Pré-inscrição

Fale com o coordenador

Duração
  • 360 horas em 3 semestres
Horário
  • 2ª e 4ª das 19h às 22h40 (1 sábado por semestre, das 9h20 às 12h40)
Início das aulas
  • 03 de março de 2017
Mensalidade
Localização
Unidade Perdizes
exemplo banner
A A A
Pós-Graduação > Área da MÚSICA
Canção Popular: Criação, Produção Musical e Performance

Apresentação

A Canção Popular brasileira, desde as primeiras décadas do século passado, tem sido importante meio de expressão de determinadas características que nos representam e identificam como nação. Apesar disso, mesmo passados mais de 20 anos do surgimento dos primeiros cursos de graduação em música popular no Brasil, o espaço reservado para o estudo da Canção Popular ainda é bastante restrito no meio acadêmico. Nesse sentido, a especialização "CANÇÃO POPULAR: CRIAÇÃO, PRODUÇÃO MUSICAL E PERFORMANCE" da Faculdade Santa Marcelina, apresenta-se como iniciativa inédita na área.

O estudo aprofundado da Canção Popular pressupõe, necessariamente, um olhar que se faça plural, abarcando a intersecção e a complementaridade das linguagens. Importam, na investigação da Canção Popular, abordagens que contemplem não só a música propriamente dita, mas seu diálogo com a fala, poesia, literatura, interpretação, espaço cênico, mídia, política, cultura em geral, assim como suas implicações estéticas e filosóficas e sua relação com a crítica musical.

E essa pluralidade pressupõe também a investigação da palavra cantada atualizada aos dias de hoje, em gêneros de diversas culturas: MPB, rock, samba, baião, pop, rap, jazz, canções tradicionais, francesas, africanas, etc.

Público-Alvo

Músicos, profissionais graduados em áreas diversas como jornalismo, história, ciências sociais, produção musical e comunicação entre outras, com interesses e experiências em criação, arranjos, poesia, história, cultura, crítica musical, performances e produções no âmbito da canção popular.

Áreas de Atuação

Composição, produção-musical, performance, história, jornalismo, crítica musical, ensino de música na escola (Fundamental e Médio) e em nível superior.

Disciplinas


Processo Seletivo

Tire suas dúvidas com a coordenação! Agende um encontro com Sergio Molina através do e-mail cpcpop.fasmper@santamarcelina.edu.br.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Pós-graduação através do telefone (11) 3824-5800, no ramal 842 ou 855.



Corpo Docente

2012 a 2016
Prof. Dr. Cacá Machado
Músico e historiador, professor do Instituto de Artes da UNICAMP. Professor convidado do Programa de Pós-Graduação de História Social da FFLCH-USP, onde doutorou-se pelo Departamento de Literatura Brasileira (2005). Foi Diretor do Centro de Música da Fundação Nacional de Artes (Funarte) do Ministério da Cultura do Brasil (2009-2010) e do Centro de Estudos do Auditório Ibirapuera. Autor dos livros "O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth" (São Paulo, Instituto Moreira Salles, 2007), "Tom Jobim" (Coleção Folha Explica, São Paulo, Publifolha, 2008), entre outros. Foi curador da exposição "Machado de Assis: mas este capítulo não é sério" (Museu da Língua Portuguesa, 2008). Compõe música para televisão cinema e teatro. Em 2013 lançou "eslavosamba" seu primeiro CD autoral de canções.
Prof. M.e Felipe Julián Goldfarb
É músico, produtor musical e artista visual. Desenvolve trabalhos multidisciplinares nas áreas de artes plásticas, música e tecnologia. Mestre em Comunicação Audiovisual e Especialista em Educação pela Universidade Anhembi Morumbi onde foi também professor na graduação em Produção Musical, na graduação em Dança e na pós-graduação em Cinema e Vídeo. Desde 2005 dedica-se a atividades didáticas envolvendo música e novos suportes tecnológicos. Apresentou-se em diversas cidades brasileiras, na Alemanha, na França, na Inglaterra e na República Tcheca com seus projetos musicais. Venceu o prêmio "Ney Mesquita" da Cooperativa de Musica e o "Rumos" do Itaú Cultural com o Projeto Axial com o qual foi também premiado com o "Trófeu Catavento" pelo "conjunto da obra" (categoria Música Experimental). Desenvolveu trilhas para diversos espetáculos de dança, teatro, vídeo e instalações. Como artista visual cria instalações envolvendo arte sonora e tecnologias diversas como videomapping e interação digital.
Prof. M.e Gilberto Assis
É mestre em Artes pela PUC. Estudou audio no IAV (SP) Alchemea College (Londres) e SAE (Oxford). Como compositor, tem atuado em projetos no Brasil e no exterior a exemplo do Rumos (SP), 60X60 (NY), Frammentazione (Itália), EMM (Kansas) e Ai-MAAKO (Chile). Participou da produção e arranjos dos CDs "Fabrication Defects", "Jogos de Armar" e "Santagustin" de Tom Zé. Entre outros trabalhos, produziu e arranjou, ao lado de Ana Fridman, o CD "Chiquinha em Revista" para o Selo SESC, com a participação de Ná Ozzetti, Suzana Sales, Carlos Careca entre outros.
Profª Dr.ª Joana Mariz
Doutora em performance vocal pelo Instituto de Artes da Unesp e professora de canto da Faculdade Santa Marcelina, vem atuando profissionalmente desde 1999 como cantora lírica e popular, apresentando-se em recitais, óperas e oratórios e shows. Dirigiu os espetáculos multimídia "Cineclube Paulista" (2004) e "Sinfonia de uma Exposição" (2005), junto à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Realizou em 2008/2009 a preparação vocal da Cia. do Miolo de teatro para a construção do espetáculo "Amores no Meio-Fio", e em 2012 do projeto "Linha Vermelha", ambos contemplados pela Lei de Fomento ao Teatro. É preparadora vocal do grupo vocal Canto Ma Non Presto desde 2007. É graduada em canto pela Unesp e especialista em Fonoaudiologia - Voz pela PUC/SP. Integrou a primeira turma de Formação Integrada em Voz (Centro de Estudos da Voz - São Paulo), certificou-se em Somatic Voicework - The LoVetri Method™ (níveis I-II-III), com a renomada professora americana Jeanie LoVetri, e realizou na Suécia curso sobre fisiologia e acústica da voz cantada com Johan Sundberg.
Profª M.ª Juçara Marçal
Em 2014 lançou o álbum "Encarnado" com o qual obteve diversos prêmios com destaque para o Premio Governador do Estado (categoria música). É cantora integrante do grupo Vésper Vocal. Em 2008, lançou o CD "Padê", com o compositor e violonista Kiko Dinucci. Em 2011 lançou também com Kiko e o saxofonista Thiago França, o CD "Metá Metá". Paralela à carreira artística, Juçara é formada em Jornalismo e Letras pela USP. Defendeu dissertação de Mestrado, na FFLCH-USP, em Literatura Brasileira, sobre o memorialista mineiro Pedro Nava, em setembro de 2000 (orientador: José Antonio Pasta Jr). Atuou como professora de canto do Curso Superior de Teatro da Universidade Anhembi-Morumbi. Realiza oficinas de canto e é preparadora vocal de grupos de teatro. Sempre inspirada no repertório que vivencia no trabalho "d'A BARCA", utiliza nas aulas o material da cultura popular tradicional como mote para exercícios reflexão sobre as várias habilidades envolvidas no ato de cantar.
Profª Dr.ª Lilian Jacoto
Graduação (1988), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Letras pela Universidade de São Paulo, onde leciona desde 1998 nos níveis de graduação e pós na área de Literatura Portuguesa. Pesquisa voltada para a Literatura Portuguesa moderna e contemporânea e suas relações com a Ética. Pesquisadora do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa), onde desenvolve projeto de pós-doutorado sobre as comunidades fictícias de Fernando Pessoa, Maria Gabriela Llansol e Gonçalo M. Tavares. Coordenadora do LEPEM (Laboratório de Estudos de Poéticas e Ética na Modernidade (FFLCH - USP). Líder do grupo de pesquisa NELLPE (Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa e Ética (CNPq).
Prof. Dr. Marcos Napolitano
Doutor (1999) e mestre (1994) em História Social pela Universidade de São Paulo, onde também se graduou em História (1985). Foi professor no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (Curitiba), entre 1994 e 2004 e, desde então, é professor de História do Brasil Independente na USP. Atualmente é docente-orientador no Programa de História Social da USP e professor visitante do Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL) da Universidade de Paris III e do Programa de História da UFPR. É assessor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do CNPq. Especialista no período do Brasil Republicano, com ênfase no regime militar e na área de história da cultura, com ênfase nas relações entre música popular e política. Também possui experiência na área de história e cinema e no uso do audiovisual no ensino.
Prof. Dr. Mauricio Érnica
É professor do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da Faculdade de Educação da Unicamp. É bacharel em Ciências Sociais (USP, 1995), mestre em Antropologia Social (Unicamp, 1999) e Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP, 2006, com parte da pesquisa realizada na Universidade de Genebra). Desde 1998 é professor, tendo lecionado no Ensino Médio e Superior. De 1995 a 2012 atuou em diversas instituições do Terceiro Setor, especialmente no Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Entre 2012 e 2013 foi professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Osasco. Suas áreas de interesse são educação, cultura e linguagem.
Prof. Me. Meno del Picchia
Paulo Menotti Del Picchia (Meno) é músico, antropólogo e produtor musical. Mestre em antropologia social pela USP, com a dissertação: “Por que eles ainda gravam? Discos e artistas em ação". Em seu doutorado, em curso na USP, continua sua pesquisa sobre novos processos de produção e fazeres musicais, investigando o Funk em São Paulo. Lançou em 2016 seu terceiro disco solo “Barriga de 7 Janta”, contemplado pelo Prêmio ProAC do Estado de São Paulo. Em 2015, foi um dos convidados para a residência artística no 14º Festival de Arte Serrinha, organizada por Benjamim Taubkin, Jaques Morelenbaum. Como produtor musical, realizou junto com André Abujamra e Márcio Nigro a trilha sonora do longa-metragem "Bem Casados", dirigido por Aluizio Abranches. Em 2013 lançou o disco “Interferências” com o trio instrumental Improvisado (Prêmio FUNARTE de Música Brasileira - 2013). Como instrumentista, integrou projetos de Ná Ozzetti e Zé Miguel Wisnik, Otto, Karina Buhr, Ricardo Herz, entre outros.
Profª Drª Regina Machado
Doutora em Semiótica e Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP) sob orientação de Luiz Augusto de Moraes Tatit, com o trabalho "Da intenção ao gesto interpretativo - análise semiótica do canto popular brasileiro". Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas, sob orientação de José Roberto Zan, com a dissertação "A Voz na Canção Popular Brasileira - um estudo sobre a Vanguarda Paulista" que em 2011 foi lançado pelo Ateliê Editorial. Professora do curso de Música Popular da Universidade Estadual de Campinas, no qual ministra as disciplinas Canto Popular e Canto na Música Popular Brasileira. Inaugurou em 1997 sua escola – Canto do Brasil Atividade e Ensino Musical – voltada para o ensino do canto popular baseado na sonoridade da voz na canção brasileira. Possui três Cds lançados (Sobre a Paixão, 2000; Pulsar, 2004 e Agora o Céu vai Ficando Claro, 2010).
Profa. Ma. Renata Pelloso Gelamo
Graduada em Fonoaudiologia (2001) e mestre (2006) em Estudos Linguísticos pela Unesp, onde desenvolveu pesquisa sobre a interpretação de canções populares brasileiras. Doutoranda em Artes (Arte e Educação) pela Unesp, com pesquisa sobre diferentes experiências com o canto coletivo (cantos de trabalho, corais, grupos vocais, cantos religiosos, dentre outros). Fonoaudióloga especializada nas áreas clínica e de assessoria em voz e linguagem. Docente de Fisiologia da Voz para cantores, Fonética e Fonologia, Prosódia e Fonoplastia (locução de rádio, teatro, apresentação de telejornal e outros profissionais da voz). É supervisora do Núcleo Socioeducativo do Sesc Vila Mariana, onde coordena o Centro de Música e outros projetos em arte e educação. Terapeuta e arte educadora no espaço Cultural A Casa Tombada. Tem apresentado trabalhos em importantes congressos internacionais na área de Música Popular (IASPM em Córdoba – 2012 e em Havana – 2016). Integrante do Grupo Vocal SP que promove discussões interdisciplinares sobre a voz cantada.
Prof. Dr. Ricardo Teperman
Ricardo Teperman é músico e antropólogo. Doutor em Antropologia Social da USP, editor da "Revista Osesp", editor executivo da revista "Novos Estudos" (Cebrap). Publicou o livro "Se liga no som – As transformações do rap no Brasil" (ClaroEnigma, 2015). Em 2009, lançou seu primeiro CD solo, "Geringonça", produzido na França e com direção musical de David Linx. A canção "Contabilidade", parceria com Danilo Moraes, obteve em 2005 o primeiro lugar no Festival Cultura. Da premiação nesse festival resultou o CD "A Torcida Grita", lançado em 2007, além da gravação o programa Ensaio, dirigido por Fernando Faro. Gravou com produtores como Swami Jr., Alê Siqueira e Rodolfo Stroeter, e lançou dois discos com a Orquestra do Fubá, grupo com o qual se apresentou em dezenas de cidades europeias.
Prof. Dr. Sergio Molina
Doutor em música pela ECA-USP (2014) onde também se graduou em Composição e fez seu mestrado. É professor na FASM, I.C.G./UEPA (Belém) e idealizador das Palestras de Degustação Musical (desde 2003). Tem diversas premiações em concursos de composição e festivais de canção com destaque para o 1º lugar no concurso nacional para a composição do Hino da Justiça Federal (2002) e o 1º lugar no I Festival Latino-Americano via Internet do Mp3 clube (2000). Com o projeto "Sem Pensar Nem Pensar" (músicas de Sergio para letras de Itamar Assumpção na voz de Miriam Maria) foi premiado duas vezes pela Secretaria de Cultura SP (2009 – prêmio CD e 2011 prêmio Circulação) tendo realizado mais de 50 espetáculos. Dentre as estreias internacionais destacam-se o concertino "O Percurso das Almas Cansadas" para quarteto de violões (Quaternaglia) e orquestra de cordas (Texas/2005); o "Quinteto para um Outro Tempo" (2007-Round Top); "Poema Ruim" (Tóquio–2008). Em 2015 sua "Canção sem fim (para sons sem palavras)" foi gravada pelo Quaternaglia e estreada em Austin/EUA. Sergio é colaborador da "Semana da Canção de São Luiz do Paraitinga" desde 2007. Em 2010 participou como júri do "Prêmio Bravo de Música" e em 2014 do "Premio Governador do Estado". Em 2011 atuou como um dos organizadores do projeto e da publicação "A Música na Escola". Desenvolve atualmente o projeto "Música de Montagem" de música popular contemporânea.
Prof. Dr. Sidney Molina
É violonista, professor e crítico musical. É bacharel em filosofia (USP), doutor em comunicação e semiótica (PUC-SP) e professor de violão, estética musical e música brasileira na graduação e pós-graduação do Uni Fiam-FAAM, em São Paulo, e da Fundação Carlos Gomes / UEPA em Belém (PA). Em 1992 fundou o Quarteto de Violões Quaternaglia, com o qual tem se apresentado em turnês pelo Brasil e exterior. Idealizador e apresentador de séries de programas veiculados pela Rádio Cultura FM de São Paulo, palestrante convidado em instituições como USP, Unesp, Unicamp, Texas Christian University, Califórnia State University e University of Arizona, entre outras, tem artigos publicados em periódicos como Galáxia, Guitar Class, Bravo!, Cult e Concerto. É crítico de música do jornal Folha de S.Paulo e autor dos livros "Mahler em Schoenberg: angústia da influência na Sinfonia de Câmara n. 1" (Rondó, 2003) e "Música Clássica Brasileira Hoje" (Publifolha, 2010).
Profª Dr.ª Wania Storolli
É docente do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação do Instituto de Artes da UNESP, onde ministra a disciplina "Laboratório do Corpo e da Voz". Possui Doutorado em Música (2009), Mestrado em Musicologia (2004), Bacharelado em Piano (1988) e Licenciatura em Educação Artística/Música (1985) pela ECA-USP. Aperfeiçoou-se em Rítmica, Voz e Movimento na Hochshule der Künste de Berlim, e em Respiração Vivenciada no Instituto Ilse Middendorf (Berlim). Em 2006 e 2008 integrou, respectivamente, os grupos de pesquisa "Encenações do Corpo" e "Voz como Paradigma da Performatividade" na Freie Universität Berlin, com apoio da FAPESP e da CAPES. De 2010 a 2013 desenvolveu o pós-doutorado "Vozes Performáticas: dissolvendo fronteiras "(FAPESP) e em 2014 foi pós-doutoranda selecionada pelo Departamento de Música da ECA-USP com o projeto "Vozes dissonantes e intervenções sonoras" (PNPD-CAPES). Em 2012 foi pesquisadora convidada do Department of Performance Studies da New York University. Coordena o grupo de pesquisa e investigação vocal L.I.V.E. (Laboratório de Improvisação Vocal e Experimentação), com o qual tem desenvolvido e apresentado performances.

Palestrantes convidados

Palestrantes da disciplina "Desconstruindo a Canção" - 2012 a 2016
ARRIGO BARNABÉ
Compositor, um dos principais nomes da Vanguarda Paulista, autor de “Clara Crocodilo”.


CARLOS RENNÓ
Letrista e jornalista, tem entre seus parceiros Lenine, Pedro Luís, João Bosco, Chico César, Marcelo Jeneci, Gilberto Gil, Tom Zé, Rita Lee, Arrigo Barnabé, entre outros.


CELSO FAVARETTO
Doutor em Filosofia e livre-docente pela Faculdade de Educação da USP. Autor dos livros “Tropicália, Alegoria Alegria” e “A Invenção de Hélio Oiticica”.


CHICO CÉSAR
Compositor e cantor.


CHICO SARAIVA
Violonista e compositor, mestre em Música pela ECA-USP.


DANTE OZZETTI
Compositor e produtor musical.


DANY LÓPEZ
Compositor, produtor e arranjador uruguaio. Em 2015 lançou o álbum “Polk”.


IVAN VILELA
Violeiro e compositor. Doutor em Psicologia Social pela USP. Autor do livro “Cantando a Própria História: música caipira e enraizamento”.


JANETE EL HAOULI
é doutora e pesquisadora com ênfase em rádio como mídia experimental, em voz musical estendida ecologia e paisagem sonora. Autora de “Demetrio Stratos: em busca da voz-música”.


JOSÉ MIGUEL WISNIK
músico, cancionista, pesquisador e ensaísta. Autor de “O Som e o Sentido”, entre outros.


LORENZO MAMMI
possui graduação em Firenze (ITALIA), doutorado e livre docência em Filosofia pela USP, onde é professor desde 1989. Autor do ensaio “João Gilberto e o Projeto Utópico da Bossa Nova”.


LUCIANO COELHO
Cineasta, diretor e produtor, também atua como roteirista, diretor de fotografia e montador. Dirigiu o documentário “A Linha Fria do Horizonte".


LUIZ TATIT
Cancionista, destacou-se na Vanguarda Paulista dos anos 1980 com o grupo “Rumo”. Professor Titular na FFLCH e um dos principais teóricos da canção no Brasil.


PAULO PADILHA
Cantor, compositor e violonista. Tem 4 álbuns e diversas premiações em festivais de canção. Foi baixista no grupo instrumental “Aquilo Del Nisso”.


RIBA DE CASTRO
Sócio fundador do Teatro Lira Paulistana. Dirigiu o documentário “Lira Paulistana e a vanguarda paulista”.


SUZANA SALLES
Cantora e idealizadora e curadora da Semana da Canção Brasileira de São Luiz do Paraitinga.


WALTER GARCIA
Compositor, um dos principais nomes da Vanguarda Paulista, autor de “Clara Crocodilo”.


WLADIMIR MATTOS
Professor doutor no Instituto de Artes da UNESP. Pesquisador das relações entre música e linguagem verbal.


ZUZA HOMEM DE MELLO
Jornalista, musicólogo, palestrante e curador de inúmeros festivais e prêmios. Autor de “A era dos festivais” e “Musica nas veias”, entre outros.


Produtores Convidados

Produtores Convidados da disciplina "Produção Musical de Canções" - 2012 a 2016
ALÊ SIQUEIRA
Produziu trabalhos de Elza Soares, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte, Tribalistas, José Miguel Wisnik e Tom Zé entre outros.


ANDRÉ MAGALHÃES
músico, baterista, atua como produtor musical especializado em gravações acústicas e externas. Foi proprietário e engenheiro de áudio do Estúdio Zabumba por 15 anos onde participou de produções em mais 400 álbuns.


BETO VILLARES
Musico, Produtor e compositor de trilhas sonoras para cinema. Produziu álbuns de Zélia Duncan, Pato Fu, Siba, Céu, Itamar Assumpção entre outros.


FERNÃO CIAMPA
é produtor de audiovisuais, criador do coletivo “VJ’s Embolex” e pesquisador das relações entre música e imagens eletrônicas.


GISELE JORDÃO
Produtora, pesquisadora e gestora cultural com extensa experiência na área. Doutoranda em comunicação e práticas do consumo (ESPM-SP) e sócia-diretora da 3D3 Comunicação e Cultura.


GUILHERME MAXIMIANO
Mestre em música pela ECA-USP. Professor na Universidade Anhembi Morumbi especializado em trilha sonora e design de som.


HOMERO LOTITO
Músico e Engenheiro de áudio especializado em masterização. Proprietário do Reference Master Studio onde já masterizou mais de 1000 álbuns.


MAURÍCIO PEREIRA
Compositor, cantor, saxofonista e produtor musical.


RENATA ALLUCCI
Doutoranda em Urbanismo pela PUC-CAMPINAS, mestre em História pela PUC-SP. Gestora Cultural, desenvolve trabalhos nas áreas de patrimônio cultural, festas populares e cadeia produtiva de cultura.


RICARDO MOSCA
Especialista em mixagem. Nos últimos anos trabalhou nos álbuns de Maria Gadu, Dante Ozzetti, Benjamim Taubkin, Chico Cesar, Fabiana Cozza, Barbatuques e Ceumar entre outros.


SWAMI JR
Violonista e produtor musical. Diretor musical do Buena Vista Social Club e da cantora cubana Omara Portuondo. Produziu mais de 100 álbuns.


Coordenação

Prof. Dr. Sergio Molina

Doutor em música pela ECA-USP (2014) onde também se graduou em Composição e fez seu mestrado. É professor na FASM, I.C.G./UEPA (Belém) e idealizador das Palestras de Degustação Musical (desde 2003). Tem diversas premiações em concursos de composição e festivais de canção com destaque para o 1º lugar no concurso nacional para a composição do Hino da Justiça Federal (2002) e o 1º lugar no I Festival Latino-Americano via Internet do Mp3 clube (2000). Com o projeto "Sem Pensar Nem Pensar" (músicas de Sergio para letras de Itamar Assumpção na voz de Miriam Maria) foi premiado duas vezes pela Secretaria de Cultura SP (2009 – prêmio CD e 2011 prêmio Circulação) tendo realizado mais de 50 espetáculos. Dentre as estreias internacionais destacam-se o concertino "O Percurso das Almas Cansadas" para quarteto de violões (Quaternaglia) e orquestra de cordas (Texas/2005); o "Quinteto para um Outro Tempo" (2007-Round Top); "Poema Ruim" (Tóquio–2008). Em 2015 sua "Canção sem fim (para sons sem palavras)" foi gravada pelo Quaternaglia e estreada em Austin/EUA. Sergio é colaborador da "Semana da Canção de São Luiz do Paraitinga" desde 2007. Em 2010 participou como júri do "Prêmio Bravo de Música" e em 2014 do "Premio Governador do Estado". Em 2011 atuou como um dos organizadores do projeto e da publicação "A Música na Escola". Desenvolve atualmente o projeto "Música de Montagem" de música popular contemporânea.

Coordenação - Contato: cpcpop.fasmper@santamarcelina.edu.br