Alunos da FASM são destaque no Dragão Fashion Brasil 2017

Data de publicação: 07/06/2017

Nesta 18ª edição, festival assumiu formato multicultural e abarcou em sua programação moda, música, cultura e gastronomia

Considerado o maior encontro de moda do Nordeste, o Dragão Fashion Brasil (DFB) serve como celeiro de novos profissionais do setor e é plataforma de lançamento para estilistas e marcas comprometidas com uma visão mais autoral de suas criações. Na edição deste ano, ocorrida entre os dias 24 e 27 de maio, no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, os alunos do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina conquistaram o 3° lugar no Concurso dos Novos e também no Ceará Moda Contemporânea 2017, competições que fazem parte da programação do festival.

Sob o tema “Peru – Alma Latina: Ancestralidade Cultural, Presente Têxtil e Futuro Inovador na Moda", a 18ª edição do evento atraiu cerca de 40 mil pessoas, de acordo com a organização. Durante os quatro dias de realização, o DFB abarcou em sua programação moda, arte, música e gastronomia. Além de promover um ciclo de palestras, mesas-redondas e workshops com grandes nomes da área, como a designer Phaedra Brasil e os estilistas Luiz Clério e Alexandre Herchcovitch, antigo aluno da FASM.

Concurso dos Novos

Os estudantes do 5º semestre do curso de Moda da FASM conquistaram o 3° lugar no super aguardado Concurso de Novos, competição exclusiva para alunos de graduação, pós-graduação e ensino técnico. A equipe que representou a faculdade no evento, formada por Denis Mathis, Eduardo Grella, Gabriela Pfeifer, Luiza Stevaux e Marco Aurélio Alves, apresentou a coleção Ch’usay*, baseada na narrativa de uma viagem, especificamente a de uma mulher e sua jornada através das terras peruanas.

As peças exaltam e exploram técnicas manuais em looks inteiros, que unem maxi tricôs, bordados e alterações na construção de tecidos já existentes. A coleção é contada a partir da visão deflorada de estrangeiros sobre o Peru, um país sinônimo de misticismo, espiritualidade, riqueza e orgulho cultural.

Confira aqui o release da coleção Ch’usay.

Concurso Ceará Moda Contemporânea

Criado para promover o reconhecimento de estudantes e profissionais de moda do Ceará, o Concurso Ceará Moda Contemporânea, ocorrido no segundo dia do festival Dragão Fashion Brasil 2017, se dividiu em três categorias: design, modelagem e cultura. Sob o tema “Ceará de Corpo e Alma”, a competição trouxe peças típicas da região, recortes à laser, crochês manuais e até mesmo peças em alfaiataria com referências cearenses.

João Paulo Santos da Paz, aluno do 5° semestre do curso de Moda da FASM, conquistou o 3° lugar no concurso, que contou com oito participantes nesta edição. O futuro estilista desenvolveu uma coleção inspirada no cotidiano cearense, intitulada ‘Maria Francisco’. “Maria, trançadeira de palha, e Francisco, pescador e libertador dos escravos”, explicou o estudante, que também desenvolveu acessórios, como chapéus e sapatos, para compor a produção.

Em entrevista à FASM, João reconheceu a importância do evento para alavancar grandes nomes para o mercado e destacou a importância do conhecimento acadêmico para a formação do profissional de moda. “Ainda adolescente, descobri a FASM, visitei e simplesmente me encantei. Porém, havia um problema: não tinha condições de pagar a mensalidade, mas não desisti e batalhei por uma bolsa de estudos para fazer o que mais amo na vida. E hoje, no terceiro ano do curso, estou totalmente surpreendido e satisfeito com os professores e com a estrutura que a faculdade proporciona”.

Confira aqui o release da coleção Maria Francisco.

Sobre o Dragão Fashion Brasil

Criado em 1999, em Fortaleza/CE, ainda com o nome de Dragão Fashion Brasil, o DFB é um dos maiores e mais longevos eventos de moda do país. Idealizado por Claudio Silveira, a principal missão do DFB é servir como celeiro de novos talentos e plataforma de lançamento para estilistas e marcas comprometidas com uma visão mais autoral da moda.

Com o tempo, o DFB assumiu sua vocação multicultural, passando a abraçar outros segmentos que utilizam a moda como fio condutor: cultura, gastronomia e saberes. Através de ações parceiras, oferece ao público em geral oficinas, cursos, workshops, palestras, intercâmbio de profissionais, shows abertos e performances multiculturais.

Conheça a graduação em Moda da Faculdade Santa Marcelina.

*palavra derivada do Quichwa, língua nativa de vários povos ameríndios, que significa viajar.

Confira as fotos das criações:

Concurso dos Novos:

Concurso Ceará Moda Contemporânea: