Parcerias FASM

Convênios e Descontos

Faça sua Inscrição

Vestibular 2014-2

Vídeo sobre o Curso
Administração
Período
  • Noturno (19h às 22h40)
Duração
  • 06 semestres
Mensalidade
Matriz Curricular
Nota Enade
Guia do Estudante
Guia do Estudante
  • Em avaliação
Localização
Unidade Itaquera

Galeria de Fotos

Clique para visualizar

Folder do Curso

Visualize ou imprima

exemplo banner
A A A
Graduação
Tecnologia em Radiologia

Apresentação

O curso de Tecnologia em Radiologia da Faculdade Santa Marcelina, reconhecido por sua qualidade e tradição, foi idealizado para suprir uma demanda em ascensão no mercado de trabalho, atendendo aos avanços tecnológicos inerentes à formação do Tecnólogo em Radiologia.

O aluno formado na FASM aplica todo o conhecimento prático e teórico obtidos em sua formação, tornando-se um profissional capacitado para coordenar, gerenciar equipes e os processos de trabalho dos serviços de diagnóstico por imagem.

Durante o curso, o aluno é estimulado a promover e desenvolver a pesquisa científica inter e multidisciplinar, para que se torne um profissional com visão crítica e humanista do mundo.

Diferenciais

  • Nota máxima no último ENADE 2010, tornando-se o melhor curso do Brasil entre as faculdades particulares;
  • Infraestrutura diferenciada com laboratórios práticos de Radiologia, Anatomia, Enfermagem e laboratórios de informática;
  • Professores das disciplinas de formação específica atuantes em grandes instituições;
  • Disciplinas de formação específica com uma carga horária expressiva de estágios curriculares supervisionados, de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Técnicos e Tecnólogos em Radiologia (CONTER);
  • O aluno do Curso de Tecnologia em Radiologia da FASM pode realizar seus estágios supervisionados nos hospitais da Rede Santa Marcelina, Hospital Estadual Mário Covas, Hospital Geral de São Matheus, IPEN/CNEN além de outros parceiros. Toda a carga horária de estágio é fornecida pela FASM.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é promissor e amplo, atendendo em uma grande diversidade de opções de trabalhos para os egressos. Os principais campos de absorção desses profissionais são Hospitais, Clínicas, Laboratórios de Imagens, AMAS, Indústria, Plataformas de Petróleos, Aeroportos, Portos, Application, Pesquisa, Ensino e Extensão.

Veja mais sobre o campo de trabalho e a diversidade de áreas na radiologia.

O campo de trabalho abrange uma grande diversidade de áreas na radiologia, como: No setor de diagnóstico por Imagem e suas subáreas (radiologia convencional, radiologia digital, mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada, ressonância magnética, densitometria óssea, litotripsia extracorpórea, estações de trabalho (Workstation), ultrassonografia e PET – CT. Além da radiologia veterinária, radiologia odontológica e radiologia forense, ficam também definidos como diagnóstico por imagem.

No setor de Radiodiagnóstico - Radioterapia e Medicina Nuclear: Gestão e implementação do Programa de Garantia de Qualidade; Gestão e implementação do Serviço de Proteção Radiológica; Elaboração e implementação do Plano de gerenciamento de tecnologias em saúde em estabelecimentos de saúde; Supervisão de estágio de estudantes das áreas de técnicas e tecnologia em radiologia; Gestão e implementação do Programa de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde.

No setor da Radiologia industrial: Gestão e implementação do Serviço de Proteção Radiológica; Definição e garantia do cumprimento dos protocolos utilizados no serviço, bem como as adaptações necessárias; Treinamento do pessoal envolvido nos procedimentos radiológicos; Orientação e supervisão das atividades da equipe no que se refere às técnicas e procedimentos de trabalho em situações normais e de emergência; Verificação e validação dos resultados obtidos em ensaios não destrutivos.

No Ensino, Pesquisa e Extensão.

Depoimentos

Denis Honorato
Tecnólogo em Radiologia - FASM – 2007 - Professor da Faculdade Santa Marcelina

"Estudar em uma faculdade com características ímpares como: tradição, moderna infraestrutura, corpo docente qualificado, grade curricular estruturada a direcionar o conhecimento do aluno à aplicabilidade prática, nos possibilita uma formação sólida e dinâmica. Sua estrutura acolhedora e ensinamento dos valores cristãos intrínsecos ao processo de formação, prepara o aluno ao comportamento e crescimento ético, além do desenvolvimento dos valores humanos que só a Faculdade Santa Marcelina (FASM) sabe como fazer."

Rodrigo Mendes Pinto
Tecnólogo em Radiologia - Especialista em Radiologia Industrial - Credenciado pela CNEN como Responsável por Instalação Aberta - RIA

"A Faculdade Santa Marcelina proporciona um ensino de excelência visando o desenvolvimento profissional e ético. Falo com propriedade, pois na graduação do curso Tecnologia em Radiologia foram abordadas diferentes áreas de atuação e todas tinham como propósito preparar o aluno para o mercado de trabalho. O curso possui um leque de opções de carreiras, e eu optei pela Radiologia Industrial por ser uma área nova e pouco conhecida, mas com grandes oportunidades de trabalho, que aumentaram com a descoberta do pré-sal, que faz gerar milhares de empregos diretos e indiretos. Atualmente sou professor do Instituto Brasileiro de Radiologia e ministro aulas em diferentes instituições."

Luiz Henrique da Silva
Coordenador do Sistema RIS, PACS do Complexo HCFMUSP.

"A FASM contribuiu muito para meu crescimento profissional. Estudar numa instituição onde o ensino, a ética e o respeito são sempre levados a sério, foi um fator determinante para minha carreira. Durante o curso de graduação de Tecnologia em Radiologia, obtivemos sólidos conhecimentos em todos os temas que foram abordados. Professores capacitados, sempre dispostos a contribuir com o aluno e proporcionar ensino de qualidade. Há quase 6 anos trabalho com Sistemas PACS e fui o primeiro tecnólogo em radiologia à ingressar nesta área. Fico muito satisfeito por poder contribuir para um time de diferenciados profissionais da instituição onde trabalho e o melhor ainda poder abrir caminho para novos tecnólogos."

Jônatas Ferreira Lima
Técnico / Tecnólogo em Radiologia no setor de Radioterapia do Inrad – Hospital das Clínicas e Professor de cursos técnicos.

"A FASM foi primordial na minha escolha de carreira, pois foi aí que tive um direcionamento de qual modalidade eu deveria seguir. Quando comecei o curso, eu tinha várias expectativas, porém, só me decidi no 5º. Semestre, com a matéria de RADIOTERAPIA, quando vi o que realmente queria. Tudo se confirmou quando os professores e o coordenador abriram oportunidades de estágios para mim, aí então pude perceber que realmente me identifico com RADIOTERAPIA e hoje sou muito feliz no que faço. Com certeza indico a FASM não só para amigos, mas também para alunos dos cursos técnicos que leciono. Carrego lembranças incríveis da FASM, como a PAZ, a energia positiva e a presença de Deus em cada momento de tensão, devido às provas, as atividades e a alegria com os colegas de turma."

Sara Tanimoto Sarau
Analista de Imagens e Produtos Júnior - Fujifilm NDT Sistemas Médicos Ltda

"A oportunidade de estudar na FASM é algo realmente inesquecível. Contar com uma instituição que fornece ensino de qualidade incomparável, tanto pelas instalações, quanto pelas oportunidades de estágios variados foram essenciais para minha formação com excelência. Os mestres que constituem o corpo docente dentro do curso de Tecnologia em Radiologia são completos em suas qualificações tanto teórica quanto prática, tendo sido essenciais para minha formação tanto profissional quanto pessoal. A FASM conta com profissionais altamente qualificados e conceituados dentro da Radiologia, não só por suas atuações profissionais, mas pelo engajamento em assuntos pertinentes a área e de interesse a todos, o que contribui de maneira fundamental para o crescimento do futuro profissional. A instituição prega o respeito ao ser vivo acima de tudo o que acresce a formação do indivíduo perante a ética profissional e amor à profissão."

Corpo Docente

Prof. M.e Adilson Marques da Silva
Farmacêutico-Bioquímico, Mestre em Farmacologia UNIFESP-EPM, Doutorando em Farmacologia UNIFESP- EPM. Docente do Curso em Graduação em Enfermagem – Faculdade Santa Marcelina. Docente do Curso de Medicina – Universidade de Santo Amaro (UNISA) e Universidade metropolitana de Santos (UNIMES).


Prof. Esp. Alexandre Gutierre Barbosa
Fisioterapeuta. Mestrando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Colaborador da disciplina Gastroenterologia na Faculdade de Medicina do ABC. Especialista em Fisiologia Médica pela Faculdade de Medicina do ABC. Atualmente é docente nos cursos de Graduação em Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Tecnólogo em Radiologia Médica da Faculdade Santa Marcelina, lecionando as disciplinas: Anatomia humana, Fisiologia humana e Fisiopatologia.
Prof. M.e Allan Brennecke Leite
Mestre em Biomecânica, Graduado em Ciências Computacionais e do Esporte. Membro da equipe de suporte científico e tecnológico no Cognitive Interaction Techonology - Center of Excellence – Alemanha.



Prof. Álvaro A. Vilas Boas Castilho
Possui experiência em diversos segmentos do radiodiagnóstico desde 1997, graduação em Tecnologia em Radiologia Médica pela Universidade Nove de Julho. Pós Graduado em administração de negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM e estudou pela University Of La Verne (C.A - EUA), The Short M.B.A - Strategic Management & International Marketing. Docente da Faculdade Santa Marcelina (FASM) e Universidade Nove de Julho (Uninove).
Prof. Esp. Bergman Nelson Sanchez Munoz
Tecnólogo em Radiologia pelo Centro Universitário São Camilo (2003), Especialização em Tomografia e Ressonância Magnética - Unisa - Universidade de Santo Amaro (2004). Docência nas disciplinas: Informatica Aplicada as Imagens Médicas Digitais e Engenharia Clínica. Presidente da ATRESP - Associação Tecnólogia Radiológica do Estado de São Paulo e Membro da Comissão de Elaboração das Atruições do Tecnólogo em Radiologia CONTER (gestão 2011) e Docente da Pós-Graduação.
Profª Dr.ª Carla Roberta Ferraz
Doutora em Saúde Pública pela USP em 2009. Mestre em Saúde Pública pela USP em 1998. Grad. Em Enfermagem pela UPE em 1994. Professora da Faculdade Santa Marcelina – FASM



Profª M.ª Cássia Xavier Santos
Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul, Brasil (2008) PROFESSOR ESPCIALISTA IV da Associação Santa Marcelina - Faculdades Santa Marcelina – FASM e Coordenadora do Curso de Fisioterapia.


Prof. M.e Constantino Carbonar Neto
Graduado em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado, possui Mestrado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 25 anos na área de Tecnologia da Informação (TI), com nove anos na gerência de equipes multidisciplinares em diversas áreas, respondendo pelo resultado dos projetos, definições de padrões técnicos, desenvolvimento de metodologias de trabalho, entre outras atividades. Possui experiência na coordenação de Projetos de Atualização Tecnológica em ambientes de alta disponibilidade, bem como gerenciamento da infra-estrutura de Data Center. Atualmente pesquisa os objetos de estudo gestão da informação, gestão da tecnologia da informação e Teoria das Organizações. É docente desde 1978, com dez anos de experiência no ensino superior, e oito como coordenador de curso.
Prof. M.e Denis Honorato Costa
Atualmente finalizando o curso Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado) pela Universidade de Mogi das Cruzes, com tese intitulada: Análise de Desenvolvimento Computacional de Lesões Mamárias possui graduação em Radiologia pela Faculdade Santa Marcelina (2007) e Profissional de Nível Técnico em Radiologia pela E.F.P.S. "Sophia Marchetti" (2002).

Prof. M.e Francisco Carlos Feitosa
Mestre em Engenharia Biomédica, pela Universidade Mogi das Cruzes, 2011, Tecnólogo em radiologia, Faculdade Santa Marcelina, 2006. Técnico em Radiologia, Escola Sophia Marchetti, 2002.



Profª M.ª Glauteice Freitas Guedes
Graduada em Enfermagem pela Universidade de Mogi das Cruzes (1998), é Especialista em Administração Hospitalar, Mestre em Ciências pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (2008). Atualmente é Professora na Faculdade Santa Marcelina e na Universidade Anhembi Morumbi. É orientadora em Programas de Pós-graduação lato-sensu e tem experiência como docente nos Cursos de Graduação em Enfermagem e Tecnólogo em Radiologia; e nos cursos de pós-graduação de Enfermagem em Cuidados Intensivos e Educação e Formação em Saúde.
Profª Jacqueline da Silva Souza
Graduada em Letras Licenciatura / Bacharelado-Português / Inglês pela Universidade Cidade de São Paulo (2004). Pós-Graduação em Linguística e Ensino de Línguas (em andamento). Assistente de Tutoria do Curso de Formação dos Professores do Estado de São Paulo pela Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, em 2010. Atualmente é professora da Associação Santa Marcelina - Faculdades Santa Marcelina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.
Profª M.ª Janaína Pereira Dina Toreli
Graduação em Biomedicina – UMC – 1999. Mestre em Biologia Molecular – Unifesp – 2003. Professora da Faculdade Santa Marcelina.



Prof. M.e Júlio Cesar Bezerra Lucas
Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)Especialista em História da Ciência & Ensino de Física pelo Centro de Extensão Universitária (CEU). Graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Bacharel e Licenciado em Física. Docente dos cursos de graduação e pós graduação em Radiologia. Coordenador do curso técnico em radiologia da Escola Sophia Marchetti.
Prof. Esp. Lucivaldo dos Reis Menezes
Físico, licenciado e bacharelado pela PUC-SP, especialização em Ensino de física e história da ciência pelo Centro de Extensão Universitário.



Prof. M.e Marcelo Mendes Alves
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1997), Especialização em Biologia do Desenvolvimento (Embriologia) e Células Tronco pela Universidade de São Paulo - USP (2007) e Mestrado em ciências (Anatomia) pela Universidade de São Paulo - USP (2008). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana, Anatomia Radiológica, Anatomia Comparada e Embriologia.
Profª Esp. Maria das Dores Domingos
Graduação em Tecnologia em Radiologia Médica pelo Centro Universitário São Camilo Especialista em Diagnóstico por Imagem. Mestranda da Faculdade de Medicina Santo Andre, Docente da Universidade Nove de Julho - Faculdades Santa Marcelina. Área de atuação Diagnóstica por Imagem e medicina nuclear.


Profª M.ª Maria Teresa de Almeida Fernandes
Graduação, Licenciatura e bacharelado em Psicologia pela UMC. Mestre em Ciências da Saúde pela UNICSUL. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo CRP. Especialista em Psicoterapia Psicodinâmica do Adolescente pelo Instituto SEDES SAPIENTIAE. Especialista em Educação de Deficientes Auditivos pelo DERDIC/PUC. Supervisora do Serviço de Psicologia do Hospital Santa Marcelina. Supervisora do Programa de Aprimoramento Profissional em Psicologia da Saúde do Hospital Santa Marcelina credenciado pela SES- FUNDAP. Representante dos Programas de Aprimoramento Profissional do Hospital Santa Marcelina na SES-FUNDAP. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do HSM. Conselheira Municipal de Saúde representando os Institutos de Ensino Superior e de Pesquisa Privados.
Profª Esp. Marinalva Chiafarelo Santos Ulian
Graduada em Tecnologia em Radiologia Médica pela Universidade São Camilo (UNISC), Pós- Graduada em Capacitação em Docência do Ensino Superior Tecnológico- Faculdade Drumont e Imagenologia na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestranda em Ciências da Saúde pela Fundação de Medicina do ABC (FMABC) e discente do Curso Superior de Enfermagem.

Prof. Esp. Oliveira Martins de Barros
Tecnólogo em Radiologia pelo Centro Universitário São Camilo (2005), Especialização em Tomografia e Ressonância Magnética - Unisa - Universidade de Santo Amaro (2006), Mestrando em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (2010). Docente do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Faculdade Santa Marcelina desde (2007), nas disciplinas: Supervisão de Estágios e Radiologia Industrial.
Prof. Dr. Paulo Cobellis Gomes
Enfermeiro. Especialista em Pediatria e Puericultura (1979). Mestre em Enfermagem Pediátrica e Pediatria Social. (1987) e Doutor em Ciências (1999) pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP. Presidente da ABEn Seção São Paulo (por uma gestão). Vice presidente do COREN-SP (por duas gestões) e da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (por uma gestão). Membro da Sigma Theta Tau International (Honor Society of Nursing MEMBER).
Prof. M.e Pedro Fernandes de Freitas
Responsável pelas disciplinas de FILOSOFIA/SOCIOLOGIA e METODOLOGIA CIENTÍFICA DE PESQUISA – II (orientação de TCC). Mestrado em Ciência da Saúde pelo CEDESS/UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo no ano de 2005, com o título: Especialização (lato-sensu) Globalização e Cultura na área de Ciências Sociais, pela Escola de Pós-graduação da FESP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1994; Bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESP no ano de 1984; do curso de ESPECIALIZAÇÃO (Pós Lato-sensu) em SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA da Faculdade de Medicina do ABC (Fundação Santo André - SP). Desde março de 2010.
Prof. M.e Renato da Silva Fernandes
Graduado em Tecnologia em Radiologia Médica pelo Centro Universitário São Camilo (2006). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (2012). Atualmente é professor da Faculdade Santa Marcelina nas disciplinas de Radioterapia e Estágio Supervisionado, professor do Centro de Formação em Ciências da Saúde (CEFACS - Incor), Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Radioterapia do Centro de Estudos Rafael de Barros CERB – InRad - HCFMUSP e Coordenador do Curso de Técnico em Radiologia da Escola Sophia Marchetti. Atua como Tecnólogo em Radiologia e Supervisor das Aplicações das Técnicas Radiológicas, na especialidade de Radioterapia, no Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InRad/HCFMUSP). Possui experiência em radioterapia, diagnóstico por imagem e ensino (Tecnologia em Radiologia).
Prof. M.e Wagner Garcia Siqueira
Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2009). Bacharel e Licenciado em Letras-Português pela USP (1998). Docente de Português Básico na Faculdade Santa Marcelina – Itaquera. Professor efetivo na Rede Estadual de Ensino, onde desenvolve novas práticas para o ensino da produção escrita. Vencedor do Prêmio Professores do Brasil – 2009 – conferido pelo Ministério da Educação por ter desenvolvido experiências pedagógicas inovadoras e bem-sucedidas por meio do projeto "Penso, Logo Escrevo".

Coordenação

Prof. Dr. Ibevan Arruda Nogueira
Doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade Mogi das Cruzes (2010-2014). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (2008). Especialista em Tomografia e Ressonância Magnética - Unisa - Universidade de Santo Amaro (2005). Tecnólogo em Radiologia pelo Centro Universitário São Camilo (2001). Avaliador dos Cursos Superiores Tecnológicos pelo MEC/INEP desde 2010. Membro da Comissão de Educação CONTER desde (2011). Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética e Docente da Pós-Graduação. Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Faculdade Santa Marcelina desde (2008) e docente nas disciplinas: Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética desde 2005.