Parcerias FASM

Convênios e Descontos

Inscrições Encerradas

Faça sua pré inscrição

Duração
  • 360 horas em 1 ano
Horário
  • Aos Sábados das 08h às 18h
Mensalidade
Localização
Unidade Itaquera
exemplo banner
A A A
Pós-Graduação > ÁREA DA SAÚDE
Radiologia Industrial

Apresentação

O curso proporciona a aquisição de conhecimentos e habilidades no segmento da Radiologia Industrial e unidade afins, com foco no ambiente de radioproteção, nos ensaios não destrutivos (END) e outros. Existe uma grande carência destes profissionais frente aos avanços tecnológicos no setor, além dos preparatórios para concursos para operadores de I,II e III e para o supervisor de radioproteção. O profissional formado por este curso poderá atuar nas áreas de Proteção Radiológica, operadores radiológicos e application dos equipamentos industriais.

Público-Alvo

Tecnólogos em Radiologia, Biomédicos, Físicos, Farmacêuticos, Engenheiros em diferentes segmentos.

Áreas de Atuação

Radiografia Industrial, Inspeção fluoroscopia, Petróleo e Petroquímica, Irradiação de Alimentos, Materiais e Produtos, Aceleradores de partículas, Segmentos da Radioproteção e Ensaios não Destrutivos. .

Disciplinas

  • Módulo 1 - Aplicações da Radiologia Industrial e Proteção Radiológica
  • Módulo 2 - Física Atômica e Nuclear
  • Módulo 3 - Ensaios não Destrutivos
  • Módulo 4 - Técnicas Radiográficas e Equipamentos
  • Módulo 5 - Metodologia da Pesquisa
  • Módulo 6 - Gestão de Pessoas
  • Módulo 7 - Instrumentação Nuclear
  • Módulo 8 - Seminário de Pesquisa
  • Módulo 9 - Efeitos Biológicos das Radiações/ Normas
  • Módulo 10 - Proteção Radiológica II
  • Módulo 11 - Proteção Radiológica III
  • Módulo 12 - Visitas Técnicas e Avaliação do TCC

Corpo Docente

Prof. Esp. Rodrigo Mendes Pinto
Graduado como Tecnólogo em Radiologia pela Faculdade Santa Marcelina FASM, Especialista em Radiologia Industrial pelo INACI, Especialista em Tecnologias em Ensino a Distância pela Universidade Cidade de S. Paulo UNICID, Credenciado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear CNEN como Responsável por Instalação Aberta (RIA), nível técnico no curso de eletrotécnica SENAI, Experiência na área de Radioproteção e Radiologia Industrial.
Profª Dra. Claudia Cristina Braga
Doutora em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares de São Paulo (IPEN/CNEN-USP), na área de Dosimetria de Nêutrons. Mestrado em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares de São Paulo (IPEN/CNEN-USP) na área de Acidentes Severos em Reatores Nucleares. Supervisora de Radioproteção em Medicina Nuclear e em Medidores Nucleares, credenciada pela CNEN, com Especialização Lato Sensu em Física Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Colabora com o grupo de Análise de Acidentes no IPEN realizando estudos e simulações com programas da área de acidentes em plantas nucleares. Professora da Universidade de Mogi das Cruzes nos cursos de Tecnólogo em Radiologia, Química e Engenharia.
Prof. M.e Sergio Luiz Pavanatti
Possui graduação em pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor da Universidade de Mogi das Cruzes, atuando principalmente nas seguintes áreas, Engenharia Química, Engenharia Civil Química Tecnológica e Tecnologia de Automação, Manutenção e Gestão da Produção industrial e professor para cursos de Matemática, Física e Estatística aplicada dos cursos de Tecnologia de Radiologia e Farmácia.
Profª Dr.ª Aída Maria Baccarelli
Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialista em Física Aplicada à Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Nuclear. Atuando principalmente nos seguintes temas: Metrologia Nuclear, Cintiladores Plásticos, Coincidência, Medida Absoluta da Atividade, Sistema Primário por Coincidências e Sistema Primário.
Profª Dr.ª Maria Cláudia Moreira da Silva
Doutora em Enfermagem pela EEUSP. Enfermeira especialista em Cuidados Intensivos pela EEUSP. Especialista em Unidade Terapia Intensiva pela SOBETI. Mestre em Enfermagem, área de concentração Saúde do Adulto. Experiência profissional em Unidade de Terapia Intensiva, treinamento e desenvolvimento de pessoal em unidades críticas.

Profª Dr.ª Carla Roberta Ferraz
Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Mestrado em Saúde Pública pela FSP-USP, Residência em Medicina Preventiva e Social pela FIOCRUZ/Escola Nacional de Saúde e Bacharelado em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco. Enfermeira. Docente das Disciplinas: Saúde da Família, Epidemiologia I e II, Saúde Coletiva. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação da FASM.
Profª Dr.ª Raquel Xavier de Souza Saito
Doutorado em Ciências da Saúde pelo departamento de Saúde Coletiva da Universidade de São Paulo. Objetos de pesquisa: Políticas Públicas de Saúde e Integralidade. Professora/Coordenadora do curso multiprofissional de pós-graduação em Saúde da Família da Faculdade Santa Marcelina. Docente nos Programas de Pós-graduação Lato Sensu na UNIFESP (Projeto UNASUS – Tutora) e, Universidade de São Caetano do Sul USCS / IMES. Tem experiência nas áreas da Atenção Primária e Programa Saúde da Família, tanto na área da assistência quanto da gerencia.

Coordenação

Prof. Esp. Rodrigo Mendes Pinto
Graduado como Tecnólogo em Radiologia pela Faculdade Santa Marcelina FASM, Especialista em Radiologia Industrial pelo INACI, Especialista em Tecnologias em Ensino a Distância pela Universidade Cidade de S. Paulo UNICID, Credenciado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear CNEN como Responsável por Instalação Aberta (RIA), nível técnico no curso de eletrotécnica SENAI, Experiência na área de Radioproteção e Radiologia Industrial.