Parcerias FASM

Convênios e Descontos

Inscrições Abertas

Faça sua pré inscrição

Duração
  • 390 horas - 1 ano
Horário
  • Sábados das 8h às 18h
Mensalidade
Matriz Curricular
Localização
Unidade Itaquera
exemplo banner
A A A
Pós-Graduação > Área da Enfermagem
Enfermagem Obstétrica

Apresentação

O curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica visa o desenvolvimento de competências que instrumentalizem o enfermeiro obstetra para atuação qualificada na assistência à mulher no ciclo gravídico-puerperal, no parto normal e natural e nos cuidados ao recém-nascido, com foco nas funções assistencial e educativa junto aos serviços de atendimento à saúde da mulher.

Público-Alvo

Enfermeiros

Áreas de Atuação

Centros de Parto Normal/Centros Obstétricos, Maternidades/Alojamento Conjunto, Unidades de Gestantes de Alto Risco, Unidades Básicas de Saúde e Instituições de Ensino.

Disciplinas

  • Módulo 1 - Cuidados de Enfermagem ao RN de Baixo Risco
  • Módulo 2 - Enfermagem Obstétrica I
  • Módulo 3 - Enfermagem Obstétrica II
  • Módulo 4 - Enfermagem Obstétrica III
  • Módulo 5 - Metodologia da Pesquisa
  • Módulo 6 - Gestão de Pessoas nos Serviços de Saúde
  • Módulo 7 - Prática Assistencial à Saúde da Mulher
  • Módulo 8 - Patologia Obstétrica
  • Módulo 9 - Prática Assistencial à Saúde da Mulher II
  • Módulo 10 - TCC

Corpo Docente

Profª M.ª Aspásia Basile Gesteira Souza
Mestre em Enfermagem Pediátrica pela USP em 1989. Aprimoramento em regime de residência - Enfermagem Cardiovascular em 1987 no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Especialização em Enfermagem em Pediatria e Puericultura na Escola Paulista de Medicina em 1989. Bacharelado em Enfermagem pela Escola Paulista de Medicina em 1985. Enfermeira. Docente das Disciplinas: Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Neonato, Bioestatística. Docente e Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem em Neonatologia da FASM.
Profª Dra. Adriana Manganiello
Doutora em Ciências (2012) e Mestre em Enfermagem Materno Infantil (2008) pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Enfermagem Obstétrica (2005) e em Cuidado Pré-Natal (2010) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bacharelado em Enfermagem (2004) pela USP. Docente do curso de Graduação em Enfermagem e docente/coordenadora do curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica da Faculdade Santa Marcelina (FASM).
Profª M.ª Elaine Mendes de Oliveira Fernandes
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Mackenzie (1994), Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2000) e Aperfeiçoamento pela Faculdade de Medicina da USP (1997). Atualmente é PROF. MESTRE III da FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS, PROF. MESTRE I do Associação Santa Marcelina - Faculdades Santa Marcelina e PRESTADOR DE SERVIÇO do Centro Universitário São Camilo. Tem experiência na área de Educação.
Profª M.ª Márcia da Silva
Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Marketing e Graduada em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Técnica Contábil há 25 anos com ênfase na área trabalhista. Experiência na gestão de empresas de serviços, indústria e comércio, desenvolvendo projetos para implantação de sistemas de gestão da qualidade, estratégias de merchandising e planos de marketing, estruturação da área de Gestão de Pessoas e elaboração de planos de gerenciamento de crises. Sócia da empresa Equilíbrio Soluções Empresariais e Treinamento, sendo responsável pelas áreas de Recursos Humanos, Marketing e Qualidade, com foco em assessoria, consultoria e treinamento. Atua como docente na graduação e pós-graduação há mais de 10 anos, lecionando diversas disciplinas ligadas à área da Administração.
Prof.ª M.ª Rosana David
Mestre em Enfermagem pela USP em 2002. Especialista em Educação em Saúde Pública pela Faculdade São Camilo de Administração Hospitalar em 1992. Bacharelado em Enfermagem pela UNIFESP em 1979. Enfermeira. Docente das Disciplinas: Saúde Coletiva e Processo Saúde Doença e Modelos Assistenciais em Saúde.

Coordenação

Profª Dra. Adriana Manganiello
Doutora em Ciências (2012) e Mestre em Enfermagem Materno Infantil (2008) pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Enfermagem Obstétrica (2005) e em Cuidado Pré-Natal (2010) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bacharelado em Enfermagem (2004) pela USP.