destaque. Obteve o primeiro lugar no "I Concurso Nacional de Composição para Instrumentos de Percussão Brasileiros - HildegardSoboll Martins", em 2008 com a peça Septeto. Foi um dos autores contemplados com o Prêmio FUNARTE de Música Clássica em 2010 com a peça Três Canções sobre Poemas de Lorca. Suas produções têm sido apresentadas em diversos eventos de destaque, como a V Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo e o 39º Festival de Inverno de Campos do Jordão, incluindo uma série de concertos pelos Estados Unidos e Canadá em 2010. Também é arranjador, tendo em 2009 elaborado uma adaptação do Bolero de Ravel para 2 pianos e grupo de percussão, peça encomendada e apresentada pelo Grupo PIAP e pelas Irmãs Labèque na Sala São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado na UNESP sobre Linguagem musical e procedimentos de organização formal.
Profª M.ª Cláudia Angélica Leme de Almeida
Mestre em Fonoaudiologia e Educação; Especialização em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais); Graduação em Fonoaudiologia. Professora da graduação e especialização da FASM ( Faculdade Santa Marcelina), professora da FAAP (Faculdade Armando Alvares Penteado) , fonoaudióloga e coordenadora do Núcleo de Informações em Saúde da Secretaria de Saúde de Embu das Artes.

Prof. Dr. Clóvis de André
Barítono e musicológo, Doutor (Ph.D.) em Musicologia Histórica (1997 2005) pela StateUniversityof New York at Buffalo (com tese sobre musica ficta, solmização e pedagogia medieval intitulada Inscribing medieval pedagogy: musica ficta in its texts). Completou seu Mestrado em Canto (M.M., Master in Music, 1993 1998) pela mesma SUNY-Buffalo e o Bacharelado em Canto (1986 1988) pela Faculdade Santa Marcelina (São Paulo). Atualmente leciona História da Música e orienta alunos de TCC, além de Canto, História e Teoria (aulas particulares). Suas pesquisas atuais versam sobre Os judeus na ópera, Música Medieval e Direito, Música e Revolução Francesa, Ópera Brasileira, Relações entre modal e tonal. Desde 2009, desenvolve um trabalho em música litúrgica, com aulas, pesquisas, orientação de composições e elaboração da programação de coros comunitários mantidos pela Cia. Talentus na cidade de São Paulo. Como cantor dedica-se aos repertórios tanto operístico quanto câmara, mantendo um duo de canto e violino com Lúcia Ramos. Como participante da comunidade acadêmica, foi eleito (na Faculdade Santa Marcelina) para a CPA (Comissão Própria de Avaliação), pelo mandato 2009-11.
Prof. Edu Ribeiro
Formou-se em Música Popular pela UNICAMP em 1996 e desde então mudou se para São Paulo onde vive atualmente. Como baterista, acompanhou e gravou com vários Artistas como Yamandu Costa, Chico Pinheiro, Rosa Passos, Hamilton De Holanda, Randy Brecker, Brad Mehldau, Anthony Wilson, TillBröenner, Paquito D'Rivera, Joyce, Dori Caymmi, Dominguinhos, Milton Nascimento, Ivan Lins, João Bosco, Toquinho, Paulo Moura, Leny Andrade,entre muitos outros. O Disco que gravou com RandyBrecker, Randy in Brasil ( Mama Records 2008) ganhou o Grammy Awards USA na categoria "Best Contemporany Jazz Performance" em 2009. Ao lado de Fabio Torres e Paulo Paulelli, participa do Trio Corrente que vem desenvolvendo sólida carreira no Brasil e Exterior com dois CDs lançado no Mercado. Participa também do Quinteto Vento em Madeira ao lado de Lea Freire, Teco Cardoso , Tiago Costa e Fernando Demarco que desenvolve uma fusão entre música erudita e popular. Em 2006 lançou o CD Já To Te Esperando (Maritaca) somente com composições de sua autoria obtendo ótima aceitação da critica especializada.
Prof. M.e Fernando Correa
É guitarrista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo desde o ano 2000. Além de atuar como guitarrista, também escreve arranjos orquestrais. Seus arranjos já foram interpretados pela Orquestra Jazz Sinfônica, Big Band de Diadema, Orquestra Sinfônica de Campinas, Big Band Comboio, SoundScape Big Band, Zerró Santos Big Band e Big Band de Tatuí. Atuou com Vinicius Dorin, Nenê, Roberto Sion, Nelson Ayres, Jane Duboc, Alaíde Costa, Jane Duboc, Banda Savana, Maestro Branco, Zeli Silva, Zerró Santos Big Band, Rubinho Antunes Noneto, Trio Mente Clara, Maestro Eduardo Lages, Três Tenores e é integrante do Grupo Comboio. Estudou guitarra com o Professor Conrado Paulino. Graduou-se em Performance na KunstUniversitaet in Graz (Áustria), onde também adquiriu o título de Mestre defendendo a tese Técnicas de Improvisação de Wes Montgomery. Estudou orquestração com o Professor Rodrigo Morte.
Prof. Gilberto Assis
Como compositor e produtor, Gilberto Assis atuou ao lado de Tom Zé na Trilha original "Santagustin" para o Grupo Corpo de Dança. Em 2011, foi o compositor convidado para o EMM Festival (Electronic Music Midwest) em Kansas City. Participou do Projeto UnTwelve Mix Installation em Nova York, com o VideoArtist Patrick Liddell. Em 2009, produziu e arranjou ao lado de Ana Fridmano CD Chiquinha em Revista para o selo SESC. Um ano antes, foi selecionado pelo Programa RUMOS MÚSICA ITAÚ CULTURAL e também para participar do 60x60 Electroacousticmusic Project (NY) e do Projeto FrammentAzioni na Itália. Compôs a trilha "Khaos" para o Balé da Cidade de São Paulo e Degelo (2007). Em 2006, teve sua obra O mesmo instante em diferentes lugares selecionada para ser executada no Festival de Música Contemporânea AI-MAAKO no Chile.
Profª Gretchen Miller
Natural de Arizona, Estados Unidos, iniciou seus estudos musicais ao piano com 5 anos de idade e ao violoncelo com 9. Cursou bacharel em violoncelo na Universityof Arizona, com Gordon Epperson e pós-graduação na GuildhallSchoolof Music, em Londres, com William Pleeth, professor da renomada Jacqueline duPré. Veio ao Brasil convidada pelo Maestro Isaac Karabtchevsky para tocar na Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro. Nesta época foi também musicista contratada da TV Globo, onde realizou gravações com uma geração de grandes artistas, entre eles: Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Moacyr Franco, Clara Nunes, Luiz Gonzaga, Milton Nascimento, Elis Regina e Tom Jobim. Após mudar-se para São Paulo criou uma forte escola de violoncelo através de aulas particulares, cursos, máster classes e festivais. Atualmente, seus ex-alunos estão na maioria das orquestras profissionais do país.Foi ainda "spalla" convidada da Orquestra Sinfônica do Paraná e da Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro em Porto Alegre, RS. Fundou 1992a Orquestra Filarmônica Infanto-Juvenil, primeira orquestra infanto-juvenil do Brasil, com a qual realizou turnês para os Estados Unidos e para Alemanha. Em 2001 criou a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo, que agrega mais de 100 crianças, tendo realizado concertos na Sala São Paulo, Teatro Municipal de São Paulo e Santo André, Clube Hebraica, Faculdade Mackenzie, Colégio Porto Seguro, Teatro Paulo Eiró, e Teatro São Pedro. Além de concertos didáticos foram realizados concertos com ballet (Pedro e o Lobo) e com artistas de circo (A Festa do Céu de E. Mahle). Foi também regente da Orquestra Jovem Municipal durante quatro anos, onde realizou concertos com professores solistas da Escola e diversificado repertório, incluindo o Alleluia de Villa-Lobos (realizado na Catedral da Sé em comemoração aos 120 anos do nascimento do compositor). Tem se destacado como regente convidada da Orquestra Sinfônica de Tatuí, e em vários festivais de música. Atualmente leciona música de câmara na Faculdade Santa Marcelina e se apresenta constantemente em diversos grupos de música de câmara nas mais variadas formações.
Profª M.ª Luciane Guará
Mestre em Produção, Teoria e Crítica em Artes Plásticas, pela Faculdade Santa Marcelina (2006). Especialista em "História, Sociedade e Cultura", pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003); em "Estudos de Museus de Arte", pela Universidade de São Paulo (1996). Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, pela Faculdade Santa Marcelina (1992). Coordenadora do curso de Bacharelado em Artes Plásticas e do Espaço de Exposições Eugénie Villien da Faculdade Santa Marcelina (a partir de 2006). Coordenadora da Oficina das Artes do clube A Hebraica (2004-2007). Consultora de Artes Plásticas da Escola BeitYaacov (2003-2011). Professora do ensino superior da FASM (a partir de 2001). Foi professora de Educação Artística em escolas públicas e privadas (1992-2004).
Profª Esp. Joana Mariz
Desde 1999, Joana Mariz vem atuando como cantora lírica e popular, apresentando-se em recitais, óperas e oratórios e fazendo shows e eventos em diversos estados do Brasil. Dirigiu os espetáculos multimídia Cineclube Paulista (2004) e Sinfonia de uma Exposição (2005), junto à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Ministrou inúmeras oficinas de técnica vocal e canto coral em Casas de Cultura e SESCs, além de reger o Coral da Casa das Rosas por dois anos. Realizou em 2008/2009 a preparação vocal da Cia. do Miolo de teatro para a construção do espetáculo Amores no Meio-Fio. É preparadora vocal do grupo vocal Canto Ma Non Presto desde 2007, além de desenvolver intensa atividade como professora particular de canto. É formada em canto pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e especialista em voz pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Certificou-se em SomaticVoicework - The LoVetriMethod™ (níveis I-II-III), com a renomada professora americana JeanieLoVetri, e realizou curso sobre fisiologia e acústica da voz cantada com Johan Sundberg, um dos maiores cientistas da voz cantada da atualidade. Atualmente realiza seu doutorado em performance e pedagogia vocal pela Unesp, com orientação da Profª Dr.ª Martha Herr, desenvolvendo intensa atividade na pesquisa da voz cantada e sua pedagogia.
Profª Dr.ª Margarida Fukuda
Formada em Bacharelado em Piano e Licenciatura pela Faculdade Santa Marcelina, Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (Artes) e Doutorado pela ECA-USP (Musicologia). No Brasil, estudou com os professores Sachiko Fukuda, Gilberto Tinetti, H.J.Koellreutter, e na Alemanha, com Werner Genuit e Heidi Köhler. O seu trabalho baseia-se fundamentalmente no estudo de fraseados musicais tendo como instrumento de análise a idéia de Zeitgestalt (configuração temporal), a partir do método DenkenundSpielen (pensar e tocar) desenvolvido pelo pianista alemão Jürgen Uhde em parceria com a filósofa RenateWieland. É professora na Escola Municipal de Música (Piano) e na Faculdade de Música Santa Marcelina (Piano e Música de Câmera).
Prof. M.e Mario Checchetto Neto
Mario Checchetto Neto é formado em música pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS), bacharel em saxofone pela Faculdade de Música Carlos Gomes, pós graduado em composição musical pela mesma instituição sob a orientação de Celso Mojola. Mario é mestre em artes pela Faculdade Santa Marcelina, tendo desenvolvido a pesquisa Jazz: suporte e improviso. Atua na área de improvisação trabalhando em duo com o pianista Alexandre Zamith. Juntos, gravaram o CD Encontro das Águas, em 2003. A obra Círculos também contou com a presença de Zamith, com a participação do grupo NU.M.I, que alia improvisações coletivas mesclando instrumentos acústicos e live eletronic. Leciona saxofone na Fundação das artes de São Caetano do Sul (FASCS) e percepção, prática de conjunto e improvisação na Faculdade Santa Marcelina. Em 2009 teve duas peças do ciclo Círculos, qualificadas para congresso sobre performance na universidade de Aveiro (Portugal), apresentando-as em duo de saxofone e piano.
Profª M.ª Maristela A. Loureiro Campana
Mestre em Música (IA-UNESP). Especialista em Capacitação Docente em Música Brasileira (Anhembi-Morumbi). Professora do curso de pós-graduação em Linguagens Artísticas Contemporâneas: Ensino/Aprendizagem da FASM-SP. Professora de música e licenciatura em música, supervisora de estágio de docência e flauta-doce da FASM-SP. Professora de flauta doce, percepção e musicalização na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA-SP). Atua em redes municipais, estaduais e particulares na formação de professores de música do ensino fundamental e infantil, desde 1990. Atua como flautista em grupos de Música de Câmara.
Profª M.ª Mônica Gagliotti Fortunato Friaça
Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP(2004). Graduação em Psicologia Clínica pela Universidade Paulista (1997); graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1983),FEFISA; graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Paulista (1997).Pesquisadora da Universidade de São Paulo,HCFMUSP, PRODATH. Professora da Faculdade Santa Marcelina FASM. Coordenadora do projeto do "livro Falado" da Faculdade Santa Marcelina. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Desenvolvimento, relações interpessoais, motivação, informática na educação, mitos e saberes tradicionais.
Profª M.ª Paola Picherzky
É integrante do grupo Choronas desde a sua criação (1995). Desenvolveu vários projetos relacionados à música popular brasileira, mais especificamente o choro, culminando com o lançamento dos CDsAtraente (1999) e Choronas Convida (2003) e O Brasil toca choro (2007). Com o grupo tem se apresentado nas grandes capitais brasileiras e no exterior. Sempre atuante na área pedagógica, é professora de violão erudito e popular da Faculdade Santa Marcelina. Em 2001 idealizou e implantou o projeto Ensino coletivo de violão o qual culminou, em 2003, na criação da primeira Orquestra de Violões da Fundação das Artes de São Caetano do Sul da qual é regente e diretora artística. Em 2004 concluiu o mestrado em música pela Universidade Estadual Paulista – UNESP com o trabalho Armando Neves - Choro no violão paulista. Trabalho este que teve como fruto o resgate da biografia, a catalogação da obra completa do compositor e a gravação de um CD com 18 choros resultando em seu primeiro CD solo 18 Choros - Armando Neves, lançado em 2008. Entre 2008 e 2010 integrou o quarteto de violões QuaternagliaGuitarQuartet com o qual se apresentou em várias capitais do Brasil e dos Estados Unidos. Esteve ao lado de importantes músicos no cenário musical internacional como Marco Pereira, Paulo Belinatti, Leo Brouwer entre outros.
Prof. Dr. Paulo Tiné
É Doutor em Arte pela ECA-USP. Estudou também com Ricardo Rizek (Composição e Análise) e Cláudio Leal Ferreira (Orquestração). Foi selecionado no XXV Festival de Inverno de Campos do Jordão (1994) para o curso do maestro Moacir Santos (Arranjo) e para realizar uma master-class com o violonista do grupo Oregon Ralph Towner (USA) no Festival Internacional de Violão do Sesc (1997). Foi guitarrista e arranjador da Big Band do maestro Roberto Sion entre os anos de 1993 e 1998 e atuou como guitarrista e compositor do seu próprio grupo instrumental Ludi&Tiné Quarteto, entre 1994 e 1999, com o qual lançou o cdVento Leste, em 1997. Suas composições e arranjos foram selecionados nos concursos 1º Prêmio Visa de MPB instrumental (98), Projeto Nascente (92 e 99), Festival Chorando no Rio (2001) e lançadas por músicos e grupos como Victor Castellano (2000 e 2002), Choronas (2002) e Quaternaglia (2004 e 2006). Em 2008 lançou mais um álbum independente intitulado Quartetos, com a participação de Fábio Torres, Zeli, Lucas Vargas, Dú Moreira e Maurício Caetano. Em 2010 lançou o CD institucional FASM Ano 10 com a Big Band da Santa e em 2011 o livro Harmonia: Fundamentos de Arranjo e Improvisação pela editora Rondó com apoio da FAPESP. Atua como docente nas seguintes instituições: Faculdade Santa Marcelina (FASM), Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e professor visitante da Universidade Estadual do Pará (UEPA).
Prof. M.e Roberto Dante Cavalheiro Filho
Tem formação pianística. Graduou-se no instrumento pelo então Conservatório Musical Carlos Gomes, em São Paulo, e também em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo. Prosseguiu seus estudos de piano com os professores João de Souza Lima e Sebastian Benda, com os quais se aperfeiçoou entre 1970 e 1981. Paralelamente estudou técnica vocal e integrou por vários anos o Madrigal das Arcadas e o Collegium Musicum de São Paulo. Apresentou-se em recitais de música de câmara promovidos pela Sociedede Nova Difusão Musical em escolas de música da cidade. Estudou matérias teóricas com Adelaide Pereira da Silva e no Curso de Formação de Professores da Comissão Estadual de Música. Iniciou suas atividades como professor no antigo Instituto Musical de São Paulo, depois integrado à atual Universidade São Judas Tadeu. Em 1978 passou a lecionar na Escola Municipal de Música de São Paulo, e, em 1989, na Faculdade Santa Marcelina, instituições em que leciona até o presente. Concluiu Mestrado em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em 1996. Tem colaborado nos Programas de Concerto da OSESP desde 2001, e desde 2006 leciona matérias teóricas na Academia da instituição.
Prof. Dr. Sergio Molina
Sergio Molina é compositor e professor e vem atuando com versatilidade tanto no âmbito da música popular quanto na erudita. Tem diversas premiações em concursos de composição e festivais de canção com destaque para o 1º lugar no concurso nacional para a composição do Hino da Justiça Federal em 2002 e o 1º lugar no I Festival Latino-Americano via Internet do Mp3 clube em 2000. Com o projeto Sem Pensar Nem Pensar (músicas de Sergio Molina / letras de Itamar Assumpção /voz de Miriam Maria) foi premiado duas vezes pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (2009 – prêmio CD e 2011 prêmio Circulação de Espetáculos) tendo realizado mais de 50 apresentações. A canção "Nem James Brown" (S.Molina/I.Assumpção) foi escolhida entre as 13 melhores de 2009 pelo jornal O Estado de São Paulo. Dentre as estreias internacionais destacam-se o concertino O Percurso das Almas Cansadas para quarteto de violões (QuaternagliaGuitarQuartet) e orquestra de cordas que teve sua premiere no I International Guitar Festival at Round Top - EUA - em 2005; o Quinteto para um Outro Tempo, encomendado pelo pianista norte-americano James Dick, para piano e quarteto de violões foi estreado em 2007 também em Round Top; Poema Ruim, canção sobre poema de Lilian Jacoto e dedicada ao violonista Sidney Molina e ao barítono Vinicius Atik foi estreada no Suntory Hall de Tóquio em Julho de 2008. Em fevereiro de 2009 foi a vez de Down the Black River intotheDark Night para piano, violão e octeto de cordas estrado no Texas – EUA. Sergio é colaborador do Guia de Livros, Filmes e Discos da Folha de São Paulo (desde 2008) e da Semana da Canção de São Luiz do Paraitinga desde 2007. Em 2010 foi curador do projeto "Música de São Paulo" e júri do "Prêmio Bravo de Música". Em 2011 atuou como coordenador do projeto "Música na Escola". Molina é graduado em Composição e mestre em musicologia pela ECA-USP onde desenvolve seu doutorado. É professor de Análise, História da Música Popular e Monografia na Faculdade Santa Marcelina (SP), professor colaborador do bacharelado em Composição e Arranjo da UEPA/Carlos Gomes (Belém) e idealizador e professor do Curso de Degustação Musical.
Prof. M.e Sergio Gomes
Mestre em jazz arranging pela William Paterson University, Especialista em educação para o ensino superior pela FMU, Bacharel em percussão erudita pela Unesp. Autor de "Novos Caminhos da Bateria Brasileira", publicado pela Advance Music em inglês e espanhol por todo o mundo e pela Editora Vitale no Brasil. Gravou cinco CDs com o grupo Terra Brasil, sendo o 4º, em 2003, indicado ao Latin Grammy; tocou e gravou com Don Thompson, RegSchwarg, Carlinhos Antunes, TutiBaê, Grupo Premê, Sergio Rossoni Grupo, entre outros; é professor da Faculdade Santa Marcelina (percussão e bateria) e diretor da Big band da Fundação das Artes de São Caetano, onde também dá aulas de prática de grupo. Deu workshop em diversas Universidades e escolas nos EUA, Canadá, Holanda, Alemanha e Brasil. Publicou mais de 40 artigos em revistas especializadas. Viveu em NY de 2006- 2009 e retornou ao Brasil em 2010. É professor da FASM desde de 1987.

Publicações/Produções Docentes

Profª M.ª Ana Lúcia de Moraes Tatit
Ministrou vários cursos de Formação de Professores, entre eles:
  • Programa de Vivência Cultural", por meio do Núcleo de Ação Educativa, promovido pela Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP;
  • Programa ADI Magistério – Programa Especial de Formação em Serviço, na Modalidade Normal em Nível Médio, para Auxiliares de Desenvolvimento Infantil;
  • Projeto Vivências Culturais para Educadores", no Instituto Tomie Ohtake;
  • Projeto A Cidade é Nossa, para Professores generalistas de Limeira do Ensino Fundamental I, através do Instituto Arte na Escola, Fundação Iochpe, de julho a dezembro de 2008
  • Ministrou o curso de Formação de Artes para Professores da Rede de Formação da Secretaria de Educação de Jaguariúna e, junto ao Cedac - Centro de Educação e Documentação Para a Ação Comunitária, vem desenvolvendo Oficinas de Artes para supervisores, diretores,professores e crianças, pelo Programa Escola Que Vale nos Estados do Pará, Minas Gerais, Maranhão e Espírito Santo há 7 anos.
Profª M.ª Cláudia Angélica Leme de Almeida
Publicação
  • Artigo: "A importância da interação criança-criança para aquisição de linguagem de crianças surdas", revista científica da Faculdade UNINOVE, 2010.

Participação em Congressos
  • Participação na palestra" Paisagens Contemporâneas: Mobilidades, Imagens e Sonoridades", realizada na FASM em 2011
  • Participação na palestra "Som e Imagem na Contemporaneidade, realizada pela FASM em 2011
  • Participação na palestra " Diversos tempos do ensino da arte", realizada pela FASM em 2011
  • Participação na mesa redonda e Whorkshop" Livros de Artistas, Livros Objetos: Criação de Poéticas Visuais", realizada pela FASM em 2011
  • Participação na oficina " Criação de Castelo de Papel Machê", realizada na FASM em 2011
  • Participação na palestra "A Pesquisa Aplicada à Performance - A recriação sobre as tradições musicais do mundo", realizada pela FASM em 2011
  • Participação no II Fórum pela paz, em Embu das Artes, em 2011
  • Participação do I congresso de Informações em Saúde, na Faculdade de Saúde Pública , em 2011
  • Participação no XXIV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, em 2010
  • Participação do XXV Congressso de Secretários Municipais de saúde do Estado de São Paulo, em 2011.
Prof. Edu Ribeiro
Para cinema compôs a trilha sonora para dois curta metragens:
  • Carroceiros de Alexandre Rathsam (2006 Senac)
  • Crianças do mesmo diretor (2007 Senac). Alem de trabalhar também com trilhas para vídeos comerciais.

Sua discografia como lider ou co-liderança Inclui:
  • Água – Chico Saraiva, Zé Nigro e Edu Ribeiro , 2002 (Cântaro);
  • Sambazz- Edu Ribeiro & Daniel D'Alcântara , 2004 (Trama / Mix House)
  • Corrente- Edu Ribeiro, Paulo Paulelli e Fabio Torres, 2005 (Maritaca) e
  • Já to te esperando – Edu Ribeiro, 2006 (Maritaca) ;
  • Vento Em Madeira – Quinteto Vento Em Madeira ,2011 (Maritaca);
  • Trio Corrente Volume 2 – Edu Ribeiro , Fabio Torres e Paulo Paulelli, 2011 (Boranda).

Outras produções:
  • Foi professor convidado da UNICAMP em 2006.

Ministrou cursos de bateria em diversos festivais de musica , entre eles:
  • Festival de Música de Itajaí – 2006 , 2007 e 2011
  • Festival de Inverno de Tatuí – 2004 e 2010
  • CIVEBRA- Festival de Verão de Brasília -2009
  • Festival de musica de Londrina – 2008
  • Festival de Musica de Domingos Martins (ES) -2009 e 2011
  • BrazilCamp (Cazadero - São Francisco –USA) - 2007 e 2008.
Profª M.ª Mônica Gagliotti Fortunato Friaça
Traduções
  • "O Grande Projeto",Stephen Hawking, Editora Nova Fronteira RJ
  • "Memórias de um campeão de Memória", JashuaFoer , Nova Fronteira RJ
  • "A geração superficial: O que a internet está fazendo com nossos cérebros." Nicholas Carr, Nova Fronteira RJ
  • "O Universo numa casca de noz", Stephen Hawking, Ediouro, SP

Publicação
  • Livro:"TDAH ao longo da vida, Organizador Mario louzã Neto , EDUSP

Participação em Congressos
  • Participação na palestra "Paisagens Contemporâneas: Mobilidades, Imagens e Sonoridades", realizada na FASM em 201
  • Participação na palestra "Som e Imagem na Contemporaneidade, realizada pela FASM em 2011
  • Participação na palestra " Diversos tempos do ensino da arte", realizada pela FASM em 2011
  • Participação na mesa redonda e Workshop" Livros de Artistas, Livros Objetos: Criação de Poéticas Visuais", realizada pela FASM em 2011
  • Participação na oficina " Criação de Castelo de Papel Machê", realizada na FASM em 2011
  • Participação na palestra "A Pesquisa Aplicada à Performance - A recriação sobre as tradições musicais do mundo", realizada pela FASM.
  • PRÊMIO: Primeiro lugar Cidadania sem fronteiras, da Universidade Mackenzie

Coordenação

Profª Dr.ª Maria Aparecida Bento
Doutorado em Ciências da Comunicação; Mestrado em Artes; Especialização em "Literatura Brasileira e Seus Aspectos Semióticos"; Especialização em "Didática Geral";Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação Música; Licenciatura em Letras Modernas; Graduação em Curso Superior de Piano Instrumentista. Coordenadora das Licenciaturas: Artes Plásticas e Música; coordenadora do Lato Sensu em "Linguagens Artísticas Contemporâneas: Ensino Aprendizagem" ambos da Faculdade Santa Marcelina (FASM); professora da FASM, da Universidade São Judas Tadeu e professora convidada para o Lato Sensu "Fundamentos da Cultura e das Artes" da Universidade Paulista (UNESP).