Parcerias FASM

Convênios e Descontos

Vestibular 2017

Faça seu Cadastro

Vídeo sobre o Curso
Administração
Período
  • Noturno (18h às 22h20)
Duração
  • 08 semestres
Mensalidade
Matriz Curricular
 Avaliação MEC
  • Nota 04
Guia do Estudante
Guia do Estudante

    Classificação FASM neste curso

Localização
Unidade Itaquera

Galeria de Fotos

Clique para visualizar

Folder do Curso

Visualize ou imprima

exemplo banner
Graduação
Nutrição

Apresentação

A preocupação das pessoas em garantir uma vida saudável vem estimulando o crescimento do mercado de saúde nutricional. Isso acontece porque a alimentação é um fator fundamental na qualidade de vida da população. O nutricionista é responsável por avaliar, planejar e organizar, de uma maneira funcional, a educação alimentar de grupos e indivíduos, de acordo com sua realidade. O profissional é de extrema importância no âmbito da saúde, pois é capaz de evitar contaminações alimentares; assessorar restaurantes na preparação saudável de seus pratos; sugerir combinações alimentícias que não venham a ser prejudiciais; incentivar a adequação da sociedade em hábitos alimentares mais nutritivos e saudáveis; desenvolver propostas de melhor desempenho durante ações esportivas sob o enfoque alimentar; propor, planejar e desenvolver programas com olhar na alimentação e nutrição; e buscar a prática da dietoterapia voltada à melhora clínica do indivíduo. O curso forma um aluno com uma visão humanista, crítica e criativa para que sua atuação no mercado se estenda a todas as áreas do conhecimento, em que a alimentação e a nutrição se apresentem como fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e do bem-estar da sociedade. No ano de 2016, o Ministério da Educação – MEC, concedeu nota 4 para o curso de Nutrição, coordenado pela professora Irani Santos.

Diferenciais

  • Laboratório de Nutrição: cozinha semi industrial para o desenvolvimento das aulas práticas.
  • Laboratório de avaliação nutricional: espaço apropriado com programas de avaliação e evolução nutricional com equipamentos adequados para realização da avaliação nutricional.
  • Ambulatório de Nutrição: cozinha semi industrial para o desenvolvimento das aulas práticas.
  • Laboratório de avaliação nutricional:Laboratório de avaliação nutricional: espaço apropriado com programas de avaliação e evolução nutricional com equipamentos adequados para realização da avaliação nutricional.

  • Ambulatório de Nutrição: espaço para atendimento ao público interno e externo, atendendo de crianças à idosos. O atendimento é realizado pelos alunos com supervisão docente direta, fazendo com que os estudantes aprendam a atender na prática, facilitando sua atuação após término da graduação.
  • Laboratórios de áreas básicas: com espaço adequado para os alunos, assim como equipamentos.
  • Estágios supervisionados: Desenvolvidos no Complexo Santa Marcelina (hospitais e Unidades de Saúde da Família) ou em parceiros renomados na área, os campos de estágios têm o intuito de aproximar o aluno da realidade, buscando aprimorar seu processo de aprendizado a partir do convívio com a sociedade. Os estágios acontecem no sétimo e oitavo semestre no período matutino e vespertino, sempre acompanhados de perto pelos professores.

  • Corpo docente: altamente especializado, em sua maioria mestres e doutores, com vasta experiência na área da saúde.

Mercado de Trabalho

Em tempos de estresse, vida agitada e aumento das doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, dislipidemia, entre outras), o cuidado com a alimentação vem sendo uma das principais preocupações da sociedade. Por isso, o Nutricionista vem conquistando seu espaço em diversos campos de atuação. A nutrição está presente em ramos diversificados, o que ajuda o profissional em sua inserção no mercado, podendo optar por atuar em atendimentos personalizados para reeducação alimentar, melhoria de desempenho esportivo, saúde preventiva, ações de promoção à saúde, assistência, entretenimento, docência ou até mesmo gastronomia.



Campo de Estágio

Os campos de estágios têm o intuito de aproximar o aluno da realidade, buscando aprimorar seu processo de aprendizado a partir do convívio com a sociedade. Os estágios acontecem no sétimo e oitavo semestre no período matutino e vespertino, sempre acompanhados de perto pelos professores e desenvolvidos em sua maioria nos diversos cenários que a Congregação Santa Marcelina abrange na Zona Leste de São Paulo


Áreas de estágio:
  • Nutrição Clínica:

    Propõe atuação prática em atendimento dietoterápico em ciclo de vida e diversas enfermidades, nas quais a alimentação e nutrição podem auxiliar no tratamento, prevenção e promoção à saúde, além de avaliações, recomendações, prescrições e orientações nutricionais. O estágio será desenvolvido em Hospitais, clínicas em geral, instituições de longa permanência, ambulatórios e consultórios.

  • Nutrição em Saúde Pública:

    Desenvolvido em Unidades Básicas de Saúde, Núcleos de Assistência de Saúde da Família, Serviço de Vigilância em Saúde e Projetos Sociais. Busca atuação prática em Saúde Pública, na qual a alimentação e a nutrição podem auxiliar no tratamento, prevenção de agravos e promoção da saúde.

  • Nutrição em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN):
    Desenvolvido em Restaurantes que prestam serviço ou são contratos de empresas, escolas e creches, com a finalidade de realizar assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos sadios ou enfermos em instituições de alimentação públicas e privadas.
  • Nutrição em Atividade Física:
    Desenvolvido em locais, nos quais a atividade física é desenvolvida por esportistas ou atletas.

Depoimentos

Aline Cristina Alves Soares
Aluna do 3º semestre do curso de Nutrição

"Saí de uma faculdade onde não me adequei na metodologia em que eles utilizavam com os alunos. Na FASM, os professores são mais próximos dos alunos, e nos ajudam a qualquer hora. Gosto da área da Nutrição por ser muito interessante, vejo que esta área no mercado de trabalho só tende a crescer a cada dia com as indústrias alimentícias, cada vez mais as pessoas tem se preocupado com a saúde e isto se encaixa perfeitamente na área da nutrição. A FASM tem todo porte necessário para o curso de nutrição, desde os professores, que são ótimos, até o espaço necessário para o curso."

Iara Cristina
Aluna do 3º semestre do curso de Nutrição

"Tenho uma enorme satisfação em cursar Nutrição, visto que sempre foi um sonho para mim, não somente para atender uma realização profissional, como também uma realização pessoal. Optando pela FASM, acredito ter feito uma boa escolha. Gosto da estrutura, da organização, dos funcionários, em especial dos professores, também da localização, que torna o meu acesso mais fácil."

 

Corpo Docente

Prof. M.e Adilson Marques da Silva

Farmacêutico. Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo..

 

 

Profª Esp. Alexandra Corrêa de Freitas

Nutricionista. Especialista em Saúde da Família pelo Ministério da Saúde. Aprimoramento em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde/ Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.




Prof. M.e Alexandre Gutierre Barbosa

Fisioterapeuta. Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Especialista em Fisiologia Humana pela Faculdade de Medicina do ABC.

 


Prof. Breno Silva Rosostolato

Psicólogo. Especialista em Arte-Terapia pela Universidade São Judas Tadeu.




Profª M.ª Glaucia Figueiredo Braggion

Nutricionista. Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.

 

 

Profª M.ª Irani Gomes dos Santos Souza

Nutricionista. Mestre em Ensino e Ciências em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Educação e Formação em Saúde pela Faculdade Santa Marcelina. Especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP NUTRIÇÃO HUMANA.

 

Profª Marcia Xavier Santos

Nutricionista. Especialista em Saúde da Mulher no Climatério em Saúde Pública. Especialista em Nutrição Clínica Hospitalar e Ambulatorial.




Profª Esp. Maria Teresa de Almeida Fernandes

Psicóloga. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Regional de Psicologia. Especialista em Psicodinâmica do Adolescente pela SEDES SAPIENTAE. Especialista em Educação de deficiente auditivo pelo DERDIC/PUC/SP



Profª Dr.ª Maria Theresa Oliveira de Medeiros Albuquerque

N Bióloga. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Doutoranda em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo.


Profª Esp.ª Paula Daiany Gonçalves Macedo

Nutricionista. Especialista em Docência em Saúde e Nutrição Clínica pela CBES.




Prof. Dr. Paulo Cobellis Gomes

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Pediatria e Puericultura pela Universidade Federal de São Paulo. Bacharel em Enfermagem pela Universidade de Mogi das Cruzes.

 

Profª Dr.ª. Raquel Xavier de Souza Saito

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pelo Departamento de Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo (USP). Especializações (Lato Sensu) em: Enfermagem do Trabalho pela Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID -1989), Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP -1999) e Ativação de Mudanças no Ensino Superior na área da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ - 2006).

Profª M.ª Salete Santos da Hora Crippa

Nutricionista. Mestranda em Ensino e Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Cuidados Paliativos pela Faculdade Santa Marcelina. Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.

 


Profª M.ªViviane Bozolan Porto

Bióloga. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade São Francisco. Especialista em Análises Clínicas pela Universidade de Mogi das Cruzes.

 


Prof M. Vinícius Gonçalves Bento da Silva

nfermeiro. Mestre em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.

 

 


Prof Esp. Wagner Garcia Siqueira

Professor de Língua Portuguesa. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica.




Publicações Docentes

Prof. M.e Alexandre Gutierre Barbosa
  • Simpósio de Radiologia da Unítalo Brasileiro.
    Palestra: Potenciais de ação cardíaco.
  • Simpósio de Radiologia do Centro Educacional ETIP.
    Palestra: Potenciais de ação cardíaco.
  • Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.
    Trabalho: Ação do vírus HIV no Gut-Associated LimphoydTissue. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e o Pâncreas na era HAART.Projetos de pesquisa (2010 - atual)
  • Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Tecnólogo em Radiologia).
    Título: Ressonância Magnética no diagnóstico de Neurotoxoplasmose em pacientes com AIDS.
    Instituição: Faculdade Santa Marcelina - Unidade Itaquera - SP.
    Alunos orientados: Marina O. Silva - Rozileidina S. Oliveira - Sara T. Sarau.
    Orientador: Prof. Alexandre Gutierre Barbosa
  • MINETA, R. K. N.; NAKAMURA W. T.; BASTOS, D. D. Utilização de sistemas de medição de desempenho para geração de valor ao acionista: Um estudo exploratório nos bancos brasileiros. RGO. Revista de Gestão Organizacional (UNOCHAPECÓ. Impresso) , v. 2, p. 21-32, 2009.
  • BASTOS, D. D.; NAKAMURA W. T.; BASSO, L. F. C. Determinants of capital structure of publicly traded companies in Latin America. Journal of International Finance and Economics , v. XI, p. 30-50, 2009.
  • BASTOS, D. D.; NAKAMURA W. T. Determinantes da estrutura de capital das companhias abertas no Brasil, México e Chile no período 2001-2006. Revista Contabilidade & Finanças (Online) , v. 20, p. 75-94, 2009.
  • DAVID, M.; NAKAMURA W. T.; BASTOS, D. D. Estudo dos modelos trade off e pecking order para as variáveis endividamento e payout com empresas brasileiras (2000-2006). RAM. Revista de Administração Mackenzie , v. 10, p. 132-153, 2009.
  • BASTOS, D. D.; NAKAMURA W. T.; BASSO, L. F. C. Determinantes da estrutura de capital das companhias abertas na América Latina: um estudo empírico considerando fatores macroeconômicos e institucionais. RAM. Revista de Administração Mackenzie , v. 10, p. 47-77, 2009.
Prof. Breno Rosostolato
  • ROSOSTOLATO, B. S. . Escancarado. 1. ed. São Paulo: All Print Editora, 2008. v. 250. 96 p.
  • ROSOSTOLATO, B. S. . Olimpíadas 2016 - uma crise existencial. Sampa Ideal, jornal Sampa Ideal, 02 nov. 2009.
  • ROSOSTOLATO, B. S. . Michael Jackson sem máscara: Uma breve análise psicológica da vida do astro. jornal Sampa Ideal, Sampa Ideal, 02 out. 2009.
  • ROSOSTOLATO, B. S. . A história da prostituição. jornal Sampa Ideal, 02 set. 2009 ROSOSTOLATO, B. S. . Lei da Palmada. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
  • ROSOSTOLATO, B. S. . Pais, filho e internet. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
  • ROSOSTOLATO, B. S. . Idosos voltam para a sala de aula. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
  • ROSOSTOLATO, B. S. . Bullying. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
  • ROSOSTOLATO, B. S. . Pulseiras do sexo. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
  • ROSOSTOLATO, B. S. . Relação mãe e filho. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
  • ROSOSTOLATO, B. S. . Amigos imaginários e as crianças. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
  • ROSOSTOLATO, B. S. . Mulheres no futebol - times mistos. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
  • ROSOSTOLATO, B. S. . Caso Isabella. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Profª M.ª Camila Leonel Mendes de Abreu
  • GONDIM, E. L. E. S. ; SANTOS, E. ; ABREU, C. L. M.. Perfil nutricional de pacientes com doenças gastrintestinais internados na cirurgia geral de um hospital estadual. Revista Brasileira de Nutrição Clínica, v. 24, p. 115-120, 2009.
  • ABREU, C. L. M. ; VELLOZO, E. P. . Avaliação Antropométrica e Vigilância Nutricional de Trabalhadores: Subsídio para Políticas Públicas de Saúde. Nutrição Profissional, v. 26, p. 50-58, 2009.
  • ABREU, C. L. M. ; FISBERG, M. ; LISBOA, S. B. H. ; KACHANI, A. T. . Seletividade Alimentar da Criança. Pediatria (USP), São Paulo, v. 27, n. 1, p. 48-60, 2005.
  • ABREU, C. L. M. ; SOUZA, E. ; CINTRA, I. P. ; DIAS, L. R. P. ; BRANCO, L. M. ; ZANETTI, M. A. P. ; FISBERG, M. . Consumo alimentar de adolescentes em escola privada do município de Cotia, São Paulo. Nutrição em Pauta, São Paulo, v. 64, n. 12, p. 22-26, 2004.
  • ABREU, C. L. M. (Org.) ; FISBERG, M. (Org.) . Atualização em Obesidade na Infância e Adolescência. São Paulo: Atheneu, 2004. 218 p.
  • ABREU, C. L. M. ; MORAIS, E. M. ; ANDRADE, E. R. . Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade. In: TákiAthanássiosCordás; Adriana TrejgerKachani. (Org.). Nutrição em Psiquiatria. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, v. 1, p. 327-344.ABREU, C. L. M. ; MAXIMINO, P. . Suplementação de Cálcio, Ferro e Zinco. In: Maria Sylvia de Souza Vitalle; Elide HG da Rocha Medeiros. (Org.). Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar da UNIFESP EPM: Adolescência. 1 ed. : Manole, 2008, v. 1, p. 77-84.
  • ABREU, C. L. M. ; CINTRA, I. P. . Avaliação Nutricional. In: Maria Sylvia de Souza Vitalle; Elide HG da Rocha Medeiros.. (Org.). Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar da UNIFESP EPM: Adolescência. 1 ed. : Manole, 2008, v. 1, p. 43-54.
  • ABREU, C. L. M. . Necessidades e Recomendações Nutricionais. In: Maria Sylvia de Souza Vitalle; Elide HG da Rocha Medeiros.. (Org.). Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar da UNIFESP EPM: Adolescência. 1 ed. : Manole, 2008, v. 1, p. 37-42.
  • ABREU, C. L. M. . Protocolo de Atendimento ao Adolescente (10 a 19 anos). In: Irani Gomes dos Santos. (Org.). Nutrição da assistência a promoção da saúde. 1 ed. : Racine, 2007, v. 1, p. 219-235.
  • BRITO, K. M. F. ; GERMAN, L. V. S. ; BARROS, H. M. A. ; BARBOSA, M. C. S. ; BENTO, E. ; BIRAL, A. M. ; COUTINHO, V. F. ; AZEVEDO, C. H. ; ABREU, C. L. M. . RESPOSTA GLICÊMICA DO FARELO DE AVEIA (AVENA SATIVA L.) NA PREPARAÇÃO DE CUSCUZ EM DIABÉTICOS TIPO II. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
  • ABREU, C. L. M. ; JESUS, A. M. ; FOLHE, A. C. ; SAMPAIO, C. S. ; CALIL, D. H. ; LAET, M. S.; FERREIRA, M. ; TUMENAS, R. C. ; SONODA, R. A. . Relato Assistêncial: Caracterização dos Pacientes Acompanhados pelo Programa de Atendimento Domiciliar (UAD) na Região de Guianases, UBS Jardim São Carlos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Profª M.ª Irani Gomes dos Santos
  • Tese de Mestrado
    Título: Residência Multiprofissional e a formação do nutricionista para o Programa Saúde da Família, Ano de Obtenção: 2009. 2010. UNIFESP.
  • FREITAS, A. C. ; MELO, F. C. S. ; MILITÃO, F.L. ; MARCOLINO, F. F. ; SANTOS, I. G. ; JAEN, J.Q. ; AGUIAR, K.S.M.A. ; MOUSSA, S. . O nutricionista no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF): Vivenciando a Experiência na Zona Leste do Município de São Paulo. Nutrição Profissional, v. V, p. 48-52, 2010.
  • SANTOS, I. G. ; PENNA, C. L. ; MORIYAMA, F. M. ; LEAO, F. V. ; SOUZA, M. P. D. ; AGUIAR, Z.N. . Percepção dos educadores e coordenadores de uma creche sobre processo educativo em saúde desenvolvido com abordagem multiprofissional. Revista de APS (Impresso), v. 12, p. 409-419, 2009.
  • TAMBELLINI, C. A. ; SANTOS, I. G. ; OLIVEIRA, M. R. P. ; LOPES, L. R. . Conhecendo quem são as suas gestantes. In: 62º CBEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2010, Florianópolis. 2010.
  • SANTOS, I. G. ; BATISTA, N.A. ; DEVINCENZI, M.U. . O nutricionista no Programa Saúde da Família: sua atuação a partir do olhar dos profissionais de saúde. In: II World Congresso of Public Health Nutrition. I Latinamerican Congress of Community Nutrition, 2010, Porto. II World Congresso of Public Health Nutrition. I Latinamerican Congress of Community Nutrition, 2010.
  • SANTOS, C. ; SANTOS, I. G. ; FERNANDES, M.T.A. ; TORREGROSSA, L. ; TOSCANO, S.A. ; VITÓRIO, R.L. . O processo de educação no cuidado em saúde: abordagem multiprofissional. In: 8º Congresso Nacional da Rede UNIDA, 2009, Salvador. 2009.
  • SANTOS, C. ; SANTOS, I. G. ; OHARA, E.C.C. ; ZANINI, C.A. ; TORREGROSSA, L. . Promoção e educação em Saúde: atuação multiprofissional. In: 8º Congresso Nacional da Rede UNIDA, 2009, Salvador, 2009.
  • SANTOS, I. G. ; LANDIM, S.A. ; SILVA, G. T. R. . A Aprendizagem baseada em problemas na Residência Multiprofissional em Saúde da Família: Vivênica da Precptoria. In: 8º Congresso Nacional da Rede UNIDA, 2009, Salvador, 2009.
  • SANTOS, C. ; SANTOS, I. G. ; FERNANDES, M.T.A. ; TORREGROSSA, L. ; TOSCANO, S.A. ; ZANINI, C.A. . Abordagem multiprofissional na reabilitação funcional do portador de lesão medular: assistência domiciliar. In: 8 Congresso Brasileiro Internacional de Assistência Domiciliar - 8 CIAD, 2009, São Paulo. CIAD 2009 - 8 Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar. Atenção Domiciliar: fotografias: CIAD, 2009.
  • SANTOS, C. ; SANTOS, I. G. ; FERNANDES, M.T.A. ; TORREGROSSA, L. ; ZANINI, C.A. ; TOSCANO, S.A. . Atuação multiprofissional domiciliária na reabilitação funcional em paciente portador de ataxia de Friedreich. In: 8 Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, 2009, São Paulo. CIAD 2009 - 8 Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar. Atenção domiciliar: fotografias, 2009.
  • SANTOS, C. ; SANTOS, I. G. ; FERNANDES, M.T.A. ; TORREGROSSA, L. ; TOSCANO, S.A. ; ZANINI, C.A. . Síndrome de Charcot- Marie-Tooth decorrente do Diabetes Mellitus (DM):assistência domiciliar. In: 8 Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, 2009, São Paulo. CIAD 2009. 8 Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, 2009.
  • CRECENCIO, S.S.H. ; SANTOS, I. G. . Educação Nutricional para pacientes oncológicos sob a visão do Nutricionista: relato de experiência. In: IV Seminário Internacional Ensino em Ciências da Saúde: docência no ensino superior - panorama atual e internacionalização CEDESS-PROGRAD, 2009, São Paulo. 2009.
  • SANTOS, I. G. ; DEVINCENZI, M.U. ; BATISTA, N.A. . Residência Mulitiprofissional e a formação do Nutricionista para o Programa Saúde da Família. In: IV Seminário Internacional Ensino em Ciências da Saúde: docência no ensino superior - panorama atual e internacionalização CEDESS-PROGRAD, 2009, São Paulo. 2009.
Profª M.ª Maria Theresa de Oliveira
  • Tese de Mestrado
    Título: O uso de interferência por RNA para a análise do gene E2F1 na progressão do ciclo celular em células tumorais. 2010. UNIFESP.
  • OLIVEIRA. M.T. Da Família para a Escola: a importância da interdisciplinaridade aplicada ao cotidiano. 2011. Revista Metáfora Educacional.
  • Artigo de Mestrado
    OLIVEIRA. M.T.Effectsof E2f1 knockdown in cellproliferation in a murine melanoma model. (2011 - a ser publicado em breve). Melanoma CellResearch.
  • OLIVEIRA. M.T. O poder da face oculta no cinema.(2012 - a ser publicado em breve). Ed: Cultor de livros.
  • OLIVEIRA. M.T. Ultraviolet radiation-induced oxidative stress and cell cycle progression in repair deficient human
    celllines. 2011.
  • OLIVEIRA. M.T. Utilização de partículas adenovirais com código para shRNAs contra o RNA do gene E2f1 para estudo de melanoma in vitro e in vivo. 2010.
  • OLIVEIRA. M.T. Correlação da expressão de DNMT3B/Dnmt3b e MECP2/Mecp2 e de microRNAs durante a diferenciação de células tronco-embrionárias murinas e humanas. 2010.
  • OLIVEIRA. M.T. RNA de interferência: ferramenta para o estudo da função do gene E2F1 no mecanismo celular de reparo ao dano no DNA. 2010.
  • OLIVEIRA. M.T. Estudo dos níveis de expressão de microRNAs preditos para DNMT3B/Dnmt3b e MECP2/Mecp2 durante a diferenciação de células-tronco embrionárias humanas e murinas. 2010.
  • OLIVEIRA. M.T. Desenvolvimento de modelo animal e construção de partículas adenovirais com código para shRNAs contra o RNA do gene E2f1 para estudo de melanoma 2009.
Profª Esp. Paula Daiany Gonçalves Macedo
  • MACEDO; SANTOS, I. . A ingestão de ômega 3 na gestação para o desenvolvimento infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
  • MACEDO. Educação Nutricional Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
  • MACEDO; COLLUCCI, A. C. A. . Avaliação Nutricional e Consumo Alimentar de Adolescentes de uma Escola Pública. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Prof. Dr. Paulo Cobellis Gomes
  • GOMES, Paulo Cobellis . A Humanização como Principio Ético na Assistência de Enfermagem ao Paciente Internado em UTI - Nota Prévia. In: I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009, São Paulo. Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009.
  • GOMES, Paulo Cobellis . Uma História de Vida com Necessidades Especiais. In: I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009, São Paulo. I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009.
  • GOMES, Paulo Cobellis . Transplante: O Último Suspiro?. In: I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009, São Paulo. I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009.
  • GOMES, Paulo Cobellis . Perfil Nutricional de Crianças Hospitalizadas. In: I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009, São Paulo. I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009.
  • GOMES, Paulo Cobellis . O Conhecimento da Equipe de Enfermagem sobre as Técnicas e as Doenças Detectáveis por meio do teste de Triagem Neonatal - Nota Prévia. In: I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009, São Paulo. I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009.
  • GOMES, Paulo Cobellis . A Consulta de Enfermagem Pediátrica como um Instrumento para o Cuidado de Crianças. In: I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009, São Paulo. I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009.
  • GOMES, Paulo Cobellis . Linha do Tempo: A Moda e a Vestimenta de Enfermagem de 1880 a 2009. In: I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009, São Paulo. I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009.
  • GOMES, Paulo Cobellis . Linha do Tempo: A Moda e a Vestimenta de Enfermagem de 1880 a 2009. In: I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009, São Paulo. I Simpósio Internacional de Enfemagem, 2009.
  • GOMES, Paulo Cobellis. Cuidados de Enfermagem durante a Aspiração Endotraqueal em RN internado em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). In: I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009, São Paulo. I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009.
  • GOMES, Paulo Cobellis. O Cuidado do Enfermeiro no Manuseio do Cateter Central de Inserção Periférica (PICC): Revisão Literária - Nota Prévia. In: I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009, São Paulo. I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009.
Profª Esp. Priscila Costa Guedes
  • GUEDES, P. C. ; Gouvêa, Lélia . Aleitamento Materno: Qual o conhecimento dos adolescentes da rede pública sobre o tema?. In: 12º Congresso Paulista Pediatria, 2010, São Paulo. Temas Livres, 2010.
  • GUEDES, P. C. ; Mendonça, Alene da Costa . Desenvolvimento de Pão restrito em fenilalanina e de baixo custo. In: 12º Congresso Paulista de Pediatria, 2010, São Paulo. Temas Livres, 2010.
  • GUEDES, P. C. . Avaliação Nutricional em Pediatria na Internação Hospitalar. In: I Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, 2009, São Paulo. Resumos do I Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente. São Paulo : CDH, 2009. v. 19. p. 45-45.
  • GUEDES, P. C. . Terapia Nutricional na Fenilcetonúria. In: I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009, São Paulo. Anais Santa Marcelina. São Paulo, 2009.
  • CAMARGO,S ; GUEDES, P. C. ; Roseli Cristiano Cardoso ; Cobeliis, P G . PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS. In: I Simpósio Internacional de Enfermagem, 2009, São Paulo. Anais Santa Marcelina. São Paulo, 2009.
  • GUEDES, P. C. . Terapia Nutricional na Fenilcetonúria. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
  • GUEDES, P. C. . Tratamento Dietético para pacientes com fenilcetonúria. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
  • GUEDES, P. C. ; ALVES, M. A. P. . Protocolo de Atendimento do Nutricionista em Pediatria. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
  • GUEDES, P. C. . SUPLEMENTAÇÃO DE MICRONUTRIENTES NA CRIANÇA HOSPITALIZADA.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
  • GUEDES, P. C. . Obesidade na Infância e na Adolescência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
  • GUEDES, P. C. ; Mendonça, Alene da Costa . Desenvolvimento de Pão restrito em fenilalanina e de baixo custo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
  • GUEDES, P. C. . Reflexões sobre a terapia nutricional na fenilcetonúria. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
  • GUEDES, P. C. ; ALVES, M. A. P. . Protocolo de atendimento nutricional em pediatria. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
  • GUEDES, P. C. . Avaliação Nutricional em Pediatria na Internação Hospitalar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
  • GUEDES, P. C. ; ALVES, M. A. P. ; Cintia Aparecida Souza . Terapia Nutricional na Fenilcetonúria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
  • ALVES, M. A. P. ; GUEDES, P. C. ; Cintia Aparecida Souza . Beneficios do Aleitamento Materno para o bebê. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Profª M.ª Lucimara Duarte Chaves
  • CHAVES L.D. et al. Enfermagem e custos: uma revisão da literatura nacional CuidArte Enfermagem 2010; 4(1): 36-43.
  • CHAVES L.D. Sistematização da assistência de enfermagem: considerações teóricas e aplicabilidade. São Paulo: Martinari, 2009. 146 p.
  • CHAVES L.D.; LEÃO E. R. (Org) . Dor 5o sinal vital: reflexões e intervenções de enfermagem. 2. ed. São Paulo: Martinari, 2007. 639 p.
  • CHAVES L.D.C. Dor como 5o sinal vital. In: Onofre Alves Neto; José Tadeu Tesseroli de Siqueira; Manoel Jacobsen Teixeira. (Org.). Dor: princípios e prática. 1 ed. Porto Alegre: Artmed; 2009. p. 109-120.
  • CHAVES L.D. A avaliação da dor. In: Aspásia BasileGesteira. (Org.). Exame físico no adulto. 1 ed. São Paulo: Martinari; 2009. p. 65-72.
  • CHAVES L.D. Exame físico neurológico. In: AspasiaBasileGesteira. (Org.). Exame físico no adulto. 1 ed. São Paulo: Martinari; 2009. p. 83-107.
  • CHAVES L.D. Avaliação e gerenciamento da dor pós-operatória. In: William Malagutti, Isabel Miranda Bonfim. (Org.). Enfermagem em Centro Cirúrgico. 1 ed. São Paulo: Martinari; 2008. p. 281-317.
Prof. M.e Wagner Garcia Siqueira
  • SIQUEIRA, W. G. Projeto "Penso, Logo Escrevo". Seminário Prêmio Professores do Brasil - 4ª edição (MEC), 2009, Brasília.
  • SIQUEIRA, W.G. O desafio da produção textual no projeto "Penso, Logo Escrevo". 5º SIAC – Simpósio Ação Cidadã, 2011, São Paulo.

Coordenação

Profª M.ª Irani Gomes dos Santos
Mestre em Ensino e Ciências da Saúde - UNIFESP- 1999. Especialista em Educação e Formação em Saúde - FASM - 2005. Nutricionista Clínica - Hospital Santa Marcelina (1999 a 2005). Preceptora da categoria de Nutrição da Residência Multiprofissional em Saúde da Família - MS/FASM (2005 a 2007). Atividades de consulta, visita domiciliar e grupos educativos relacionados a Nutrição e Alimentação na Clínica Nossa Senhora Aparecida - FASM (2005 a 2009). Docente na FASM no curso de Enfermagem e Nutrição. Docente da pós-graduação do Instituto Racine. Organizadora e autora do livro Nutrição: da assistência a promoção da saúde. Autora dos livros Saúde da Família: considerações teóricas e aplicabilidade; Educação e Saúde: Cenários de Pesquisa e Intervenção.