Utilize a nota do ENEM

Inscrição gratuita!

Vestibular 2017

Inscrições abertas!

Vídeo sobre o Curso
Artes Plásticas
Período
  • Matutino (7h30 às 11h)
  • Noturno (19h às 22h40)
Duração
  • 04 anos
Mensalidade
Matriz Curricular
Nota Enade
Guia do Estudante
Guia do Estudante

    Classificação FASM neste curso

Guia do Estudante
Localização
Unidade Perdizes

Galeria de Fotos

Clique para visualizar

Folder do Curso

Visualize ou imprima

exemplo banner
A A A
Graduação
Moda

Apresentação

Com mais de 25 anos de tradição, o curso de Moda da Santa Marcelina é reconhecido pelo pioneirismo, tradição e formação de profissionais criativos e empreendedores. Os alunos formados pela FASM levam para o mercado ideias com linguagem inovadora, conquistando resultados significativos que são reconhecidos pelas empresas, mídia e pelas associações de classe do setor.

O ingressante no curso de Moda deve possuir competências pessoais básicas como: capacidade criativa, dinamismo, facilidade em formular ideias e em se expressar pela linguagem verbal e pelo desenho, habilidades específicas necessárias para a construção do conhecimento e o estabelecimento de conexões que permitam a sintonia entre o aprendizado e a formação profissional.

Espera-se do profissional formado em Moda domínio de conceitos de moda e de conteúdos técnicos, conhecimento do processo de criação e de fabricação, capacidade de propor soluções inovadoras e inusitadas, visão histórica, prospectiva e mercadológica. Além disso, comprometimento pessoal e com o bem comum e a prática da ética e da cidadania são fundamentais para a atuação num universo tão complexo e diversificado.

Diferenciais

  • Com mais de 25 anos, é o primeiro e mais tradicional curso de Moda do Brasil.
  • Os jovens formados pela FASM levam para o mercado ideias com linguagem inovadora e de ponta provocando a quebra de estruturas rígidas, conseguindo assim resultados significativos que são reconhecidos pelo empresariado, pela mídia e pelas associações de classe do setor.
  • Fórum de Moda: os alunos que desenvolvem os melhores trabalhos, ao final do curso, desfilam suas coleções para os grandes nomes do mundo da Moda, em um espaço propício para revelar novos talentos.
  • A FASM já formou muitos dos principais nomes da Moda, como os estilistas Alexandre Herchcovitch; Cynthia Hayashi, Karin Feller, Igor de Barros, Emanuelle Junqueira, Maria Prata. Simone Mina, Douglas Kamiya, Mariana Rocha, Marcio Ito, Marcos Aiza, WalquiriaCaversan, Marcio Banfi e Andreia Miron, nomes de expressão no mundo da Moda, são atualmente professores da FASM que se formaram na graduação e na pós-graduação da faculdade.

Mercado de Trabalho

O campo da moda abre um amplo leque de atividades, permitindo aos egressos de seus cursos atuarem em diversas áreas de desenvolvimento de produtos e prestação de serviços como: indústrias têxteis, de confecção, de acessórios, de jóias, de aviamentos, mídia impressa e televisiva, empresas organizadoras de eventos e de fotografia.

O egresso do curso Bacharelado em Desenho de Moda estará preparado para atuar em um vasto campo de atividades como: Diretores de criação, Diretores de coleção, Gerentes de desenvolvimento de produtos de moda, Estilistas e criadores, Designers de têxteis, jóias e acessórios, Coordenadores de Moda, Produtores de Moda para as mídias impressas, televisivas, cinematográficas e eventos, como feiras e desfiles, além de também poder atuar enquanto Consultores de moda. Assumindo funções de Gerente de Desenvolvimento de Produto de Moda, responsabiliza-se por prospecções de mercado para detectar tendências, acompanhando o produto ao longo de suas diversas etapas de manufatura até sua comercialização.

Seguindo a carreira de estilista, assume a criação e o desenho das coleções, acompanha o desenvolvimento dos protótipos, mostruários, até o lançamento do produto no mercado.

Os Coordenadores de Moda têm como atributos captar informações sobre tendências de moda e desempenho de mercado, trazendo-as para a indústria e/ou varejo de maneira organizada, como forma de abastecer constantemente as áreas internas com dados atualizados.

Produtores de Moda têm como objeto o trabalho de definição de estilo a ser aplicado em desfiles, "stands" de feiras, eventos de moda, vitrines, atuando também com fotógrafos, editores de moda, mídia em geral.

Consultor de Moda atua como prestador de serviços autônomo, ou como empreendedor que desenvolve uma variada gama de atividades, tais como: definição de marcas, de segmentos de mercado, podendo atuar enquanto estilista, ou como consultor empresarial, atendendo tanto na criação da coleção, como na gestão do negócio, em aspectos comerciais e de produção.

Os Diretores de Criação e de Coleção ocupam os postos mais altos dentro do organograma de uma empresa de Moda, são responsáveis pela identidade e pelo estilo da marca, bem como sua difusão.

O Gerente de Produtos é aquele que acompanha o produto desde sua concepção até o momento em que se torna disponível para o consumidor.

Aconteceu no curso de moda

Aluna de Moda ganha concurso da marca infantil:

A aluna Gabriela Max, do segundo ano do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, foi uma das vencedoras do Desafio Criativo Lilica Ripilica. Gabriela teve o seu desenho Lilica Renascença entre os ganhadores do concurso. A aluna recebeu um iPad e a sua criação será utilizada em futuras coleções de uma das mais conceituadas marcas infantis do Brasil.

Semana de Moda Center Norte:

O curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina participou, em 2012, da Semana de Moda do Shopping Center Norte. O evento, que destacou as tendências para o Verão 2013, ofereceu aos clientes do shopping consultorias de moda, espaços para maquiagem e manicure e palestras sobre tendências de Moda. Na abertura da Semana, os professores Marcio Banfi e Mariana Rocha comandaram um talk show sobre Moda Praia em que destacaram esse segmento como o carro-chefe da moda no Brasil. No encerramento do evento, os alunos do curso de Moda prepararam um desfile conceitual e cheio de cores e previews de tendências para o público do shopping Center Norte.

Exposição Flores do Brasil:

Os estudantes do curso de moda da Faculdade Santa Marcelina receberam uma missão: transformar bustos de vitrine em verdadeiras obras de arte. O desafio foi lançado pelo Shopping West Plaza, que forneceu 22 peças para os alunos e promoverá dentro do shopping a exposição “Flores do Brasil”. Os futuros estilistas se inspiraram na diversidade da flora brasileira, abordando temas como o Cerrado, a Mata Atlântica e elementos característicos da primavera como o beija-flor, flores e plantas tipicamente brasileiras como a Vitória Régia, Urucum, Ipê, entre outros.

Bolsa de Estudos em Parsons:

Kalinka Serafim, aluna do curso de Moda da FASM formada em 2011, ganhou o projeto Parsons – Hugo Jereissati Scholarship Fund, organizado pelo shopping Iguatemi São Paulo. A iniciativa beneficiou a aluna com bolsa integral de dois anos na conceituada Parsons The New School for Design, de Nova York, escola que formou nomes como Tom Ford e Marc Jacobs.

Editorial de Moda:

O Shopping Jardim Sul preparou um editorial de moda com as novidades e as tendências da coleção Primavera-Verão. O conceito e produção de moda do editorial ficaram por conta da Prof. Walquiria Caversan e dos alunos Marcos Kamers, Patricia Bressiani, Thais Dartibale Amado e Victoria Seiler. O material ficou lindo e fez o maior sucesso com os clientes do shopping.

Grife italiana realiza concurso de moda na FASM:

A grife italiana Yamamay realizada, desde 2011, um concurso entre os alunos da FASM em que o prêmio é um estágio de três meses na empresa em Milão. Em 2013, Isabela Regina Vital foi a grande vencedora do concurso. “Foi uma grande descoberta, não imagina que eu ia gostar tanto de trabalhar com moda praia”, destaca a jovem estilista, que ganhou com a coleção Sands of Yamamay.

Concurso Dragão Fashion:

Os alunos da Faculdade Santa Marcelina foram os grandes vencedores do Concurso de Novos 2012, organizado pelo Dragão Fashion, terceiro maior evento de Moda do Brasil. Lucas Regal, Maisa Calman, Maria Luiza Piemonte, Nathalia Sucolotti e Rodrigo Paes desenvolveram a coleção Maori, que impressionou o público pela estética e acabamento das peças inspiradas no povo nativo da Nova Zelândia.

Estágio na Daslu:

Marcos Kamers, aluno do 3º ano do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, foi o grande vencedor do concurso Daslu Fashion Star. Após quase três meses de seleção e cerca de 600 inscrições de todo o Brasil, a Daslu escolheu Marcos para um estágio remunerado de um mês no departamento de criação da marca. A equipe gostou tanto de Marcos que o estágio foi prorrogado e o jovem estilista participa ativamente do processo criativo das coleções da Daslu.

Concurso Moda Sustentável:

Marcela Pankowsk foi a grande vencedora do concurso “Sesi-SP cria moda sustentável”, realizado pelo Serviço Social da Indústria de São Paulo. Ela recebeu um troféu, um manequim para modelagem Draft, uma máquina de costura doméstica Janome 3160QDC, um kit e um livro de costura e moda. O look vencedor foi inspirado em pintura corporal indígina brasileira e confeccionado com tecidos 100% reciclados da E-Tex. “O look foi construído a partir do conceito de peças modulares, sendo formado por uma calça e uma blusa, que se transformam em macaquinho, possibilitando dois modos de uso”, conta Marcela. Atualmente, a estilista está voltada ara o Slow Fashion, lançando a marca própria, Duchinka, voltada à sustentabilidade na moda.

Fórum de Moda:

Rafael Caetano foi o estilista vencedor do 23º Fórum de Moda realizado pela Faculdade Santa Marcelina. Pioneira no curso de moda no Brasil, a FASM realiza anualmente este que é o mais tradicional evento revelador de novos talentos no círculo da moda. Caetano trabalhou o tema “A Queda”, tendo a Ginástica Artística como ponto de partida. Isabel Lorenz Micheles ficou com a segunda colocação e Ester Mi conquistou a terceira. Lilian Pacce, jornalista e uma das juradas do evento, destacou o trabalho dos alunos da FASM em seu site no portal MSN. Além de Lilian, participaram do júri nomes importantes da área da Moda, como Dudu Bertholini, Walter Rodrigues e Lorenzo Merlino.

 

Depoimentos

Cynthia Hayashi
Vencedora do programa Projeto Fashion, da TV Bandeirantes

"Todos entram na faculdade com um sonho e com um talento bruto, e passam por um processo de lapidação durante 4 anos. Fazer Santa Marcelina ajudou muito no meu desenvolvimento, estar em contato com um excelente corpo docente e com uma grade curricular muito bem planejada fez muita diferença na construção da profissional que sou hoje. Devo muito das minhas conquistas às experiências que vivi no período universitário. Carrego um grande carinho pela FASM."

Maria Prata
Diretora de redação da Harper’s Bazaar

"A Santa Marcelina me deu uma base forte e importantíssima de conhecimento de moda, que uso até hoje em minha carreira como jornalista. Sempre me perguntam se, para ser jornalista de moda, é preciso estudar moda ou jornalismo. Com tudo o que aprendi na faculdade, não tenho a menor dúvida de que fazer o curso te forma para qualquer área em que você queira trabalhar."

Alexandre dos Anjos
Estilista da Ellus

"Quando defini que queria fazer moda, sabia que queria sustentar minhas ideias e torna-las palpáveis da forma que acredito. Eu não pensei em outra faculdade a não ser a FASM e segui os passos dos meus ídolos na moda nacional como Karlla Girotto, Simone Mina entre outros que acreditam que a moda ultrapassa a ideia de roupa. Sempre tive a certeza que estaria sendo preparado pelos melhores profissionais do mercado, e justamente esta certeza se confirmou no término da faculdade. Estou no início de minha carreira profissional, já colhendo bons frutos que indicam um futuro próspero."

Paula Boldrini
Gerente de Coordenação Moda da C&A

"Em 2001, quando me mudei do interior de São Paulo para a capital paulista com o objetivo de cursar faculdade de moda, meus planos eram só sonhos. Enquanto estive na Santa Marcelina obtive apoio dos professores e profissionais para concretizar meus planos, tendo esta como meu porto seguro. Hoje ocupo um cargo estratégico dentro de uma das maiores multinacionais de varejo de moda do mundo e tenho a certeza que ter escolhido Desenho de Moda na Faculdade Santa Marcelina, reconhecidos pelo mercado como o melhor do Brasil, fez toda a diferença na minha carreira."

 

Corpo Docente

Profª M.ª Alessandra Sterzi de Carvalho
Mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2006) Professor efetivo do Faculdades Santa Marcelina , Brasil.



Profª M.ª Ana Goldenstein Carvalhaes
Mestrado em Estética e História da Arte pelo Museu de Arte Cotemporânea, Usp, Brasil(2010) Docente da Escola Superior de Artes Célia Helena , Brasil.



Profª M.ª Andréia Miron
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM , Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina (em conclusão) e Pesquisadora do comportamento e imagem de moda Masculino/ Feminino - Professora titular da Faculdade Santa Marcelina. Coordenadora da pós-graduação "A Cultura do Perfume". Tem experiência na área , com ênfase nos seguintes temas: moda, marketing, comportamento, pesquisa, tendência, cultura e imagem de moda.
Prof. Esp. Auresnede Pires Stephan
Formado em Desenho Industrial pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em 1970. Formado em Propaganda pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) em 1970. Pós-Graduado em Arte, Educação e Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2007. Especialização em Design Gráfico-Design e Humanidade pela USP Centro Universitário Maria Antonia.

Prof. Dr. Feres Lourenço Khoury
Formado em arquitetura. É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Artista Plástico. Mestrado e Doutorado em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Livre-Docente Da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Univ. de São Paulo. Freqüentou os ateliês de Luís Dotto, Renina Katz Pedreira, Sérgio Fingermann e Rubens Matuck.

Prof. M.e João Baptista Braga Neto
Possui graduação em Licenciatura Plena em Desenho e Plástica, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1982), graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1984) e especializações em História da Arte, pela Fundação Armando Álvares Penteado, e em História da Indumentária, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, mestrado em Programa de Pós-Graduação em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Leciona em cursos de graduação e pós-graduação em Desenho de Moda. É estilista e autor de livros e artigos sobre Moda e História da Moda.
Prof. João Baptista Novelli Júnior
Graduado em Arquitetura (1974) pela FAUUSP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professor de Arquitetura (1987) na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Guarulhos. Pesquisador em Arquitetura (1975/77) no IDART – Centro de Documentação e Informação sobre Arte Brasileira Contemporânea, núcleo de Arquitetura e Design. Pesquisa publicada (1980): "Circo Paulistano – Arquitetura Nômade". Projetos em Arquitetura, Arquitetura de Marketing, Design, Design Gráfico, Cenografia, Planejamento Urbano e Regional, e Semiótica Urbana. Pós-graduado (2002) e Mestre (2006) em Artes Plásticas pela FASM – Faculdade Santa Marcelina. Professor de desenho de observação (desde 1990) em cursos livres. Professor de desenho de observação (desde 1995) no curso de graduação "Desenho de Moda", na FASM – Faculdade Santa Marcelina.
Prof. M.e José Augusto Marinho Silva
Possui graduação em Desenho Industrial pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado. Mestre em Engenharia Automotiva - POLI / USP e atualmente é discente do programa de Doutorado na FAU/USP. Professor Universitário com experiência nos cursos de Design e Moda. Com 15 anos de experiência docente, leciona no curso de Desenho de Moda da FASM - Fac. Santa. Marcelina e é Coordenador da Especialização em Design de Acessórios de Moda, com ênfase em Calçados e Joalheria. Atua também como consultor no desenvolvimento de componentes de Calçados.
Profª Esp. Josiane Henrique Gomes
Especialização em Moda e Criação pelo Faculdades Santa Marcelina, Brasil (2013). Professora da Faculdade Santa Marcelina, São Paulo. Brasil.



Prof. Marcio Alexandre Banfi
Formado em Artes Plásticas pela FAAP, aplica as artes em muitos de seus trabalhos. Foi editor de moda em revistas como Simples e Capricho, participando desde a concepção até a edição das matérias. Como stylist colabora com publicações brasileiras e algumas internacionais. É professor de Styling e Fotografia de Moda na Faculdade Santa Marcelina e também de Styling Para Desfiles na pós-graduação na Faculdade Senac. Como artista já participou de exposições na Galeria Vermelho, SESC, Paço das Artes em São Paulo e na Art Gallery of York University, em Toronto, Canadá. Vive e trabalha em São Paulo.
Colaborador de revistas como: Key, TPM, Gloss, Elle, Plastic Dreams, Marie Claire, onspeed, Luz, Junior, etc. Além de campanhas para marcas como: Levi's, TVZ, Sean John, Ecko, Lucy in the Sky, etc. Atualmente é editor de Moda da revista Gloss.
Prof. Esp. Marcio Ito
Especialização em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina, Brasil (2012). Docente - Graduação da Faculdade Santa Marcelina, São Paulo, Brasil.



Prof. Esp. Marcos Roberto Aiza
Especialista em Marketing pela UMESP em 2002. Bacharel em Desenho de Moda pela FASM em 1994.




Profª M.ª Maria Luiza Veloso Mariano
Mestre em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi (2011), especialista em Administração de Empresas pelo Centro Superior de Aperfeiçoamento Profissional CENAP da FAAP (1993) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado FIAM (1191). Atualmente é docente das disciplinas "Modelagem II" no curso superior de Desenho de Moda e "Moulage" no curso de pós-graduação de Moda e Criação, ambos na Faculdade Santa Marcelina. No âmbito empresarial é sócia-gerente da Lunave Confecções e Comércio Ltda. ME, empresa prestadora de serviços de modelagem industrial e consultoria de desenvolvimento de produto. "Tem ampla experiência em modelagem (domínio dos métodos de modelagem plana e moulage), montagem e acabamento de peças do v estuário e conhecimento dos processos produtivos no setor de confecção."
Profª M.ª Maria Salete Mulin Firmino da Silva
Possui mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Graduação pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP. Atualmente é gerente - curadora na Graphias Casa da Gravura e professora de gravura da Faculdade Santa Marcelina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Gravura, atuando principalmente nos seguintes temas: gravura (calcogravura, litogravura,xilogravura), serigrafia, produção de livros de artista e encadernação.
Profª Mariana Machado Lousada Rocha
Estilista. Formada em Desenho de Moda e Mestre em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina, leciona na graduação e na pós-graduação da mesma faculdade as disciplinas de Estilismo, Linguagem de Moda, Pesquisa e Criação de Moda e Planejamento de Coleções. Foi colunista e crítica de moda do portal de internet UOL tendo realizado workshops e palestras sobre pesquisa e criação de moda em diversas entidades e faculdades de moda como SESC, SENAI, Amni Hot Spot, Faculdades Moura Lacerda, Santa Catarina Moda Contemporânea, entre outros. Como estilista desfilou na Semana de Moda Casa de Criadores com sua marca Estúdio MC2 e integrou a equipe de estilismo da Fórum e da Triton.
Prof. Dr. Moisés da Silva Marques
Possui graduação em Tecnologia pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1986), graduação em Engenharia Civil pela UMC (1991), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), MBA Controller - USP (1996), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2006) - Área de Política Pública/Internacional. Atualmente é professor do Bacharelado em Relações Internacionais da Faculdade Santa Marcelina e professor/coordenador da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em cursos de graduação e pós-graduação na área de RI. Tem experiência na área de Políticas Públicas nacionais e internacionais, com ênfase em Análise do Processo Decisório, atuando principalmente nos seguintes temas: governabilidade democrática, política externa brasileira, jogo de barganha, identidade internacional, políticas públicas na América Latina, análise estratégica e federalismo. Experiência no Mercado Financeiro e como Consultor em áreas de Estratégia, Gestão de Pessoas e Marketing. É pesquisador de projeto da FAPESP sobre variedades de democracias emergentes de mercado e profissional do mercado financeiro. Pesquisador associado do Centro de Pesquisas 28 de Agosto, desenvolvendo temas como o Banco do Futuro e Centros Financeiros Regionais.
Prof. M.e Michel Yves Seiler
Graduação em Artes, Comunicação e Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 1982. Mestre em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina, São Paulo 2008. Ministra aulas nas áreas de Linguagem Instrumental e de Design e confecção em Acessórios de Joalheria para o curso de Bacharelado de Desenho de Moda da Faculdade Santa Marcelina, São Paulo. Professor de Design e Confecção em joalheria do curso de Pós-graduação e do Curso de Extensão de Desenho de jóias no Rhinoceros da Faculdade Santa Marcelina, SP. Consultor nas áreas de Design, artes e comunicação em joalheria.
Profª M.ª Mitsuko Shitara
Possui Graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Pós-graduação em História, Cultura e Sociedade pela PUC-SP, Especialização em História da Arte pela FAAP e Mestrado em História Social pela PUC-SP. Professora titular da cadeira de História da Moda da Faculdade Santa Marcelina desde 1992, é também professora titular da cadeira de História da Moda das Faculdades Metropolitanas Unidas desde 2000, e professora da disciplina História da Moda e Perfume, do curso de Pós-graduação Perfume, Essência e Ciência da Faculdade Santa Marcelina. Técnica em Estilismo, Figurinista e Desenhista-ilustrador pelo SENAC, possui especialização em gemas de cor e diamantes pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos. Foi curadora de exposições sobre Moda (realização Shopping ABC) e 100 Ano de Moda (patrocínio Riachuelo); ministra palestras e cursos de História da Moda para empresas e colabora com vários veículos de comunicação em matérias que envolvam História da Moda.
Profª M. Nelson Yoshiharu Kume
Mestre em Ciências, em Têxtil e Moda, pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Graduado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá, UEM. Professor na disciplina de Modelagem III (Moulage e Modelagem Plana), no curso de Desenho de Moda, na Faculdade Santa Marcelina, FASM. Atividades realizadas: coordenador e professor no Curso de Fashion Design no Istituto Europeo di Design São Paulo; professor nos cursos de especialização e oficinas do Cried Centro Ricerche, nas disciplinas de Desenho de Moda e Moulage. Tem experiência na área de Artes e Moda, atuando nos temas: Moulage, Confecção, Desenho e Ilustração.
Profª M.ª Renata Zaganin de Oliveira
Estilista, ilustradora e designer gráfico, atuante há 21 anos no mercado de moda (fiações, malharias, confecções, bureaux, grifes e estamparias), Renata Zaganin é graduada e pós-graduada em moda pela Faculdade Santa Marcelina/SP. No início de 2006, defendeu a dissertação "O Desenho & a Ilustração de Moda: registro, produto e conceito." (Universidade Presbiteriana Mackenzie – Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura), onde apresentou pesquisa sobre a história e o desenvolvimento da Ilustração de Moda mundial. Envolvida desde a década de 80 no levantamento de acervos imagéticos sobre desenho e ilustração de moda, passou a prestar assessoria para projetos e eventos relativos ao corpo e à moda. É responsável desde 2001 pelas matérias de Desenho de Moda I e IV na graduação (FASM), além de ministrar aulas de Extensão Universitária em Desenho de Moda & Ilustração de Moda e mais dois cursos de pós graduação em moda com as disciplinas de "Expressões Gráficas" & "Branding Design".
Prof. M.E Reinaldo da Silva Batista

Graduação: Administração Pública (FGV-SP) Pós-Graduação: MBA Controller (FIPECAFI/FEA/USP) Mestrado: Mestre em Artes Plásticas pela FASM Experiência Profissional: Executivo e Consultor de Marketing e Comércio Internacionais por mais de 20 anos.


Profª Dr.ª Sílvia Regina R. C. Brandão
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é psicóloga na Associação Santa Marcelina - Faculdades Santa Marcelina e professor adjunto da Associação Santa Marcelina - Faculdades Santa Marcelina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, formação integral, valores, história de vida, identidade e criação.
Profª Simone Mina
Graduação em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, Brasil (1999). Professora da Faculdade Santa Marcelina, São Paulo, Brasil.



Profª Sophia Longo Pereira
Graduação em Moda pela Faculdade Santa Marcelina, Brasil(2007)




Profª Esp. Taís Aline Lemos Remunhão
Especialista em Processo e Produtos Têxteis pela FEI em 2008. Bacharel em Desenho de Moda pela FASM em 2002.




Profª Vanessa Ferreira Poitena
Possui graduação em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (1998) e Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1995). É pós-graduada em Design pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2012), onde potencializou o estudo de fundamentos e gestão do design como um vetor no processo de criação interdisciplinar. Realizou projetos com ênfase na pesquisa da espacialidade da fotografia como Fenestrais (2001) e Januas (2003), participando de exposições coletivas e individuais desde 1999. Atualmente pesquisa o diálogo da linguagem fotográfica, do cinema e novas tecnologias no âmbito teatral e da arte. Tem experiência em Direção de Arte para shows, exposições e mercado de moda como visual merchandising e vitrines onde aplica seus estudos a partir dos conceitos e processos de criação provenientes das Artes Visuais e do Design. Foca, principalmente na gestão de equipe de criação, na ampliação de repertório visual e conceitual a partir de visitas a exposições, museus e caminhadas para observação da cidade.

Profª Walquiria Caversan
É Designer de Moda, com experiência em Criação e Desenvolvimento de Produto e Produção de Moda, além de lecionar na FASM desde 2002. É graduada em Desenho de Moda (1999) e Pós- Graduada em Moda e Criação (2003), ambas pela Faculdade Santa Marcelina. Atualmente é mestranda em Criatividade e Inovação (2010-2012) pela Universidade Fernando Pessoa (Porto-Portugal).

Prof. M.e Yaeko Yamashita
Mestre em Moda, Cultura e Arte pelo SENAC em 2009. Curso de formação de Psicólogo, Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela UNIP em 1982.