Aluno da FASM ganha Prêmio Thomaz Rodrigues Alckmin

Data de publicação: 09/05/2017

João Guilherme Brunca, estudante de Medicina do quarto ano, se destacou na categoria Ciência

João Guilherme Brunca, aluno do 7° semestre da graduação em Medicina da Faculdade Santa Marcelina, conquistou em 27 de abril o Prêmio Thomaz Rodrigues Alckimin, criado em homenagem ao filho caçula do governador Geraldo Alckmin, falecido há dois anos em um acidente de helicóptero. O estudante de 22 anos recebeu a medalha na categoria Ciência pelas mãos do Prof. Dr. Antônio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) e professor titular da Escola Paulista de Medicina.

Concebida pelo deputado Campos Machado (PTB), a primeira edição da premiação aconteceu com o intuito de eternizar o legado de Thomaz Rodrigues Alckimin e homenagear o trabalho de outros jovens que superam dificuldades e se destacaram nas áreas do Esporte, Arte, Cidadania e Ciência. O prêmio, entregue por patronos representantes de cada categoria, visa estimular outros jovens que desejam construir um país melhor, mais digno e solidário.

Prestígio

“Representei ali um jovem da Faculdade Santa Marcelina que pretende mudar o mundo para melhor. Representei nossa instituição, meus colegas e todos que realizam projetos comigo. Naquele momento, eu senti todas as pessoas que me ajudaram”, disse João Guilherme. O estudante conta que ficou surpreso quando soube que havia ganho a medalha e só compreendeu a dimensão da premiação quando viu seu nome em destaque no evento. “Fiquei muito emocionado e muito feliz”, completa.

Além da dedicação com afinco aos estudos, Brunca se sobressai pelo envolvimento em diversas atividades extracurriculares. É vice-presidente da Associação Atlética Acadêmica Pedro Vital (A.A.A.P.V.), entidade responsável pela representação esportiva dos alunos de Medicina da faculdade, integra duas ligas acadêmicas - Liga Acadêmica de Cirurgia Hepato-Bilio-Pancreática e Liga Acadêmica de Cirurgia Cardíaca – e é co-fundador do comitê da FASM na International Federation of Medical Students Association, a maior e mais antiga organização não-governamental do mundo, que representa as associações de estudantes de Medicina em âmbito internacional.

João Guilherme desenvolve ainda um relato de caso sobre um melanoma vulvar, tipo raro de câncer que acomete a região genital da mulher, juntamente com a colega Heloísa Volpato, estudante da segunda turma de Medicina da FASM, e Márcio Delascio Lopes, ginecologista e obstetra do Hospital Santa Marcelina, professor e preceptor da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher da faculdade.

Por que Medicina na Faculdade Santa Marcelina?

“Eu escolhi a FASM porque encontrei aqui a melhor estrutura, a melhor grade curricular e os melhores docentes. Reconheço aqui o espírito que acredito que deve haver no mundo: de fraternidade, de união, cada vez mais presente dentro de cada estudante de Medicina da faculdade”, fala João Guilherme, orgulhoso de pertencer à instituição.

O curso, reconhecido com nota máxima no MEC, apresenta um modelo de ensino inspirado em princípios de Metodologia Ativa, com um sistema misto de aprendizagem e carga horária prática de quase 60% ao longo dos seis anos da faculdade. Além disso, se destaca pelas obras sociais, projetos de extensão e pesquisa que desenvolve e ainda por oferecer um amplo campo de estágio, formado pelos hospitais da Rede de Saúde Santa Marcelina, Assistência Primária à Saúde Santa Marcelina e o Ambulatório Médico de Especialidades na Zona Leste.

Conheça a graduação em Medicina.