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Duração
  • 456 horas em 4 semestres
Horário
  • Terças e Quintas-feiras, das 19h às 22h40
Início das aulas
  • Fevereiro de 2017
Mensalidade
Matriz Curricular
Localização
Unidade Perdizes
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Pós-Graduação > Área da MODA
Moda e Criação

Apresentação

A Faculdade Santa Marcelina é conhecida nacional e internacionalmente pelo pioneirismo na área de Moda. Sempre atenta às necessidades desse mercado tão dinâmico, há quinze anos, passou a oferecer a Especialização em “Moda & Criação”.

Seguindo os passos da Graduação, a Pós-Graduação oferecida pela FASM não demorou a despontar como uma das mais conceituadas no meio acadêmico. O sucesso do programa, fez com que as empresas entendessem a necessidade de uma especialização para o melhor desempenho reflexivo de seus colaboradores – refletir o mercado em que transitamos, com seriedade e consciência, é fundamental para as empresas que desejam oferecer uma nova proposta para os nossos dias.

Após tantos anos de trabalho com a mesma formatação curricular, em 2014, o programa passou por uma reestruturação completa para atender cada vez melhor as exigências do mercado de trabalho, que ao longo dos anos modificou suas características. As mudanças e adequações, tanto na grade curricular quanto no corpo docente, reafirmam o compromisso da FASM em manter a característica expressividade na formação de criadores de excelência, com linguagem autoral e contemporânea.

Para isso, o corpo docente foi definido com nomes expressivos do mercado da moda e da academia, mesclados a importantes nomes da tradicional graduação Fasm; o programa chega hoje à sua 31ª Turma.

Nessa nova fase do curso, buscamos contemplar com maior ênfase a produção intelectual, para que nossos criadores reafirmem o compromisso com o pensar, contextualizando e refletindo Moda, com embasamento e argumentação tão contundentes quanto suas criações; de forma cada vez mais profissional e consciente.

A especialização, é um momento de rever e aprofundar conceitos, onde o nosso compromisso, é o de apontar novas diretrizes e tecnologias. 

O Curso

A escolha das matérias que formam a estrutura curricular, segue uma demanda formativa para o mercado. A proposta é levar ao aluno, qualificação cultural e técnica para otimizar sua atuação no mercado de trabalho como agente de ponta e formador de opinião.

Mesmo vivenciando a realidade peculiar do mercado de moda brasileiro, (que exige uma reflexão a parte), o compromisso da Faculdade Santa Marcelina é, acima de tudo, preparar discentes/profissionais para a realidade do mundo. 

A convivência entre os alunos é outro fator de enriquecimento, pelas características próprias do público que procura tradicionalmente a Faculdade Santa Marcelina: profissionais extremamente interessados no que fazem – profissionais atuantes no mercado, profissionais de áreas correlatas ou não e que migram para o universo da Moda e trazendo uma valiosa bagagem a esse encontro.

A sala de aula é nosso momento mais rico de construção do saber. A Faculdade Santa Marcelina, tem por filosofia, prezar pela qualidade desses encontros.


Público-Alvo

Graduados em Moda e áreas afins como: Têxtil, Design, Arquitetura, Artes Plásticas, Comunicação, Administração, Marketing, Jornalismo e outras áreas do conhecimento que contemplem esse âmbito.

Profissionais de áreas distintas que se encontram em mudança de segmento ou abertura de negócio em moda (*).

(*) Esses profissionais serão orientados quanto aos cursos/aperfeiçoamentos necessários para seu desenvolvimento dentro da nova área.

Corpo Docente

Astrid Façanha
Graduada em Comunicação Social pela UniverCidade - RJ (1990) e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é docente no Bacharelado em Design de Moda e na Pós-graduação em Criação de Imagem e Styling no Centro Universitário Senac SP. É uma das autoras do livro Styling e Criação de Imagem de Moda, pela editora Senac.

Cristina Sant'anna
Pós-Graduada em Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design e Graduada em História pela Universidade de São Paulo realizou cursos na Parsons School of Design em Nova York e Accademia Italiana em Florença. Com atuação multidisciplinar agrega contribuições como consultora, designer, pesquisadora, gestora e pensadora nas áreas de design, moda, comportamento, inovação, educação e desenvolvimento humano, comunicação e informação. Palestrante de tendências em comportamento de consumo e design (moda, acessórios e interiores) para a indústria criativa, ministra cursos nas áreas de design, pesquisa e criação, marketing de moda e estratégias de posicionamento e imagem das marcas, tendo atuado, além da Faculdade Santa Marcelina, na Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design, tanto nos cursos de Pós-Graduação, quanto Extensão e Graduação. Colabora como articulista para periódicos do setor de moda e gestão, escrevendo sobre analise cultural, arte, varejo e tendências de estilo de vida e comportamento do consumidor no mercado brasileiro e internacional.
Flávia Salvador Cesa

Engenheira Têxtil graduada na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI, 2003 a 2007). Especialista em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (USP, 2011 a 2013). Atuante no mercado têxtil há mais de 7 anos com foco em qualidade. Especialista em liderança de equipes e transferência de conhecimento para outras culturas.


Guto Marinho
Doutorando pela FAU/USP, Depto. Design e Arquitetura com a tese "(I)Limitado Mundo Virtual para o Design de Calçados" BioMecânica, BioEngenharia e Engenharia Automotiva como subsídio para a simulação digital da Passada Humana e análise Dinâmica do Desempenho de Calçados, foco na Fabricação Digital em Impressão 3D. Mestre em Engenharia Automotiva, POLI/USP (Mestrado Profissionalizante em Engenharia Automotiva, depto. Engenharia Mecânica da Universidade de São Paulo). Graduado em Design com habilitação em Projeto de Produto, FAAP, Fundação Álvares Penteado, São Paulo. Professor do curso de Desenho de Moda da FASM, Faculdade Santa Marcelina, São Paulo. Consultor na área de Desenvolvimento de Componentes para Calçados e Acessórios de Moda.
João Braga
Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002); Especialista em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado (1991); Especialista em História da Indumentária pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1989); Graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1984) e em Licenciatura Plena em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1982). Escreve para diversas publicações nacionais e é autor de diversos livros importantes para moda, entre eles, História da Moda no Brasil, Um Século de Moda, Reflexões sobre Moda (4 volumes), História da Moda - uma Narrativa.
Leilane Rigatto
Doutoranda pela FAU USP, pesquisa atos híbridos entre Moda, Design e Arte. Formada em Design de Moda em 2003 pela Universidade Anhembi Morumbi. Já foi professora universitária dos cursos de Design de Moda da FAAP e da Pós-Graduação Criação de Imagem e Styling de Moda do SENAC. Atua ativamente no mercado de design e de moda tendo passado por empresas como Santa Constância, André Lima, Vicunha e Jogê. Recentemente ministrou um curso especial sobre "Estilo Ferramental" aos apresentadores do Programa Esquadrão da Moda do SBT, Isabella Fiorentino e Arlindo Grund. Finalista Prêmio Roche de Intervenção Espacial 2012, selecionada para a final da Semana de Moda-Casa de Criadores - 2º semestre de 2003 e marca própria Lane Rigatto comercializada na Ellus 2nd Floor até 2004 e na loja Dual em Tóquio.
Luana Guimarães

Estilista, atuante há 9 anos no setor Têxtil, passou por grandes empresas do mercado como, DOCDOG, YACHTSMAN, SELEZIONE (Grupo têxtil). Atualmente é estilista da MARLES Indústria Têxtil. Em seus projetos, sempre esteve ligada às ações de marketing, Merchandising, mídias sociais e tendências. É graduada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina e pós-graduada em Estética e Gestão da Moda pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Maíra Zimmermann de Andrade
Doutoranda em História (área Política, Memória e Cidade) pela Unicamp, realizou doutorado-sanduíche na University of the Arts London - London College of Fashion (2013-2014), mestre em Moda, Cultura e Arte pelo centro Universitário Senac (2009), especialista em Jornalismo de Moda e Estilo de Vida pela Universidade Anhembi Morumbi (2008) e bacharel em História (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2005). Atualmente é professora da graduação de Design de Moda (FAAP). Atua principalmente nas áreas de História da Moda (com ênfase nas discussões sobre cultura de consumo, juventude e gênero), Teoria da Moda, Moda e Comunicação e Metodologia de Pesquisa. É autora do livro Jovem Guarda: moda, música e juventude (Estação das Letras e Cores; Fapesp: 2013).
Mario Queiroz
Designer, consultor, pesquisador e professor de moda. Nasceu em Niterói, Rio de Janeiro em 1962 e atua no segmento de moda desde seus vinte anos. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com a tese defendida em 2013 – "Homem e/ou Mulher: as representações do masculino e feminino na moda" que obteve nota máxima de toda a banca. Sua dissertação de mestrado, também na área de Comunicação e Semiótica pela Puc-sp, defendida em 2008 – "O Herói Desmascarado - A imagem do homem na moda" foi publicada em 2009 pela Editora Estação das Letras e Cores. Sua graduação em Comunicação Social foi concluída em 1985 na Universade Federal Fluminense - em Niterói, Rio de Janeiro. É professor em graduação e pós-graduação na área de Moda, nas disciplinas ligadas a "Cultura de Moda", "Moda e Comunicação", "Produção de desfiles e editoriais de moda" e "Pesquisa, Criação e Desenvolvimento de Coleções". Foi responsável pelo projeto do curso de Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi, onde além de ajudar a implantar o curso, atuou com professor de 1995 a 2009. Atuou como diretor e professor do Istituto Europeo di Design de fevereiro de 2010 a fevereiro de 2012. Entre as instituições de ensino onde atuou em pós-graduação e/ou curso livre, destacam-se: SENAC (SP – Fortaleza – Salvador - Criciúma – Florianópolis), Faculdade Belas Artes (SP), UNIVALI (SC), FURB (SC), UCS (RS) e UNIPE (PB). Trabalha como designer de moda desde 1981, tendo atuado em diversos segmentos da tecelagem, confecção e varejo. Destaque para RENNER, AVON, VISION STREET WEAR e RENAUX. Lançou sua marca – "Mario Queiroz" - em 1995 junto a José Augusto Lança Fabron. Voltada ao segmento masculino sua marca é referência nacional por ter participado de importantes eventos de Moda, sendo o principal deles a "São Paulo Fashion Week" na qual desfilou durante vinte edições.
Ozenir Ancelmo
Mestre em Artes pela UNICAMP, formada em Artes Plásticas pela UNISANTA. Especialista em Moulage com formação na Ecole de la Chambre Syndicale de Paris. Docente do curso superior em moda da FAAP. Foi docente durante 10 anos no curso superior de Moda do Senac no Campus Santo Amaro. Consultora de Modelagem. Ministra Worshops em Intituições de ensino e empresas privadas, de Moulage e Modelagem Plana. Proprietaria do Atelier da Z, onde desenvolve produtos de Moda para diversos criadores e marcas e roupas sob-medida para festas e vestidos de noivas. Ministra cursos livres de Moulage e montagem de roupas em seu atelier. Desde 2009 faz cursos livres de aperfeiçoamento profissional, tais como: Tailoring , Fashion, Textile, Costume e Millinery, como docente convidada pelo Arts University College at Bournemouth, na Inglaterra.
Patrícia Helena Soares Fonseca Rossi de Resende
Graduada em Comunicação Visual pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1986), Mestre em Textiles Design for Fashion - Central Saint Martins School of Art and Design(1990) e Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. Atualmente é professora assistente da Fundação Armando Álvares Penteado e professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Sua área de interesse e experiência é o Design, principalmente os seguintes temas: história do design, design de moda e design de interiores.
Renan Serrano (Trends)
Graduado pela Faculdade Santa Marcelina em 2010. Diretor de umas das maiores serigrafias do país buscou aliar sua paixão por moda e a profissão que lhe foi herdada para aprofundar seus conhecimentos e se destacar no mercado global, fundando a marca Trendt, onde atua como designer. Participou de três edições da Casa de Criadores, chamando a atenção pelo olhar vanguardista. Possui conhecimento profundo em todos os campos que permeiam a estamparia têxtil, sendo considerado um dos mais preparados profissionais da área. Constantemente viaja pelo mundo visitando fábricas têxteis e acompanhando a evolução de novas tecnologias. É membro da Apex, setor governamental que investe em moda e inovação além de desenvolver projetos com o CTI - Centro de tecnologia e inovação
Walquíria Caversan
Graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina em 1999, pós-graduada em Moda e Criação pela mesma instituição e Mestre em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa de Portugal. Sua pesquisa acadêmica enfatiza os estudos da moda, corpo e criação. Atualmente é professora na graduação da Faculdade Santa Marcelina das cadeiras de Laboratório de Criatividade e Estilismo. Também esteve à frente da disciplina de Metodologia Visual. Além disso, atua como orientadora na Pós-graduação em Moda e Criação e na Pós em Design em Acessórios. É também profissional atuante do mercado: Designer de Moda, com experiência em planejamento de coleções, desenvolvimento de produto e produção de moda há mais de 15 anos.

Matérias

Matérias


Coleção em retilínia por Gabriela Braga
  • Estética & Linguagem de Moda
    | Movimentos artísticos & a estética na moda
    | Linguagem, equilíbrios e símbolos estéticos
    | O sistema da moda
    | Repertório crítico

  • Estética & Linguagem de Moda
  • | História da Moda
    | Movimentos de Rua
    | Cultura de Moda Contemporânea
    | Moda & Arte

  • Marketing & Branding
  • | MKT, Branding, Vitrina, Ponto de Venda, PVI
    | Gestão estratégica & Estratégias para o mercado de moda
    | Estudo de casos
    | Segmentação de mercado
    | Consumo & Sustentabilidade

  • Pesquisa em Design & Moda
  • |Macrotendência, micro tendência, moda e fads
    |Captação e analise informações
    |Comportamento de consumo
    |Trendforecast

  • Direção & Comunicação de Moda
  • | Os meios de comunicação & difusão da informação de moda
    | Linguagens da moda: conceitos, estruturas e configurações
    | Transformações Midiáticas
    | Mídia & jornalismo de Moda: linha do tempo conteúdos e linguagem
    | Promoção de produtos culturais & de consumo

  • Antropologia da Moda
  • | Perspectiva antropológica da moda: corpo, sociedade, proteção e consumo.
    | Linguagens da Moda Contemporânea
    | Moda & Identidade
    | A Antimoda

  • Expressões Gráficas
  • | Programação Visual aplicada à moda: assinaturas - roupa & institucional
    | O Desenho na moda: técnico, produto, ilustração, promocional
    | Design de Estampa
    | Desenho Digital: as possibilidades da computação gráfica aplicadas ao mercado

  • Superfícies Têxteis
  • | História têxtil - da pré-história ao cenário industrial
    | Fios, fibras, fiação & tecidos
    | Beneficiamento, Controle de Qualidade & Consumo
    | Etiquetagem: Normas Técnicas
    | Estamparia na prática – visita técnica

  • Moulage
  • | O Corpo Tridimensional
    | Moulage x Modelagem
    | Os Designers Contemporâneos e a Modelagem
    | Volume & Percepção
    | Subtraction Cutting

  • Desenvolvimento & Planejamento de Coleções
  • | Lingerie / Homewear / Beachwear / Activewear
    | Jeanswear / Streetwear / Feminino / Masculino
    | Gestantes / Infantil / Plus Size / Terceira Idade
    | O Fast Fashion
    | O Mercado Popular

  • Estilismo & Criação
  • | Moda Comercial x Moda Conceitual
    | Estilo: grandes criadores
    | Estudo de Macrotendências
    | Temas & pesquisas
    | Cartela de cores & estudo de formas e volumes
    | Mix de produtos
    | Escolha de materiais

  • Moda & Tecnologia
  • | Imagem & Moda
    | Novas Soluções Técnicas
    | Tradição x Tecnologia
    | A evolução dos Softwares para Moda

  • Projeto Orientado I
  • | Metodologia Científica
    | Organização de Projeto
    | Orientação de Projeto e relevância para o Mercado Acadêmico de Moda
    | Acompanhamento de Projeto de Pesquisa

  • Projeto Orientado II
  • | Bibliografia de Moda
    | Orientação de Projeto e relevância para o Mercado de Moda
    | Acompanhamento de Projeto de Pesquisa
    | Acompanhamento da finalização gráfica da Monografia

    Trabalho de Conclusão

    O aluno será estimulado, durante o decorrer do curso, a refletir sobre uma temática importante para seu projeto de conclusão.

    O Projeto, deve ser apresentado em forma de Trabalho Científico, fundamentado nas regras da ABNT.

    O objetivo do trabalho é levar o candidato a pesquisar uma temática relevante para a área de moda, refletindo sobre aspectos, práticos, teóricos e propondo assim, caminhos significativos para o mercado e a academia.

    Para isso, terá o acompanhamento de duas professoras/orientadoras.

    A avaliação é feita por uma banca de professores (internos e externos) selecionados/convidados de acordo com a temática do projeto. Esses avaliadores, desenvolverão relatórios pessoais sobre o trabalho e validarão uma nota.

    Os trabalhos que não obtiverem a nota mínima, serão obrigatoriamente reescritos para uma segunda avaliação.

    Os trabalhos indeferidos pela banca, onde a qualidade do projeto seja inferior à média da instituição, levarão o aluno a reprovação, tendo que refazer as duas matérias de Orientação (I e II).

    Coordenação

    Prof.ª M.ª Renata Zaganin
    A coordenação do curso de Pós-Graduação em Moda & Criação, a partir de dezembro de 2013, está a cargo da Profª M.ª Renata Zaganin, profissional com 27 anos de atuação no mercado de moda e 16 anos de experiência no ensino superior. É graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina (1997), Pós-graduada-graduada em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina (2002) e Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). Atualmente é professora titular da Faculdade Santa Marcelina onde leciona para: Primeiros e Quartos anos da Graduação e atua como orientadora de TCC; na matéria de Desenho e Ilustração de Moda do curso de Extensão Universitária. Ministrou a matéria de Expressões Gráficas na Pós-Graduação em Moda & Criação por 15 anos e lecionou na matéria de Branding Design da Pós-Graduação em Design de Acessórios de Moda. Fez parte do corpo docente da FAAP, faculdade de Belas Artes - Graduação em Design de Moda (matéria: Desenho de Moda) e do Núcleo de Cultura FAAP. Seus principais trabalhos (técnicos e científicos) tem ênfase em Moda, atuando principalmente nas seguintes linhas: moda, corpo, desenho e ilustração. É designer da RZ Bureau (assessoria de moda), atuando no mercado de moda como estilista, ilustradora e designer gráfico há mais de 26 anos. Trabalhou como designer em grandes empresas do setor de moda, a partir de 1989, fase em que acompanhou o desenvolvimento do mercado que hoje conhecemos.


    Processo Seletivo e Admissão

    Os processos seletivos para ingresso na Pós-graduação em Moda & Criação da FASM, acontecem duas vezes ao ano: JANEIRO e JULHO.
    Em nosso site, o aluno deve registrar seu interesse, selecionando e preenchendo o campo “PRÉ-INSCRIÇÃO”, na página da Pós-Graduação em Moda e Criação.

    Todos os alunos pré-inscritos, nos meses que antecedem a seleção, são cadastrados em um banco de dados pela secretaria de coordenação. Nos meses de seleção, esses alunos são convidados, por e-mail, a participarem de um encontro com a Coordenadora do curso - nossa entrevista. Esse é o momento onde conversamos sobre o conteúdo, a grade curricular, o corpo docente, o sistema de avaliação e o mercado de moda. Verificamos os objetivos de cada candidato e analisamos sua história de vida e profissional. Isso tudo, para garantir a qualidade do curso. Nossas salas de aula são formadas com poucos discentes, objetivando fomentar o real interesse pela pesquisa e pelos estudos práticos e teóricos que o curso propõe.

    No momento em que o aluno recebe a carta de aprovação, é enviado junto à listagem de documentos necessários para matrícula, uma lista bibliográfica que deve ser contemplada até o início do curso. Tudo isso, para que o aluno tenha uma boa base para as discussões propostas, reforçando a qualidade das dinâmicas em sala de aula, assim como, a sua produção.

  • Nosso programa, no momento, não disponibiliza bolsas de estudo.

  • Fale-conosco

    Se você tiver alguma dúvida sobre o curso, ou sobre o processo seletivo, entre em contato com nosso Setor de Atendimento. Teremos o maior prazer em falar com você:

    E-mail
    : info.fasmper@santamarcelina.edu.br
    Telefone
    : [11] 3824-5800 ramal: 856 ou 863