Parcerias FASM

Convênios e Descontos

Inscreva-se

Vestibular 2014-2

Vídeo sobre o Curso
Medicina
Período
  • Integral
Duração
  • 12 semestres
Mensalidade
Matriz Curricular
Nota Enade
  • Em avaliação
Guia do Estudante
Guia do Estudante
  • Em avaliação
Localização
Unidade Itaquera

Galeria de Fotos

Clique para visualizar

Folder do Curso

Visualize ou imprima

exemplo banner
A A A
Graduação
Medicina

Apresentação

O curso de Medicina da FASM tem como principal objetivo formar médicos generalistas humanizados, atualizados, globalizados e conhecedores das melhores evidências científicas.

Tem sua formação alicerçada nos valores das Instituições Santa Marcelina que tem o respeito ao próximo, a hospitalidade, alta performance e o aprendizado crítico como características indispensáveis a formação profissional e humana.

O curso possui uma estrutura curricular modular, semestral, que abrange as disciplinas formais necessárias à completa formação médica, acrescida de inovações curriculares com enfoque na Gestão em Saúde, Introdução à Pesquisa Científica, Medicina Baseada em Evidência e a inserção curricular dos Doutores da Alegria, reforçando a face de humanização da proposta de ensino. O aluno tem desde o primeiro semestre o contato com a comunidade na qual a FASM está inserida por meio da Disciplina Medicina de Família e Comunidade, que promove a sua Integração à Comunidade. Participam de forma ativa dos programas de prevenção e promoção a saúde em situações de maior incidência e prevalência, como diabetes, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, dentre outras, despertando a curiosidade na busca de resoluções para os "problemas" encontrados.

O curso utiliza o modelo híbrido, com momentos tradicionais associados a Problematização, situação na qual busca-se trazer fatos do dia-a-dia que possam ser resolvidos com conteúdos apresentados em sala, de modo a fazer o aluno perceber a importância de conhecê-lo e propor soluções a partir do conhecimento adquirido.

Diferenciais

O Curso de Medicina Santa Marcelina tem como um grande diferencial a sua origem, baseada na percepção da comunidade de médicos e docentes da Instituição que ao longo do tempo evidenciaram a necessidade de proporcionar formação médica com visão holística do paciente, voltada à prevenção e promoção da saúde.
  • Curso aprovado com nota máxima pelo MEC
  • Corpo docente da Instituição, em sua maioria mestres e doutores, com ampla experiência em docência, preceptoria e pesquisa
  • Campo de treinamento no maior Hospital Geral da Zona Leste da Cidade de São Paulo, Hospital Santa Marcelina, capacitado com 706 leitos para assistir uma população estimada em 2.500.000 habitantes, nas diversas especialidades médicas e 45 programas de Residência médica e aperfeiçoamento profissional
  • Um dos maiores Programas de Saúde da Família do Brasil
  • Estrutura de ensino com laboratórios e salas de aula equipados
  • Modelo de ensino atualizado, baseado em princípios de Metodologia Ativa num sistema misto de aprendizagem
  • Atuação em atividades de extensão com enfoque multiprofissional e contato precoce do aluno com a comunidade e ao longo de toda a sua formação

Mercado de Trabalho

Além de proporcionar uma formação eclética, que possibilitará ao futuro egresso se aperfeiçoar em diversos ramos da Medicina, a FASM tem como eixo o médico de visão generalista.

Mesmo com a existência de uma importante rede de serviços instalada, atualmente, é claramente visível no cotidiano socioassistencial a carência de profissionais médicos aptos para atuarem e intervirem numa realidade diferente da apresentada em polos centrais das grandes cidades. Em estudo do Grupo de Gestão e Valorização de Pessoas estima-se que cerca de 50% das vagas oferecidas para médicos no Atendimento Primário à Saúde não são preenchidas. No Programa de Saúde da Família o índice chega a 30% no extremo leste da cidade.

A importância de inserir cursos para atuação nessa realidade revela-se como forte instrumento para qualificar e incluir profissionais na região, familiarizados com a situação de saúde locorregional, uma vez que a distribuição geográfica das ferramentas de ensino não privilegiam AS ÁREAS mais extremas.

Nessa perspectiva, garante-se empregabilidade aos jovens egressos na região e sua maior identidade profissional com as características locorregionais, repercutindo num impacto social junto à Atenção primária à Saúde, além de atender ao Programa de Aceleração do desenvolvimento do setor, proposto pelo Ministério da Saúde.

Corpo Docente

Prof. M.e Adilson Marques Da Silva
Possui graduação em farmacia-bioquímica pela Universidade Paulista (1996) e mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Atualmente é professor da Faculdade Santa Marcelina, professor adjunto ii da Universidade de Santo Amaro, professor de medicina da Universidade Metropolitana de Santos e professor da Escola de Profissionais da Saúde Sophia Marchetti. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Autonômica, atuando principalmente nos seguintes temas: map 1b, inervação, epidídimo, automedicação e male reproductive tract.
Prof. Aluisio Andrade Junior
Atualmente é médico legista do Instituto Médico-Legal (SP) e médico diarista cirurgia de cabeça e pescoço - Casa de Saúde Santa Marcelina. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Geral e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.


Prof. Dr. Allysson Coelho Sampaio
Doutor em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) (2010) sobre Controle da expressão gênica durante a diferenciação das câmaras cardíacas no Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do Instituto do Coração (InCor) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002). Possui experiência na área de Biologia Celular e dos Tecidos e Biologia Molecular, com ênfase em Biologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento cardíaco, regulação da expressão gênica, receptores nucleares. Atualmente é professor de graduação da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) nos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Ciências Biológicas e na Pós-Graduação em Enfermagem e em Biologia Molecular da FMU. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Biomedicina e Ciências Biológicas da FMU.
Profª Dr.ª Ana Paula Cavalcante Normando
Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Pará (1988) e doutorado em Endocrinologia pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é supervisora do serviço de endocrinolgia e metabologia - Casa de Saúde Santa Marcelina, médica endocrinologista - OSS Hospital Santa Marcelina e voluntaria da Sociedade Pestalozzi de São Paulo.

Profª M.ª Carla de Oliveira Assis
Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (1991). Residência em Cirurgia Geral no Hospital Santa Marcelina (1993-1996). Mestrado em Cirurgiado Aparelho Digestivo pela Universidade de São Paulo (2002). MBA Gestão em Saúde no INSPER/IBMEC - São Paulo. Gestora de Processos de Qualidade do Hospital Santa Maercelina.

Profª Dr.ª Carla Roberta Ferraz Rodrigues
Possui graduação em Enfermagem pela Fundação Universidade de Pernambuco (1994),Residência em medicina preventiva e social pelo NESC/CPqAM/FIOCRUZ (1996) , mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é colaborador do Ministério da Saúde e professor titular da Faculdade Santa Marcelina. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária, transtornos da nutrição infantil, saúde infantil, pesquisa interdisciplinar e saúde pública. Tem experiência em Tutoria e coordenação de Residência Multiprofissional em Saúde (2005/2011).
Prof. Dr. Cassio Negro Coimbra
Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de Santo Amaro (2003). Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é docente na área de Imunologia, Biologia Molecular e Microbiologia na Universidade de Santo Amaro, docente de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia do curso de Medicina da Faculdade Santa Marcelina e pesquisador da Faculdade de Medicina da USP.
Prof. M.e Claudio Barsante
Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 1985. Realizou Residência Médica em Pediatria, no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Obteve o Título de Mestre em Pediatria, pelo Departamento de Infectologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, em 1997. Advogado, Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2002. Atualmente: Supervisor Médico da UTI Pediátrica do Hospital Santa Marcelina; Doutorando do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Presidente do Departamento de Defesa Profissional da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP); Vice-presidente do Departamento de Pediatria Legal da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP); Membro do Comitê de Fiscalização da Qualidade do Serviço Público da OAB/ SP; Membro do Comitê de Desenvolvimento Acadêmico da OAB/ SP; Membro do Comitê de Defesa dos Direitos do Idoso da OAB/ SP; Diretor do Escritório Barsanti, Vázquez Advogados. Exerce atividade profissional diária na área de Emergência Pediátrica, detendo Título de Especialista em Terapia Intensiva. Atua em Direito Médico, na defesa dos Profissionais da Saúde, com experiência como advogado e assistente técnico. Perito Oficial indicado pelo Juízo em diversas Comarcas do Estado de São Paulo.
Profª M.ª Cristiane Maria da Rocha
Possui graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (1985) e mestrado em Ciências Médicas e Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Fez Residência Médica em Pediatria (IMIP) e Neuropediatria (UNICAMP). Atualmente é médica neuropediatra da Casa de Saúde Santa Marcelina e do Hospital Geral de São Mateus, médica neuropediatra colaboradora da Disciplina de Infectologia Pediátrica-CeaDIPe, da Universidade Federal de São Paulo. Realizou Fellow no HopitalNecker- Enfants Malades, Paris, França em 2009.
Prof. Esp. Danilo José Fiorindo Faria
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (2003). Especialização (Residência Médica) em Cirurgia Geral pela Casa de Saúde Santa Marcelina (2006). Especialização (Residência Médica) em Cirurgia Pediátrica pela Casa de Saúde Santa Marcelina (2009). Título de Especialista em Cirurgia Pediátrica pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (2009). Cursando o Programa de pós-graduação em Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental na Universidade Federal de São Paulo.
Profª M.ª Elaine Mendes de Oliveira Fernandes
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Mackenzie (1994), Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2000) e Aperfeiçoamento pela Faculdade de Medicina da USP (1997). Atualmente é PROF. MESTRE III da FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS, PROF. MESTRE I do Associação Santa Marcelina - Faculdades Santa Marcelina e PRESTADOR DE SERVIÇO do Centro Universitário São Camilo. Tem experiência na área de Educação.
Prof. Esp. Fábio Roberto Oliveira da Silva
Graduado em Medicina Pela Universidade de Mogi das Cruzes (1989) com residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Santa Marcelina (1990-1992). Especialização em Acupuntura pela Universidade Federal de São Paulo (1999) e em Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de Programação neurolinguística. Atualmente é Coordenador de Ensino do Hospital Santa Marcelina, Professor Afiliado do departamento de Psicologia Internacional da Chicago School of Professional Psychology. Médico do Hospital Municipal Vereador José Storopolli atuando na área de Ginecologia e Obstetrícia.
Prof. Esp. Fernando Oliveira Neves
Graduado em Odontologia - Universidade Guarulhos (2011) Graduado em Biologia - Lic. Plena - pela Universidade Guarulhos (2005) Graduado em Gestão Ambiental - Bacharelado pela Universidade Guarulhos (2005). Pós graduado pelo InCor - FMUSP - Especialização em Circulação Extracorpórea e Assistência Pulmonar (2007) Pós Graduado - Citopatologista - Anatomia Patológica e Citodiagnóstico. - Hospital AC Camargo/IBCC/Macroscopista Cirúrgico - Laboratório Ferdinando Costa - Professor de Histologia - UNICID (2012)
Prof. M.e Gilson Parra
Graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos (1990) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Tem formação em Administração Hospitalar, Gerência de Unidades de Saúde e Gestão Pública em Saúde. Atualmente é assessor em indicadores na Atenção Primária à Saúde Santa Marcelina e Psicólogo do Centro de Referência e Saúde da Mulher - Hospital Pérola Byington. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, na assistência, gerência e gestão com ênfase em avaliação/controle e indicadores de processo e epidemiológicos.
Prof. Esp. Guilherme Alves Bianco
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília –1996, com residência medica no programa de Doenças Infecciosas e Parasitárias – da Casa de Saúde Santa Marcelina – São Paulo, especializado em Saúde Pública – pela Universidade Cruzeiro do Sul, Médico - Preceptor da Enfermaria de Infectologia - Doenças Infecto-parasitárias do Hospital Santa Marcelina, Médico Infectologista em CCIH e Vigilância Epidemiológica - Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares do Hospital Geral de São Mateus, desenvolvendo assistência em DST/AIDS, Acidentes Biológicos, Hepatites e Tuberculose no SAE/DST Líder II – Cidade Líder II.
Prof. M.e Heraldo Cesar Saletti
Médico graduado pela USP (2000) com residência em medicina preventiva pela USP (2003), mestrado em ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2007), título de especialista em Medicina de Família e Comunidade pela SBMFC (2011) e graduando em filosofia pela UNISULVirtual (em curso). Experiência assistencial em APS em serviço-escola, UBS e USF. Experiência em ensino e pesquisa pela USP e UNICID. Áreas de interesse: epidemiologia, atenção primária à saúde, ensino médico, saúde coletiva, medicina de família e comunidade.
Prof. Esp. Issac José Felippe Corrêa Neto
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá (MG) - 2004 - Residência Médica em Cirurgia Geral pela Casa de Saúde Santa Marcelina (SP) - 2007 - Residência Médica em Coloproctologia pela Casa de Saúde Santa Marcelina (SP) - 2010 - Titulo de Especialista pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia 2010 - Pós-graduação Latu Sensu Complementação especializada em fisiologia anal pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (SP) - 2012 - Membro associado da Sociedade Brasileira de Coloproctologia – 2011.
Prof. Dr. José Luiz Martins
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1972), Mestrado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo (1979) e Doutorado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo (1986). Livre Docência em Cirurgia Pediátrica pela Universidade Federal de S.Paulo (1993). Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo desde 2/8/2008. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Cirurgia Pediátrica Geral, Gastroenterologia Pediátrica, Colo-Proctologia Cirúrgica Pediátrica e manometria anorretal. Sua linha de pesquisa versa sobre aganglionoses intestinais, enterocolite necrosante e anomalias anorretais: avaliação clínica e manométrica de resultados e modelos experimentais. Em 19/11/2008 foi eleito para ocupar Cadeira na Academia Nacional de Cirurgia Pediátrica-ANCIPE, na cidade de Salvador-Bahia. Coordenador do Programa de Pós-Graduação "Cirurgia e Experimentação" da UNIFESP, de 2006 a 2009 e Vice-Coordenador de 2010 a 2011.Nomeado Vice-Coordenador Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cirúrgicas Interdisciplinares em 2012. Eleito Membro Titular da Academia de Medicina de São Paulo- Cadeira no. 79 com posse no dia 7/3/2012.
Profª Dr.ª Julie Silva Martins
Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado pelo Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2003), doutorado pelo Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2009), tendo sido orientada no mestrado e doutorado pela Profª Dr.ª Maria Ercília de Araújo. Está comissionada na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, atuando na graduação, pós-graduação, desenvolvimento de pesquisas e dando apoio ao desenvolvimento de estágios. Na APS Santa Marcelina dá assessoria para o desenvolvimento de pesquisas, orienta trabalhos de alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, desenvolve programas e análise de dados para dar suporte à gestão da Atenção Primária à Saúde. Na Escola Técnica de Saúde Pública de Cidade Tiradentes, dá aulas no curso de formação de Técnicos em Saúde Bucal e realiza a supervisão de estágios. Tem experiência na área de Saúde Pública, Saúde Bucal Coletiva, Epidemiologia e Estatística.
Prof. Esp. Kleber Pissolatti Pellucci
Médico Especialista em Fisiologia Humana pela Fundação do ABC, tem experiência na área de Medicina Interna, com ênfase em Pneumologia, sendo responsável pelo ambulatório de Asma da Instituição de Assistência de Ensino do Hospital Santa Marcelina, assistente do PS e integrante da Equipe de Broncoscopia desse Hospital.

Prof. M.e Laércio Robles
Mestre em Medicina (Gastroentereologia Cirúrgica) pelo Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual de São Paulo (2006). Supervisor do Departamento de cirurgia do Hospital Santa Marcelina desde 2003; Coordenador dos Programas de Residência Médica em Cirurgia Geral (2003); Cirurgia do Aparelho Digestivo (2004); Coloproctologia (2004); Cirurgia geral avançada (2005); e Cirurgia Plástica em 2009 do Hospital Santa Marcelina. Coordenador de Saúde do Município de Cajamar.
Prof. Luiz Claudio Lacerda Rodrigues
Possui graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Valença (2001). Atualmente é médico ortopedista assistente da disciplina de cirurgia da coluna vertebral - Casa de Saúde Santa Marcelina. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em ortopedia e traumatologia da coluna vertebral.


Prof. M.e Marcelo Calil Burihan
Médico formado pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro em 1991. Realizou Residência de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular no Hospital Santa Marcelina (1993-1997). Possui Mestrado em Anatomia Humana pela Universidade Federal de São Paulo (1996). Professor de Anatomia da Faculdade de Medicina de Santo Amaro desde 1997. Atualmente é responsável pelas disciplinas de Anatomia Descritiva e Topográfica do Curso de Medicina da Universidade de Santo Amaro, Médico da Cirurgia Vascular do Hospital Santa Marcelina, responsável pela Residência Médica da Especialidade. De 2008 a 2010, Vice-Diretor Clínico do HSM. Médico Coordenador da cirurgia vascular do HSM de 1997 a 2009. Médico Coordenador da Cirurgia Vascular do Hosp. Evaldo Foz de 2008 a 2010. Especialista e Membro da sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia vascular, pertencente a atual Diretoria regional de São Paulo. Professor Fundador da Loga de angiologia e cirurgia vascular da Universidade de Santo Amaro em 2008. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Anatomia.
Prof. M.e Márcio Antônio Faria
Graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Santo Amaro, São Paulo (1989), Especialista em Implantodontia, Mestre em Odontologia, área de concentração em Implantodontia. Tem experiência na área de Histologia e ciências Morfológicas. Membro da Sociedade Brasileira de Pesquisas odontológicas, SBPqO, Prof. Coordenador do Curso de Especialização em Implantodontia da UNIP de 2006 a 2009.
Prof. Dr. Marco Antonio de Angelis
Possui Mestrado e Doutorado em Morfologia Humana - Anatomia - Ciências Médicas e Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo . Atualmente é Professor Titular das Disciplinas de Anatomia Descritiva e Topográfica, Histologia e Embriologia e Coordenador do Núcleo de Ciências Morfológicas da Universidade de Santo Amaro, Professor Adjunto da Disciplina de Anatomia Descritiva e Topográfica da Universidade Federal de São Paulo, Professor Doutor da Disciplina de Anatomia Humana do Centro Universitário de Saúde das Faculdades Metropolitanas Unidas. Tem experiência como Docente e Pesquisador na área de Morfologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Neuroanatomia Funcional, Anatomia Descritiva e Topográfica, Histologia, Biologia do Desenvolvimento, Anatomia do Recém-Nascido e da Criança e Anatomia da Imagem.
Prof. Dr. Marcos Roberto Ymayo
Possui doutorado pela Escola Paulista de Medicina (2001). Atualmente é médico supervisor II do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Santa Marcelina, Presidente do ALSO (ADVANCED LIFE SUPPORT IN OBSTETRICS) BRASIL, Consultor da Área Técnica da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde do Brasil, Consultor Médico em Saúde Materno Infantil - JHPIEGO (affiliate of Johns Hopkins University) e Diretor Técnico da Organização Social de Saúde Santa Marcelina Itaim Paulista. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, Ginecologia, Obstetrícia, Patologia do Trato Genital Inferior e Genitoscopia.
Prof. M.e Marcos Vinicus Diniz Grigoletto
Possui graduação em Odontologia pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (1998). Mestre em Odontologia em Saúde Coletiva pela FOP/UNICAMP (2006). Atualmente é tutor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Faculdade Santa Marcelina, Hospital Santa Marcelina e Ministério da Saúde e faz parte da Assessoria Técnica de Saúde Bucal da APS Santa Marcelina em São Paulo - SP. É tutor do Curso de Especialização em Saúde da Família UNASUS / Universidade Federal de São Paulo - SP e Coordenador de Educação à Distância do setor de Educação Permanente da APS Santa Marcelina. Tem experiência na área da saúde, com ênfase em Saúde Coletiva, Estratégia Saúde da Família, Odontologia em Saúde Coletiva, Gestão em Saúde e Ensino à Distância através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Profª M.ª Margarete Vilins
Graduada em medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (1989), Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (1985). É Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade federal de São Paulo (2001). Atualmente é Preceptora de Infectologia, Gerente de Risco Hospitalar e Hospital Sentinela. É Coordenadora de Comissão de Epidemiologia do Hospital Santa Marcelina.
Profª Dr.ª Maria Sheila Guimarães Rocha
Mestre em Ciências e Doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo pelo programa de Neurologia e Neurociências. Supervisora médica do serviço de Neurologia e coordenadora do programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital Santa Marcelina. Membro do corpo editorial da Revista de Neurociências, revisora de artigos das revistas Dementia & Neuropsychology, Neurociências, Revista Brasileira de Fisioterapia, Medical Science Monitor e Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: distúrbios do movimento e neuroimunologia clínica.
Profª M.ª Maria Teresa de Almeida Fernandes
Graduação, Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1976). Mestre em Ciências da Saúde pela Unicsul (2008). Especialista em Educação de Deficientes Auditivos pela PUC-SP (1975); Psicoterapia Psicodinâmica do Adolescente pelo Instituto Sedes Sapientiae (1979); Psicologia Hospitalar pelo CRP (2002). Implantação e supervisão do Serviço de Psicologia do Hospital Santa Marcelina - ambulatório de Saúde Mental (1989-2004), ambulatório de Especialidades e Enfermarias (1989 - atual). Implantação e supervisão do Programa de Aprimoramento Profissional em Psicologia da Saúde do Hospital Santa Marcelina SES/ Fundap (1995 - atual). Docente da Faculdade Santa Marcelina (2004-atual). Membro do CEP do HSM (1997- atual). Conselheira Municipal de Saúde (SP) representando os Institutos de Ensino Superior e de Pesquisa, privados (2010 - atual). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia da Saúde com ênfase em Psicologia Hospitalar, Obesidade, Saúde da Mulher, Dor e Cuidados Paliativos, Tanatologia, Liderança, Motivação, Ética, Bioética e Responsabilidade Social.
Profª Dr.ª Marianna Picarelli Ribeiro Porto
Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de Santo Amaro (2001), mestrado em Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e doutorado em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo (2006). Realizou pós-doutorado em Biologia Molecular e do Desenvolvimento no St. JudeChildrensResearch Hospital (2006-2008). Desde 2009 coordena o Laboratório de Neurogenética do Hospital Santa Marcelina. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia e genética molecular e neuroimunologia. Atua também como Coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Santa Marcelina. Participa do corpo docente do Curso de Medicina das Faculdades Santa Marcelina (FASM), lecionando Genética Médica e Biologia Molecular.
Prof. Esp. Mario Fuhrmann Neto
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) (2001). Residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Pediátrica pelo Hospital Santa Marcelina. Atualmente é medico do Hospital Santa Marcelina atuando como plantonista do Pronto-socorro de Cirurgia e médico assistente do Serviço de Cirurgia Pediátrica concentrando suas atividades em oncologia cirúrgica pediátrica e videocirurgia. Atua como plantonista do Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências - G.R.A.U. - RESGATE, desenvolvendo suas atividades junto ao Corpo de Bombeiros e ao Grupamento de Rádio-patrulha aérea da Policia Militar do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Pré-Hospitalar, Cirurgia Geral e do Trauma e Cirurgia Pediátrica.
Prof. Esp. Martim Elviro de Medeiros Junior
Médico da Assessoria Técnica da Atenção Primária a Saúde da Casa de Saúde Santa Marcelina, atuando também como Preceptor da Residência em Medicina de Família e Comunidade. Anteriormente Médico Generalista da Estratégia Saúde da Família do município de Parnamirim-RN; professor colaborador do Centro de Estudos em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC Paulista, anteriormente, Preceptor da Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina de Santo André, ex-membro da equipe da Coordenação da Atenção Básica da Casa de Saúde Santa Marcelina (CSSM) que teve parceria com SES e agora com SMS do Estado de SP; Supervisão Técnica Médica das Unidades de Saúde da Família da região leste do Município de São Paulo; Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Faculdade Santa Marcelina (FASM); Preceptor da Residência de Medicina de Família e Comunidade da mesma instituição; Educador do Núcleo de Educação Permanente da CSSM; médico da Estratégia Saúde da Família. Especialista em Saúde da Família - Título conferido pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (quinto TEMFC) e Especialização em Saúde da Família pela FASM (Faculdade Santa Marcelina); Graduado na Universidade Federal da Paraíba- UFPB; Sócio-Fundador e primeiro presidente da Sociedade Paulista de Medicina de Família e Comunidade.
Prof. Dr. Michelangelo Juvenale
Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu (1993). Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu (1995). Especialização em Análises Clínicas pela Universidade São Judas Tadeu (1995). Especialização em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1996). Mestrado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1999). Doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (2004). Mais de 20 anos de experiência no magistério, abrangendo ensino médio e superior. Vivência em pesquisa e ensino em Imunologia, Patologia, Hematologia e Microbiologia.
Profª Dr.ª Mônica Lopez Vazquez
Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1991 e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2002. Concluiu o Mestrado na área de Tocoginecologia em 1999 e Doutorado também em Tocoginecologia em 2004, ambos pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atualmente é Professora Primeiro Assistente na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Professora Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: pré-eclâmpsia, saúde da mulher, prestação de cuidados da saúde e saúde materna.
Profª M.ª Monique Marie Marthe Bourget
Canadense e Religiosa da Congregação Santa Marcelina possui graduação em Medicina pela Universidade McGill (1992) e Residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC) pela mesma Universidade do Canadá. Fez mestrado em Epidemiologia no Departamento de Medicina Preventiva pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Coordena o Programa de Saúde da Família do Santa Marcelina (255 equipes) desde 1996 que teve parceria com a SES e agora a SMS. Coordena a Residência em MFC do Hospital Santa Marcelina e é atualmente Diretora Técnica e Coordenadora do Convenio dessa mesma instituição.
Prof. Esp. Paulo Celso Nogueira Fontão
Médico Sanitarista e Especialista em Medicina de Família e Comunidade, com 22 anos de experiência em Saúde Pública, Delegado da Associação Paulista de Medicina e da Associação Médica Brasileira, como Médico de Família e Comunidade; Vice-Presidente da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade; Assessor Médico na APS Santa Marcelina - São Paulo - SP; Coordenador de Supervisão do PROVAB - Programa de Valorização da Atenção Básica - MS pela Casa de Saúde Santa Marcelina e membro da Comissão Estadual do PROVAB - SP; membro da Associação Internacional "Medicina Dialogo e Comunione", de Saúde e Espiritualidade, ligada ao Movimento dos Focolares.
Prof. M.e Paulo Laino Cândido
Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (1986) e mestrado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santo Amaro. Tem experiência na área de Morfologia (com ênfase em Anatomia Humana), Microbiologia e Imunologia. Atua principalmente nos seguintes temas: anatomia descritiva, anatomia topográfica, neuranatomia, anatomia dental, microbiologia e imunologia.
Prof. Rafael Davi Botelho
Possui graduação em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda (2003). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina. Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia, e Patologia da Gestação pela Casa de Saúde Santa Marcelina, São Paulo (2007). Possui pós-graduação Lato Sensu em Medicina Fetal pelo Centro de Estudos Fetus, São Paulo (2010). Pós-graduação Lato Senso em Medicina Fetal pelo CETRUS - Escola de Ultrassonografia Referência em Diagnóstico por Imagem São Paulo (2012). Atualmente é Médico Obstetra e Ginecologista Encarregado do Pronto Socorro da Saúde da Mulher da Casa de Saúde Marcelina, São Paulo e Médico Encarregado do Pronto Socorro Clínico do Hospital Santa Marcelina do Itaim Paulista, São Paulo.
Prof. Renato Vieira da Cruz
Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987). Atualmente é supervisor médico - administrativo - Casa de Saúde Santa Marcelina. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia, e experiência em Administração Hospitalar e Gestão no Sistema de Saúde Suplemantar.

Profª Sonia De Nobrega Camargo Britto
Graduada em Letras, Português e Inglês pela Universidade Paulista em 1996. Pós-graduada “lato sensu” em língua Inglesa e Tradução em 2006. Tem certificação de proficiência na língua inglesa pela TRINITY, The International Examination Board.


Profª Dr.ª Sueli Lefort
Médica Supervisora da Unidade Neonatal do Hospital Santa Marcelina (HSM). Possui graduação em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (1990), Mestrado (1998) e Doutorado (2003) pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP. Responsável pela Residência Médica em Neonatologia do HSM atualmente é Instrutora do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade de Pediatria de São Paulo filiada à Sociedade Brasileira de Pediatria.
Profª Esp. Valéria Casella Speltri
Graduada em Medicina pela Universidade de São Paulo (1987). Residência Médica em Pediatria pela Universidade de São Paulo (1989). Especialista em Nefrologia Pediátrica pela Universidade de São Paulo (1994). Titulo de Especialista em Pediatria conferido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (1994). Preceptora de Residência Medica de Emergência em Pediatria no Hospital Santa Marcelina.

Coordenação

Prof. Dr. Pedro Felix Vital Júnior
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas com residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Pediátrica realizada na Casa de Saúde Santa Marcelina. Título de Especialista concedido após aprovação em avaliação na Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica (1998), possui Mestrado em Cirurgia Pediátrica concluído na Universidade Federal de São Paulo (1999) e Doutorado em Medicina pela mesma Instituição de Ensino Superior (2005). MBA em Gestão Executiva em Saúde concluído no Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (IBMEC-INSPER /SP) - 2011. Atualmente é médico Diretor Clínico do Hospital Santa Marcelina e Coodenador de Ensino do Centro Multidisciplinar de Formação, Ensino e Pesquisa desse Hospital, Supervisor de Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Infantil Cândido Fontoura. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Pediátrica.