Ella Fitzgerald é tema de palestra na FASM Perdizes

Data de publicação: 05/04/2017

Zuza Homem de Mello, jornalista e musicólogo, traça perfil de cantora eternizada na história por sua capacidade vocal singular e impecável.

Neste mês, em 25 de abril, celebramos o centenário de Ella Fitzgerald. E em comemoração a esta data, a pós-graduação Canção Popular: Criação, Produção Musical e Performance encabeça na próxima segunda-feira, 10/04, 19h, uma palestra sobre a trajetória musical da cantora, tão versátil e tão ímpar.

Rainha do Jazz. Primeira Dama da Canção. Ella Fiztgerald é um ícone da música americana. Ovacionada por seus improvisos vocais, por uma extensão de voz incomum, ganhou 13 prêmios Grammy e vendeu mais de 40 milhões de álbuns. Soava dócil, precisa e sensual. Quando estava sob holofotes, se entregava: a estrela se transformava em som. Cantava sobre a música que repousava em sua alma. E essa música não possuía gênero.

Zuza Homem de Mello, um dos homens que mais ouviu e escreveu sobre música no país, discute no evento a genialidade da diva. O musicólogo, radialista e jornalista, que possui mais de 60 anos dedicados à música e manteve colunas de jazz para os jornais Folha da Noite e Folha da Manhã, traça perfil da estrela em um encontro especial na Unidade Perdizes, com entrada franca e aberto ao público externo.

Para participar, é necessário se inscrever através do e-mail cpcpop.fasmper@santamarcelina.edu.br. As vagas são limitadas.

Ouça Ella Fitzgerald no Spotify:

Conheça a pós-graduação Canção Popular: Criação, Produção Musical e Performance

Short bio: Zuza Homem de Mello

Musicólogo. Jornalista. Radialista. Produtor musical. Estudou na Juilliard School of Music de Nova York (musicologia), na School of Jazz de Tanglewood, Massachussets e na New York University (literatura inglesa), nos Estados Unidos, em 1957 e 1958.
Desde 1958, ministra palestras e cursos sobre Música Popular Brasileira e Jazz no Brasil e no exterior. Dedica-se há mais de 50 anos ao garimpo e divulgação da música popular brasileira e do jazz.
É autor dos livros A Era dos Festivais
 (Editora 34, 2003), João Gilberto (Publifolha, 2001), Música nas Veias (Editora 34, 2007), Eis aqui os Bossa Nova (Editora Martins Fontes, 2008) e Música com Z (Editora 34, 2014).
Atuou como produtor e como engenheiro de som dos programas musicais de MPB e dos festivais de música dos anos 1960 realizados pela emissora Record.
Produziu discos de Jacob do Bandolim, Orlando Silva, Fafá Lemos, Carolina Cardoso de Meneses e Elis Regina.

Serviço:
Quando e onde: 10/04, na sala 324, às 19h;
Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes;
Evento aberto ao público externo, com vagas limitadas e entrada franca;
Inscrições: no e-mail cpcpop.fasmper@santamarcelina.edu.br;
Mais informações: (11) 3824-5800.