Inscrições abertas

Faça sua inscrição

Duração
  • 360 horas – 15 meses
Horário
  • Sábados, das 8h às 18h
Início das Aulas
  • Agosto (a confirmar)
Mensalidade
Localização
Unidade Itaquera
exemplo banner
A A A
Pós-Graduação > Área da SAÚDE
Saúde Mental para Equipe Interdisciplinar na Rede de Cuidado

Apresentação

Considerando a crescente necessidade de profissionais especializados na área de saúde mental e psiquiatria para atuar na rede de cuidado, capacita para compreensão ampla do processo de saúde-doença mental, privilegiando o trabalho em equipe com construções coletivas dos projetos de cuidados pautadas em princípios e diretrizes do SUS, da rede de atenção e clinica ampliada. O curso conta com uma estrutura que privilegiará processos de ensino e aprendizagem participativos e que valorizará o protagonismo dos seus participantes com a colaboração de um corpo docente com vasta experiência teórica e prática na área.

Público-Alvo

Profissionais da área da Saúde e Assistência Social. Enfermeiros, Psicólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais, Farmacêuticos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Pedagogos e Educadores Físicos

Áreas de Atuação

Saúde e Assistência Social .

Disciplinas

  • Módulo 1 - Concepções histórico social do processo de saúde-doença mental, o processo de Reforma Psiquiátrica e o paradigma de cuidado comunitário
  • Módulo 2 - Rede de Atenção Psicossocial e Projeto Terapêutico Singular
  • Módulo 3 - Desenvolvimento Humano Psicológico
  • Módulo 4 - Desenvolvimento das Relações Grupais e Abordagem Familiar
  • Módulo 5 - Semiologia em Psiquiatria e Psicofarmacologia
  • Módulo 6 - Metodologia da Pesquisa
  • Módulo 7 - Seminários Científicos
  • Módulo 8 - Transtornos Mentais Comuns
  • Módulo 9 - Transtornos Mentais Específicos
  • Módulo 10- Manejo de pessoas em situações emergenciais decorrentes de transtornos mentais e uso de substâncias psicoativas
  • Módulo 11- Atividades teóricas-práticas em Psiquiatria e Saúde Mental

Corpo Docente

Ms. Grasiella Bueno Mancilha
Mestre em Ciências na área de Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem da USP (2015); Especialista em Dependência Química pela Unidade de Estudos em Álcool e Drogas da UNIFESP (2010); Especialista em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP (2007); Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (2005). Experiência como aprimoranda em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP (2006-2007); Experiência Clínica em Psiquiatria Geral e em Dependência Química (2007-2011); Experiência como Coordenadora de Unidade de Internação para Adolescentes com uso problemático de álcool e drogas (2011-2013); Experiência como docente pela Faculdade Santa Marcelina (2013-atual). Experiência em curso de extensão universitária na área de álcool e drogas, em modalidade de ensino a distância pela UNIFESP (2013-atual). Professora convidada em cursos de especialização nas áreas de Saúde Mental, Psiquiatria e Álcool e Drogas. Atualmente participa de grupo de pesquisa Saúde Mental Infanto-juvenil da Escola de Enfermagem da USP.
Dr. Ivan Sant’Ana Rabelo
Psicólogo. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (EEFE/USP). Mestre em Psicologia pela Univers. São Francisco (USF). Cursando pós-doutorado em Psicologia do Trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente de curso de graduação e pós-graduação. Consultor em recursos humanos e gerente de projetos e desenvolvimento de pesquisas em avaliação psicológica, ferramentas para recursos humanos, treinamento, liderança e aplicação de jogos corporativos. Desenvolvimento de Baterias de provas cognitivas e de personalidade. Gerente de projetos educacionais de monitoramento e avaliação de competências cognitivas e socioemocionais, treinamento de professores e gestores educacionais, com foco em educação integral e educação continuada.

Ms. Paulo Jorge de Oliveira Carvalho
Possui formação acadêmica em: Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade PUC/SP (2014);Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade PUC/SP (2005); Especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde UFRGS/RS (2015) Pós-graduação em Novas Tecnologias de Ensino e Aprendizagem (2013); Pós-graduação em Metodologias e Gestão para Educação a Distância - EaD (2012); Pós-graduação em Psicologia Hospitalar HSPM (2000); Pós-graduação em Gerontologia HSPM (1999); Pós-graduação em Psicanálise Instituto Sedes Sapientiae-PUC/SP (1992); Pós-graduação em Psicologia Clínica e Psicodiagnóstico IAMSPE (1990); Especialização em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas UNIFESP (2008); Coordenador pedagógico na UDED - Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2014-atual); Docente da Área de Atenção à Saúde dos Usuários de Substâncias Psicoativas do Programa Rede Sampa.
Dra Eroy Aparecida da Silva
Graduação em Psicologia pela Organização Paulista de Educação e Cultura Faculdade Paulistana (1989). Especialização em Psicologia Social e do Trabalho - Sedes Sapientiae (1990), Especialização em Terapia Familiar e de Casal - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994.) Doutora em Ciências - Disciplina de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas (DIMESAD) do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP,2011), Coordenadora do Curso de Especialização em Terapias Cognitivas para o Tratamento de Dependentes de Álcool e outras Drogas, Unidade de Dependência de Drogas do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Psicóloga contratada pela Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia (AFIP). Consultora ad hoc da Revista Brasilera de Terapias Cognitivas - Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas e Cadernos de Terapia Ocupacional da UFScar. Coordenadora do curso de Atenção aos usuários de substâncias psicoativas REDE SAMPA Saúde Mental Paulistana - Prefeitura do Município de São Paulo. Tem experiência na área de Psicoterapia com ênfase em Terapia Cognitivo-Comportamental e Sistêmica, atuando principalmente nos seguintes temas:Tratamento Comunitário Terapia Cognitiva e Sistêmica Individual, Grupal e Familiar; Terapia Comunitária com abusadores e dependentes de drogas.

Esp. Daniel Gomes Fialho
Possui graduação em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (2007). Atualmente é médico psiquiatra da Faculdade de Medicina do ABC, médico psiquiatra da Prefeitura Municipal de Suzano e coordenador médico no Hospital Lacan/Rede Bandeirantes-SP. É professor da disciplina de Psiquiatria da Faculdade Santa Marcelina – FASM.
Ms. Yone Gonçalves de Moura
Graduação em Psicologia pela Universidade Salesiana Lorena (1994) e Mestrado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2006). Atualmente é pesquisador assistente na UDED-Unidade de Dependência de Drogas do Departamento de Psicobiologia/UNIFESP. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Pesquisa Sobre Drogas, atuando principalmente nos seguintes temas: drogas, dependência, adolescentes em situação de rua, etnografia, epidemiologia.
Esp. João Fábio Passos Braga
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2009) e Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Atualmente é responsável técnico do Centro de Atenção Psicossocial II Álcool e Drogas - Sacomã e Tutor EAD Curso SUPERA 9ª Ed. Senad/Unifesp.

Ms Ana Paula Briguet
Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente trabalha na coordenadoria de ações básicas em saúde- coordenação da saúde mental. Experiência em saúde Pública em dispositivos como o CAPS Adulto, CAPS III AD.
Ms. Deise Fernandes do Nascimento
Graduação em Serviço Social. É Doutoranda e Mestre em Ciências: Educação e Saúde na Infância e Adolescência, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Especialista no Combate a Violência Doméstica Contra Criança e Adolescente pela Universidade São Paulo (USP) e Especialista em Educação Inclusiva pela PUC /SP. Atualmente é Coordenadora e professora no curso de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade Paulista de Serviço Social FAPSS Barra Funda dos cursos: 1) Políticas Públicas e Sociais; 2) Prevenção e Proteção a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica. Sócia Fundadora do Coletivo Círculo de Cultura, por onde realiza supervisão técnica em serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes, serviços de proteção a vítimas de violência doméstica cometida contra crianças e adolescentes e serviços de medidas socioeducativas em meio aberto. Formação e Capacitação de profissionais das Políticas de Assistência Social, Educação e Saúde.
Esp. Talita de Souzao
Possui graduação em Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário São Camilo e Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Servidora Pública da Prefeitura Municipal de São Paulo desde 2014 e Coordenadora Pedagógica do Curso de Extensão "Sistema para detecção do uso abusivo e dependência e substâncias psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento" SUPERA (SENAD/ UNIFESP); Formação pelo Coletivo de Estudos de Terapia Ocupacional como Produção de Vida e Metodologia pela Escavação sob a ótica Fenomenológica. Participante do Grupo de Estudos em Filosofia da Diferença pela ANPOF/ Unifesp. Experiência em atendimento em saúde mental, álcool e drogas, adolescentes e população específica de alta vulnerabilidade.

Coordenação

Grasiella Bueno Mancilha
Mestre em Ciências na área de Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem da USP (2015); Especialista em Dependência Química pela Unidade de Estudos em Álcool e Drogas da UNIFESP (2010); Especialista em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP (2007); Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (2005). Experiência como aprimoranda em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP (2006-2007); Experiência Clínica em Psiquiatria Geral e em Dependência Química (2007-2011); Experiência como Coordenadora de Unidade de Internação para Adolescentes com uso problemático de álcool e drogas (2011-2013); Experiência como docente pela Faculdade Santa Marcelina (2013-atual). Experiência em curso de extensão universitária na área de álcool e drogas, em modalidade de ensino a distância pela UNIFESP (2013-atual). Professora convidada em cursos de especialização nas áreas de Saúde Mental, Psiquiatria e Álcool e Drogas. Atualmente participa de grupo de pesquisa Saúde Mental Infanto-juvenil da Escola de Enfermagem da USP.