Inscrições em breve

Faça sua pré-inscrição

Duração
  • 15 meses
Horário
  • Sábados das 08h às 18hh
Mensalidade
Localização
Unidade Itaquera
exemplo banner
A A A
Pós-Graduação > Área da SAÚDE
Atenção Domiciliar

Apresentação

Qualifica profissionais na perspectiva multiprofissional para a compreensão da atenção domiciliar como modalidade de assistência em constante crescimento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para o entendimento de suas concepções. Orienta quanto às diretrizes e operacionalização dos programas federais e municipais voltados para a AD, tais como: Programa “Melhor em Casa”, Programa de Acompanhante de Idosos (PAI), Estratégia em Saúde da Família (ESF), Programa de Acompanhante de Saúde da Pessoa com Deficiência (APD) e programas afins.

Público-Alvo

Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Farmacêuticos, Dentistas, Gerontólogos e Administradores.

Áreas de Atuação

Assistência e gerenciamento de Unidades de Saúde públicas e/ou privadas que mantenham em suas propostas programas e serviços voltados para a atenção domiciliar enquanto componentes das Redes de Atenção em Saúde (RAS), tais como: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de ESF, Programa “Melhor em Casa” (EMAD/EMAP), Programa de Acompanhante de Idosos (PAI), Programa de Saúde da Pessoa com Deficiência (APD), entre outros.

Disciplinas

  • Módulo 1 - Introdução a Atenção Domicilar
  • Módulo 2 - Componentes da Atenção Domiciliar nas Redes de Atenção à Saúde
  • Módulo 3 - Abordagens Multiprofissionais e Interprofissionais na Atenção Domicilar
  • Módulo 4 - Metodologia de Pesquisa
  • Módulo 5 - Dinâmica Relacional e Trabalho em Equipe
  • Módulo 6 - A Atenção Domiciliar a Populações Específicas nos Diferentes Ciclos de Vida, suas Patologias e o Papel de cada categoria.
  • Módulo 7 - Políticas Públicas Relacionadas a Atenção Domiciliar
  • Módulo 8 - Cuidados Paliativos na Atenção Domiciliar
  • Módulo 9 - Gerenciamento na Atenção Domiciliar

  • Corpo Docente

    Esp. Andrea Cifuentes Folhe de Oliveira
    Atua em Gestão de Serviços de Saúde como Coordenadora Multiprofissional do Programa Melhor em Casa da APS Santa Marcelina. Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN- 2000). Aprimoramento em Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC FMUSP - 2003). Especialista em Redes de Atenção à Saúde na Estratégia Saúde da Família pela Faculdade Santa Marcelina (FASM - 2014) (Texto informado pelo autor). Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7131883456941923


    Esp. Cibelle Gomes Lima Melo
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Nove de Julho (2009) , Curso de Especialização em Saúde da Família - Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP (2012-2013) e Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (2015). Atualmente Preceptora de Campo em Atenção Domiciliar do Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade - Casa de Saúde Santa Marcelina; Preceptora Pregressa de Campo do Curso de Medicina FASM- Graduação (2012-2015) e Internato (2013- 2015) Médico Conveniado; Médico visitador em Atenção Domiciliar - EMAD UBS Jardim São Carlos e EMAD UBS Carrão - Casa de Saúde Santa Marcelina e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina . Tem experiência em Assistência e Docência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Família e Comunidade e Atenção Domiciliar. (Texto informado pelo autor). Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3023962523917970
    Esp. Cintya Ximena Arancibia Belaunde:
    Atualmente é Assessora Técnica medica na APS Santa Marcelina, com ênfase nos Programas de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa, Programa Acompanhante de idosos e Programa de Acompanhamento da Pessoa com Deficiência Intelectual); Atuei como Medica no Programa Acompanhante de Idosos pela Associação Saúde da família, com ênfase em Saúde do idoso; Atuei como Medica generalista pela Casa de Saúde Santa Marcelina. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva. Trabalha como medica do SAMU desde 2006 e tem experiência em Urgências no atendimento Pre-hospitalar (Texto informado pelo autor). Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0773243520488463.

    Esp. Heitor Rossi Lopes
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (2009), Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (2014) e Especialização em Atenção Domiciliar (2016). Atualmente é Professor Especialista da Disciplina de Medicina de Família e Comunidade - Faculdades de Medicina do Santa Marcelina (FASM); Preceptor de Campo em Atenção Domiciliar do Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade do Hospital Santa Marcelina, da Universidade de Toronto (Canadá) - "Global Health and Vulnerable Populations" e do Internato Médico da FASM - Casa de Saúde Santa Marcelina; Médico Visitador em Atenção Domiciliar - EMAD UBS Jardim São Carlos - Casa de Saúde Santa Marcelina; Supervisor do Programa Mais Médicos para o Brasil - Casa de Saúde Santa Marcelina; Analista de Saúde - Médico de Saúde Pública da Supervisão Técnica de Saúde Penha (Urgência/Emergência na APS) - Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo; Instrutor do Curso Internacional de ACLS credenciado pelo AHA; Preceptor Pregresso de Campo na Estratégia Saúde da Família do Curso de Medicina FASM (Medicina de Família e Comunidade) - Graduação e Internato Médico Conveniado; Analista de Saúde - Médico Pregresso de Saúde Pública da Vigilância Sanitária - Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Tem experiência em Assistência e Docência na área de Saúde Pública, com ênfase em Medicina de Família e Comunidade e Atenção Domiciliar; Ensino e Gestão em Atendimento de Urgências e Emergências no âmbito da Atenção Primária à Saúde; e Supervisão de Vigilância em Saúde. (Texto informado pelo autor). Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5998290722155923.
    Drª. Julie Silva Martins
    Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado pelo Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2003), doutorado pelo Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2009), tendo sido orientada no mestrado e doutorado pela Profa. Dra. Maria Ercília de Araújo. Está comissionada na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, atuando na graduação, pós-graduação, desenvolvimento de pesquisas e dando apoio ao desenvolvimento de estágios. Na APS Santa Marcelina dá assessoria para o desenvolvimento de pesquisas, orienta trabalhos de alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, desenvolve programas e análise de dados para dar suporte à gestão da Atenção Primária à Saúde. Na Escola Técnica de Saúde Pública de Cidade Tiradentes, dá aulas no curso de formação de Técnicos em Saúde Bucal e realiza a supervisão de estágios. Tem experiência na área de Saúde Pública, Saúde Bucal Coletiva, Epidemiologia e Estatística. (Texto informado pelo autor). Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1042725405939696.


    Esp. Marcelo dos Santos Sampaio
    Graduação em Medicina pela Escola de Medicina da FTE Souza Marques RJ (1994). Pós-graduação em Tisiologia e Pneumologia pela UERJ (2000). Pós-graduação em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (2002). Título de Especialista em MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE pela SBMFC em 2004. Atualmente professor I na Faculdades Associadas Santa Marcelina FASM na disciplina de Medicina de Família e Comunidade, preceptor na graduação e internato médico e residencia médica. Exerço supervisão e tutoria no Programa Mais Médicos para o Brasil. Médico de Família e Comunidade há dezesseis anos em três estados brasileiros (SP, MG e CE). Atualmente médico pneumologista no AE Jd São Carlos APS SANTA MARCELINA. Médico do Programa Acompanhante de Idoso (PAI) - UBS Vila Jacuí - PM São Paulo - APS Santa Marcelina (Texto informado pelo autor). Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8932140076774194.


    M.e Monique Marie Marthe Bourget
    Canadense e Religiosa da Congregação Santa Marcelina possui graduação em Medicina pela Universidade McGill (1992) e Residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC) pela mesma Universidade do Canadá. Fez mestrado em Epidemiologia no Departamento de Medicina Preventiva pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Iniciou o Programa de Saúde da Família no município de São Paulo em 1996 e continua a frente da Atenção Primaria à Saúde do Santa Marcelina agora em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Foi diretora técnica do Hospital Santa Marcelina do Itaim Paulista de 1998 até 2005 quando foi transferida para a direção técnica do Hospital Santa Marcelina de Itaquera, Hospital universitário de mais de 700 leitos onde está até o presente momento. Fez parte da construção do curso de medicina da Faculdade Santa Marcelina que iniciou em 2012, faz parte do NDE do mesmo e é professora da disciplina de Espiritualidade e Tanatologia. (Texto informado pelo autor). Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9619961062953381.


    M.e Martim Elviro de Mederios Junior
    Médico Preceptor de Educação Permanente da Atenção Primária a Saúde da Casa de Saúde Santa Marcelina. Coordenador da Residência em Medicina de Família e Comunidade da Casa de Saúde Santa Marcelina. Coordenador do Internato Médico da APS Santa Marcelina .Coordenador do Ciclo Clínico em APS da Faculdade de Medicina Santa Marcelina .Professor do Curso Médico da Faculdade Santa Marcelina. Mestrado Profissional no Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Professor colaborador do Departamento de Medicina de Família da Universidade de Toronto -Canadá. Membro da Câmara Técnica do CREMESP em APS. Anteriormente Médico Generalista da Estratégia Saúde da Família do município de São Paulo; Professor colaborador do Centro de Estudos em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC Paulista, anteriormente,Professor do curso médico da Universidade Potiguar(UNP)-RN, Preceptor da Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina de Santo André, ex-membro da equipe da Coordenação da Atenção Básica da Casa de Saúde Santa Marcelina (CSSM) que teve parceria com SES e agora com SMS do Estado de SP; Supervisão Técnica Médica das Unidades de Saúde da Família da região leste do Município de São Paulo; Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Faculdade Santa Marcelina (FASM); Preceptor da Residência de Medicina de Família e Comunidade da mesma instituição; Educador do Núcleo de Educação Permanente da CSSM; médico da Estratégia Saúde da Família. Especialista em Saúde da Família - Título conferido pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (quinto TEMFC) e Especialização em Saúde da Família pela FASM (Faculdade Santa Marcelina) ; Graduado na Universidade Federal da Paraíba- UFPB; Sócio-Fundador e primeiro presidente da Sociedade Paulista de Medicina de Família e Comunidade. (Texto informado pelo autor) (Texto informado pelo autor (Texto informado pelo autor). Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1570532869192196.


    M.e Polyana Ap. Santos Guimarães
    Mestrado em Políticas Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul - SP (2016). Possui Especialização em Dependência Química pela Universidade de São Paulo (2013), possuindo experiência em saúde mental com ênfase em dependência química e Graduação em Serviço Social pela Universidade Cruzeiro do Sul (2010). Atua como Assistente Social na área de saúde pública na Organização Social de Saúde Santa Marcelina. Na mesma instituição, Coordena o Programa de Acompanhante de Idosos (PAI) dentro de uma Unidade Básica de Saúde. Atua dentro da perspectiva interdisciplinar, identificando e intervindo nas diversas expressões da questão social. Possui experiência na docência do ensino superior na modalidade à distância pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul) e Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), lecionando a disciplina "Estudos Temáticos - Assistência Social. (Texto informado pelo autor). Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4853895191330386.

    Coordenação

    Esp. Marcelo dos Santos Sampaio
    Graduação em Medicina pela Escola de Medicina da FTE Souza Marques RJ (1994). Pós-graduação em Tisiologia e Pneumologia pela UERJ (2000). Pós-graduação em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (2002). Título de Especialista em MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE pela SBMFC em 2004. Atualmente professor I na Faculdades Associadas Santa Marcelina FASM na disciplina de Medicina de Família e Comunidade, preceptor na graduação e internato médico e residencia médica. Exerço supervisão e tutoria no Programa Mais Médicos para o Brasil. Médico de Família e Comunidade há dezesseis anos em três estados brasileiros (SP, MG e CE). Atualmente médico pneumologista no AE Jd São Carlos APS SANTA MARCELINA. Médico do Programa Acompanhante de Idoso (PAI) - UBS Vila Jacuí - PM São Paulo - APS Santa Marcelina (Texto informado pelo autor). Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8932140076774194.