Inscrições abertas

Faça sua inscrição

Duração
  • 360 horas - 15 meses
Horário
  • Sábados das 08h às 18h
  • Quarta e Sextas-feiras, das 18h20 às 22h40
Início das Aulas
  • Agosto (a confirmar)
Mensalidade
Localização
Unidade Itaquera
exemplo banner
A A A
Pós-Graduação > Área da SAÚDE
Saúde da Família

Apresentação

Capacita para a compreensão da configuração do Sistema Único de Saúde a partir de seus princípios e de suas diretrizes, orienta para o planejamento e organização dos processos de trabalho determinados nas Diretrizes do Programa de Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Público-Alvo

Profissionais da Saúde

Áreas de Atuação

Na assistência ou gerenciamento de Unidades de Saúde da Família, Núcleo de apoio à Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde tradicional, Ambulatório de Especialidades Médicas (AMA).

Disciplinas

  • Módulo 1 - Políticas Públicas de Saúde
  • Módulo 2 - Diretrizes e Práticas em Saúde da Família
  • Módulo 3 - Abordagem e Trabalho com Famílias
  • Módulo 4 - Núcleo de Apoio a Saúde da Família
  • Módulo 5 - Metodologia da Pesquisa Científica
  • Módulo 6 - Gestão de Pessoas nos Serviços de Saúde
  • Módulo 7 - Estatística e Vigilância em Saúde no Processo Decisório
  • Módulo 8 - Seminários de Pesquisa
  • Módulo 8 - Ciclo de Vida I
  • Módulo 9 - Ciclo de Vida II
  • Módulo 9 - Ciclo de Vida III
  • Módulo 10 - Saúde Mental e Violência e TCC

Corpo Docente

Prof. Esp. Aldeniz Leite
Possui formação em medicina, especialização em psiquiatria e nefrologia, atua no programa Saúde da Família desde 2002.



Profª Dr.ª Carla Roberta Ferraz Rodrigues
Enfermeira Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família na Faculdade Santa Marcelina (FASM). Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão (NEPE) em Políticas Públicas, Diretrizes e Práticas da Saúde Coletiva (NEPECO).

Prof. M.e Constantino Carbonar Neto
Possui mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003). Atualmente é coordenador do Curso de Administração da Faculdade Santa Marcelina, onde atua também como docente. É docente da Faculdade Carlos Drummond de Andrade, fazendo parte do Colegiado do Curso de Administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação, estratégias competitivas e alinhamento entre estratégias de negócio e de Tecnologia da Informação.
Profª M.ª Elaine Mendes de Oliveira Fernandes
Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Mackenzie (1994) , mestrado em Ciências Físicas Aplicadas pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2000) e aperfeiçoamento pela Faculdade de Medicina da USP (1997) . Atualmente é PROF.MESTRE III da FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS, PROF. MESTRE I do Associação Santa Marcelina - Faculdades Santa Marcelina e PRESTADOR DE SERVIÇO do Centro Universitário São Camilo. Tem experiência na área de Educação.
Profª Esp. Fatima Bugolin
Possui formação em Serviço Social, especialista em Saúde Pública, funcionária da prefeitura Municipal de São Paulo.



Prof. Esp. João Aparecido dos Santos
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1995) e Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Marcelina (2005). Atualmente é enfermeiro da Unidade de Pronto Socorro do Hospital e Maternidade São Luiz e Docente da Faculdade Santa Marcelina. Tem experiência na área de Enfermagem e Administração.

Prof. Esp. Joel Levi Ferreira Franco
Possui graduação em enfermagem pela Universidade de Mogi das Cruzes (1998), especialização em enfermagem Clínica e Crítica pela Universidade Brás Cubas (2009). Atua na Atenção Primária à Saúde na Organização Social Santa Marcelina desde 1998. De 1998 a 2001 como enfermeiro do Programa Saúde da Família, de 2002 a 2005 como gerente de unidade de Saúde da Família, de 2006 a 2008 como Coordenador de Educação Permanente e de 2009 a atual na Assessoria de Informação. Desde 2008 participa do curso de Pós Graduação em Saúde da Família da UNIFESP como Prof convidado do módulo de gerenciamento. Foi professor conteúdista nos anos 2011 e 2012 do Curso de Pós Graduação em Saúde da Família, na modalidade EAD da UNASUS/UNIFESP, do módulo de Sistemas de Informação.
Profª Ma. Lierge Gallo Zavarezza
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade da Zona Leste de São Paulo (1987), é especialista em Administração Hospitalar, Saúde Pública, Obstetrícia e Educação em Saúde, Mestre em Enfermagem pela Universidade de Guarulhos (2010). Atualmente é Docente na Faculdade Santa Marcelina. É orientadora em Programas de Pós-graduação lato-sensu, Residência Multiprofissional PSF e APS Santa Marcelina.Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Obstetrícia, Adolescência, Mapa Conceitual, Diagrama e Inteligência, Políticas Públicas, Ética e Legislação, Semiologia e Semiotécnica.
Profª Dr.ª Lucimara Duarte Chaves
Graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1987) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2001), na área de Fundamentos de Enfermagem. Doutorado na Escola de Enfermagem na USP de Ribeirão Preto, linha de pesquisa: Cência e Tecnologia em Enfermagem. É membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira Para o Estudo da Dor. Autora dos Livros "Dor 5o sinal vital: reflexões e intervenções de Enfermagem" e "Sistematização da Assistência de Enfermagem: considerações teóricas e aplicabilidade".
Prof. Dr. Paulo Cobellis Gomes
Enfermeiro. Especialista em Pediatria e Puericultura (1979). Mestre em Enfermagem Pediátrica e Pediatria Social. (1987) e Doutor em Ciências (1999) pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP. Presidente da ABEn Seção São Paulo (por uma gestão). Vice presidente do COREN-SP (por duas gestões) e da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (por uma gestão). Membro da Sigma Theta Tau International (Honor Society of Nursing MEMBER).Está na área do ensino superior a trinta anos. Docente nos Programas de Pós-graduação Lato Sensu na UNIFESP, Universidade de São Caetano do Sul USCS / IMES e na FASM. Líder do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão da FASM, com a linha de pesquisa: Assistência à Saúde do Neonato, da Criança e do Adolescente e às suas famílias e cuidadores. Desde 2007, acumula a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, da FASM, com 15 Cursos de Especialização na área da Saúde, Administração e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família financiada pelo Ministério da Saúde.
Profª M.ª Priscila Mina Galati
Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (2009), com especialista em Gestão da Clínica das Redes de Atenção à Saúde pelo Hospital Sírio Libanês (2010); Gestão da Saúde (2009) pela ENSP-FIOCRUZ; Saúde do Trabalhador pelo Unisalesiano (2009); Saúde da Família (2005) USP-Ribeirão Preto, Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2001). Atuo na coordenação de Atenção Básica em um município do interior do Estado de São Paulo; tutora do Curso Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana - ENSP-FIOCRUZ; Saúde da Família - UNASUS-UNIFESP e docente convidada do Curso de Especialização em Saúde da Família - FASM.
Profª Dr.ª Raquel Xavier de Souza Saito
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Taubaté (1988), Especializações (Lato Sensu) em: Enfermagem do Trabalho pela Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID -1989), Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP -1999) e Ativação de Mudanças no Ensino Superior na área da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ - 2006). Especializações Stricto Sensu: Mestrado em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo (USP - 2004) e Doutorado em Ciências da Saúde pelo Departamento de Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP- 2010). Linhas de pesquisa: Políticas Públicas de Saúde, Estratégia Saúde da Família e Integralidade. Enfermeira assistencial na Atenção Primária no Município de São Paulo desde 1991 Desde 2004 professora/coordenadora do curso multiprofissional de pós-graduação em Saúde da família na Faculdade Santa Marcelina. Tutora da Especialização multiprofissional em Saúde da Família na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) projeto da parceria entre a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS) e UNIFESP. Tem experiência em Saúde da Família na área da assistência, gerencia e educação/formação. Na área hospitalar em funções assistenciais e de administração/supervisão.
Prof. M.e Renato Ohara
Enfermeiro, mestre em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto (EEUSP-RP), especialista em Gerenciamento em unidade de serviços de Enfermagem, Unidade de Terapia Intensiva, docente da Faculdade Santa Marcelina (FASM).


Profª Esp. Roseli Gondariz
Possui graduação em enfermagem, especialista em Saúde da Família, Desnutrição e Obstetrícia, enfermeira do Programa Saúde da Família.



Profª M.ª Simone Gomide
Enfermeira mestra em Saúde do idoso pelo Pontifica Universidade Católica (PUC) São Paulo. Enfermeira do Programa Saúde da Família desde 2005.



Coordenação

Profª Dr.ª Raquel Xavier de Souza Saito
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Taubaté (1988), Especializações (Lato Sensu) em: Enfermagem do Trabalho pela Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID -1989), Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP -1999) e Ativação de Mudanças no Ensino Superior na área da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ - 2006). Especializações Stricto Sensu: Mestrado em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo (USP - 2004) e Doutorado em Ciências da Saúde pelo Departamento de Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP- 2010). Linhas de pesquisa: Políticas Públicas de Saúde, Estratégia Saúde da Família e Integralidade. Enfermeira assistencial na Atenção Primária no Município de São Paulo desde 1991 Desde 2004 professora/coordenadora do curso multiprofissional de pós-graduação em Saúde da família na Faculdade Santa Marcelina. Tutora da Especialização multiprofissional em Saúde da Família na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) projeto da parceria entre a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS) e UNIFESP. Tem experiência em Saúde da Família na área da assistência, gerencia e educação/formação. Na área hospitalar em funções assistenciais e de administração/supervisão.