Inscrições Abertas

Pós-Graduação > ÁREA DA CULTURA
Educação Integral e Integrada

Apresentação

O curso apresenta uma visão teórica e prática sobre o contexto histórico e político da Educação Integral no Brasil, debatendo os desafios e perspectivas para a implantação de programas considerando a perspectiva de sua necessária integração territorial, comunitária e intersetorial. Destaca os aspectos da gestão, dando ênfase ao currículo integrado por meio da articulação a novos itinerários formativos, às redes e alianças no território. O foco no desenvolvimento integral dos sujeitos da educação, considera as novas identidades, demandas, singularidades da população estudantil e o protagonismo e participação como aspectos fundamentais nos projetos de Educação Integral. As questões que envolvem a convivência, o cotidiano e o clima escolar são apresentados e discutidos como elementos importantes da educação nos dias atuais. Como suportes da criação de novos cenários educativos, considera-se a mediação de arte e da cultura digital e das novas tecnologias para a construção de novas perspectivas em Educação Integral. O curso oferece seminários de intercâmbios e de apresentação de novas opções e estratégias e oficinas de práticas para a experimentação de métodos e técnicas facilitadoras, além de orientação em pesquisa e em elaboração de projetos.

Público-Alvo

• Professores, coordenadores, diretores, gestores dos sistemas públicos de educação ou de escolas privadas.
  • Profissionais vinculados a outras agencias públicas nas áreas de saúde, lazer, cultura, tecnologias, assistência social etc.
  • Gestores, coordenadores ou profissionais de organizações da sociedade civil.
  • Disciplinas

• Políticas Sociais públicas e educação: história e debate contemporâneo
    • Educação, Ética, Cidadania e Direitos
    • Educação Integral: história, desafios e perspectivas
    • Conexões territoriais: redes, alianças e parcerias
    • Pesquisa Interdisciplinar: Planos e Programas de Educação Integral
    • Gestão da Escola Integral e Integrada
    • Currículo integrado e tempo integral
    • Projetos e itinerários formativos
    • Rede de saberes: educação, programas públicos e comunidade
    • Pesquisa Interdisciplinar: Escola, alunos, famílias e comunidades: conexões necessárias
    • Desenvolvimento humano, desenvolvimento integral e participação
    • Cotidiano Escolar: convivência e clima escolar
    • Arte: expressão e representação
    • Cultura digital e futuros sustentáveis
    • Orientação de monografia

Isá Guará

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de São José dos Campos - UNIVAP - SP, pós-graduada em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae SP. Mestre e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC. Foi professora da UNIAN - Universidade Anhanguera de São Paulo como docente do Mestrado Profissional e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Socioeducação- NEPSE e da Sub- Comissão de Avaliação da Pós-Graduação- CPA. Participa do Conselho Consultivo do CENPEC- Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. É membro do Comitê de Gestão da Associação de Pesquisadores dos Núcleos de Estudos e Pesquisas da Criança e do Adolescente- NECA. Atua como docente, pesquisadora e assessora de programas e projetos na interface educação, educação social, justiça e assistência social nas áreas de formação, avaliação, pesquisa, gestão e implementação de projetos e políticas públicas com publicações no tema da Educação Integral.