Unidade Itaquera celebra tradicional Missa ao Cadáver

Data de publicação: 09/08/2017

Evento é direcionado aos colaboradores e alunos da área da saúde da FASM

A Faculdade Santa Marcelina – Unidade Itaquera realiza na próxima sexta-feira, dia 11 de agosto, às 13h, no hall da Capela da faculdade, a tradicional Missa ao Cadáver em homenagem às almas daqueles que hoje servem seus corpos para o conhecimento e a formação de profissionais da área da saúde, sobretudo estudantes de Medicina.

Durante a graduação em Medicina, lidar com cadáveres como forma de investigar a constituição anatômica e fisiológica do corpo humano é inevitável. A identidade destes corpos permanece desconhecida, mas suas histórias devem ser respeitadas. E é aprendendo a ter apreço pelos que já foram que nossos alunos se concentram e se esforçam para socorrer vidas.

“Queremos demonstrar o nosso respeito aos corpos de pessoas desconhecidas, que possibilitam hoje o estudo e a pesquisa, e carregam a grandeza de servir a humanidade. O cadáver, mesmo que se torne um artefato para estudo de anatomia, nos ensina humildade e despojamento. A vaidade e orgulho não nos impede de termos o mesmo fim”, explica Irmã Maria Aparecida Somenzari, organizadora do evento.

Celebrada pelo Padre Marcelo Rodrigues, que passou a integrar a Pastoral Universitária da Faculdade Santa Marcelina neste mês, a cerimônia destina-se a docentes, discentes da instituição e seus respectivos familiares, além de todos os estudantes da área da saúde e demais colaboradores.

Confira a Oração ao Cadáver Desconhecido, escrita pelo patologista austríaco Karl Rokitansky (1804 – 1874):

"Ao curvar-te com a lâmina rija de teu bisturi sobre o cadáver desconhecido, lembra-te que este corpo nasceu do amor de duas almas; cresceu embalado pela fé e esperança daquela que em seu seio o agasalhou, sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens; por certo amou e foi amado e sentiu saudades dos outros que partiram, acalentou um amanhã feliz e agora jaz na fria lousa, sem que por ele tivesse derramado uma lágrima sequer, sem que tivesse uma só prece. Seu nome só Deus o sabe; mas o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir a humanidade que por ele passou indiferente."

Serviço:

Quando: 11/08, às 13h;

Onde: No hall da Capela da Unidade Itaquera - R. Cachoeira Utupanema, n° 40

Mais informações: (11) 2217-9110
Entrada franca para colaboradores, docentes, discentes da FASM e seus respectivos familiares