Nossas Unidades
Unidade Perdizes
Unidade Itaquera

A A A
Notícias

Simpósio América Latina ganha 17ª edição

Data de publicação: 25/04/2017

“A América Latina e a administração Trump” é tema do evento deste ano, aberto ao público externo e com entrada franca

Estão abertas as inscrições para a 17ª edição do Simpósio América Latina, que ocorre entre os dias 9 e 11 de maio, na Unidade Perdizes, das 19h30 às 22h, na sala 207.  “A América Latina e a administração Trump” é tema do evento deste ano, organizado pelo curso de graduação em Relações Internacionais da Faculdade Santa Marcelina.  

Aberto ao público externo e com entrada franca, o simpósio contará com quatro palestras ministradas por especialistas em relações internacionais e política externa que discutirão o impacto – positivo ou negativo - da vitória de Donald Trump na América Latina. 

José Antonio Lima, editor geral online da Revista Carta Capital, Breno Wilson, mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, Luiza Rodrigues Mateo, professora do curso de Relações Internacionais da PUC-SP e Roberto Luis Troster, doutor em economia pela USP, são os convidados da 17ª edição do Simpósio América Latina.





Confira a programação:

09/05: O discurso de Trump na mídia  
Palestrante: José Antonio Lima
É editor do site da revista Carta Capital. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (2015) e jornalista formado pelo Mackenzie (2004). É professor convidado do curso de pós-graduação Novas Mídias e Formadores de Opinião.

 

09/05: A incógnita Donald Drump e o seu éthos imprevisível

Palestrante: Breno Wilson

É mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP. Doutorando em Linguística Textual e Teorias do Discurso em Português, no domínio da Análise Crítica do Discurso de linha Sociocognitiva, pela USP. Fundador da graduação em Língua Portuguesa da Fudan University, Xangai, República Popular da China, por intermédio do Programa de Leitorado do Ministério das Relações Exteriores. Desenvolve, desde 2013, pesquisa a respeito do discurso do gênero notícia impressa, por meio da análise de textos publicados pelo Supremo Tribunal Federal e pelo jornal Folha de S. Paulo. É professor convidado do curso de pós-graduação Novas Mídias e Formadores de Opinião.

10/05: Perspectivas do governo Trump para o Brasil
Palestrante: Luiza Rodrigues Mateo
É graduada em Relações Internacionais pela Unesp, mestre e doutora em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas. Foi pesquisadora visitante da Georgetown University e do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI-Unesp), trabalhando com temas de política externa dos Estados Unidos. Atualmente, é professora do curso de Relações Internacionais da PUC-SP. 


11/05: O futuro da Argentina e do Brasil
Palestrante: Roberto Luis Troster
Doutor em economia pela USP. Foi economista chefe da Febraban, professor da USP e da PUC-SP. É consultor de empresas, governos e instituições financeiras.

 

Fonte: Unidade Perdizes