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Duração
  • 360 horas
Horário
  • Terças e Quintas, das 19h às 22h40
Início das aulas
  • 21 de fevereiro de 2017
Mensalidade
Localização
Unidade Perdizes
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Pós-Graduação > Área da MODA
Styling e Imagem de Moda

O Curso

Dentro da área da Moda, o Styling e a concepção da imagem de moda estão cada vez mais em evidência. O Styling é a concepção final de uma ideia, representada por meio de uma imagem final. Pode ser aplicada em revistas, desfiles, catálogos e editoriais. Já o Stylist, profissional que detém tais conhecimentos, é parte essencial em todo o processo de construção do conceito para compor este cenário tão complexo.

Com um extenso campo de atuação, a procura de cursos, workshops e palestras é muito grande. Desta forma, a Faculdade Santa Marcelina, uma das pioneiras no curso de graduação em Moda, abre a Pós-graduação em "Styling e Imagem de Moda". O curso foi idealizado por Marcio Banfi, Stylist há vinte anos e professor da Santa Marcelina há treze.

A partir das dificuldades que um jovem encontra ao entrar nesse campo, o objetivo é aproximá-lo e inseri-lo em situações reais da profissão. São estudadas todas as ramificações da profissão, uma a uma: produção de moda, imagem de moda (vista em diversas mídias), cultura de rua, desfiles, performances, revistas e marketing.

Essa ampla gama de possibilidades permite o entendimento da história da moda, saber sobre o posicionamento de marcas, construção de conceito e finalização de uma imagem de moda. Ao final de cada bimestre, cada matéria apresentará um convidado da área para mini palestras e workshops. Em 2014, os alunos exerceram a profissão e vivenciaram experiências, também, com a própria faculdade e o professor Marcio Banfi, em desfiles e editoriais de moda. Os convidados que vieram para bater um papo com os alunos foram: Alexandre Herchcovitch, Mauricio Ianês, Paulo Martinez e Biti Averbach.

Ao término do curso, o aluno apresenta o trabalho final à Banca Examinadora; composta pelo orientador e um convidado.


Público-Alvo

Stylists, Produtores de Moda, Figurinistas, Jornalistas, Designers, Consultores de Moda e interessados em ingressar no mercado de Styling e Criação de Moda.

Área de atuação

Editoriais, marcas, agências de publicidade, management, desfiles, figurino para teatro e cinema, jornais, revistas, área acadêmica, consultoria e personal styling.


Disciplinas

  • Styling I
    Carga Horária - 36 horas (8 aulas mais uma palestra)
    - Adequação do desenho na prática: como a roupa veste um corpo
    - Produção de moda
    - Exercícios de edição e composição de looks
    - Exercícios de proporção e repertório
    - Corpo humano e composição: noções de composição, proporção, tipos de corpo e o que se deve usar em cada um deles
    - Superfície: estudo de materiais, estampas e texturas
  • Processos de Criação
    Carga Horária - 36 horas (8 aulas mais uma palestra)
    - Descoberta da identidade de um trabalho imagético
    - Criatividade no trabalho e como se aplica a diferentes projetos
    - Formas de expressão na moda
    - Noções de coleção e série
    - Da idéia à finalização de um projeto

  • Styling II
    Carga Horária - 36 horas (8 aulas mais uma palestra)
    - Conceitualização de temas
    - Composição de repertório e referências
    - Composição de mood board
    - Teorias de Imagem de Moda
    - O transitivo na Moda
  • História da Moda I
    Carga Horária - 36 horas (8 aulas mais uma palestra)
    - Noções básicas de história do vestuário
    - Movimentos na moda do século XX
    - Análise da moda em todas as décadas
    - A entrada da tecnologia
    - Termologias
    - Fundamentos da moda
    - Nomenclaturas, expressões

  • Styling III
    Carga Horária - 36 horas (8 aulas mais uma palestra)
    - Fotografia e imagem de moda
    - Aulas teóricas e práticas para entendimento físico de composição e direção de moda
    - Revistas, catálogos, mídia impressa, sites. Direção Criativa e de Moda
    - Concepção e finalização de editoriais de moda
    - Como o vestuário e o corpo funcionam na imagem fotográfica
    - Edição e Direção de moda em revista
    - Personal styling e identidade visual
  • Moda e Culturas Contemporâneas
    Carga Horária - 36 horas (8 aulas mais uma palestra)
    - Estudo sobre as curiosidades que aconteceram no mundo da moda
    - Associações com o grotesco, diferente e polêmico
    - Estudos em cima de imagens impressas, cinema, desfiles, etc.
    - Estudos dos fenômenos culturais relacionados a moda como tribos de rua, movimentos, invasão de mídias
    - Noções de estética
    - Modas, artes, designs e arquiteturas

  • Styling IV
    Carga Horária - 36 horas (8 aulas mais uma palestra)
    - Styling para desfiles
    - Casting
    - Beleza
    - Trilha sonora
    - Edição
    - Desenvolvimento de peças
    - Noções de crítica, release e jornalismo de moda
  • História da Moda II
    Carga Horária - 36 horas (8 aulas mais uma palestra)
    - A moda hoje
    - O poder da imagem de moda
    - Novas tecnologias e novas poéticas
    - A anatomia da moda
    - Interseções da moda e cultura
    - Significados do vestir hoje
    - Moda e sistema na contemporaneidade
    - Marcas e consultoria de moda

  • Visual Merchandising e Vitrinismo
    Carga Horária: 16 horas
    - Paralelo entre o Styling e o VM
    - Comparativo e similaridades das áreas e onde elas podem se juntar
    - Discussões de Imagem de Moda
    - Resultados de mercado e marketing para montagens de vitrines e araras

  • História da Beleza
    Carga Horária: 16 horas
    - Desenvolvimento dos padrões de beleza ao longo do século XX
    - Análise de tipos corporais, cortes de cabelo, penteados, maquiagens e ornamentos característicos de cada década
    - Contextualização histórico-social dos períodos estudados
    - Exame do desenvolvimento tecnológico da indústria da beleza

  • Stlyling V – Orientação do Trabalho Final
    - Finalização do curso com detalhes finais, finalizações, conceitualizacões das ideias, acabamento, paginação, etc.

Corpo Docente

Mitsuko Shitara
Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1977). Atualmente é professor titular - Faculdades Metropolitanas Unidas e professor titular da Faculdade Santa Marcelina. Mestre em História pela PUC-SP, tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: história da moda e moda contemporânea.

Prof. M.e Ralf José Castanheira Flôres
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2002) e Mestre em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo - EESC/USP (2007). Atualmente é professor do Centro Universitário SENAC - São Paulo/SP (Graduação em Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais, Audiovisual, Design e Moda) e da Faculdades Santa Marcelina - São Paulo/SP (Especialização em Styling e Imagem da Moda). Desenvolve atividades de docência nas áreas de Teoria e História da Arquitetura, Artes e Design; Estética; Cultura e Patrimônio Cultural, e pesquisa na área de Representações, Imagem, Identidade e Cultura Urbana.

Profª Ms. Simone Mina
Mestranda no Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui Graduação em Desenho de Moda e Especialização em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina/FASM. Docente das disciplinas Estilismo II - Orientação de TGI/Estilismo e Modelagem Experimental desde 2000 na mesma instituição, onde também integra o NDE. Possui formação em Cenografia e Figurino com J.C.Serroni no Espaço Cenográfico (1998). Diretora de Arte, Cenográfa e Figurinista de diversas montagens artisticas brasileiras desde 1999. Representou o Brasil na Quadrienal de Cenografia, Figurino e Arquitetura Cênica na República Tcheca - Praga, nos anos de 1999, 2003 e 2015. A artista-pesquisadora possui trânsito livre nas artes visuais, moda e teatro.

Profª Ms. Thais Graciotti Pontes
Thais Graciotti é artista visual, trabalhando questões relacionadas à imagem e palavra a partir do conceito de ilha, paisagem e ser viajante. Professora e pesquisadora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. É mestre em Psicologia pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade - PUC-SP, com a dissertação Trocas e silêncios (junho/2009. Orientação: Prof. Dra. Suely Rolnik). Formada em Artes Plásticas [UFES-ES] e em Moda [UVV-ES], ministra disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação, em instituições assim como o SENAC/SP, Mackenzie, UNIVALI/SC, IBModa/SP entre outras faculdades . Seus principais temas de pesquisa são: Processos de criação e interconexões entre moda e arte; corpo e subjetividade; Moda contemporânea; Pesquisa e criação. Colaborou com a curadoria, e na elaboração da comunicação visual e inserções na mídia social do evento Ziguezague (2007-2010 no Museu de Arte Moderna de São Paulo - http://ziguezagueblog.wordpress.com). Participou de residência artística de um mês em Reykjavik, Islândia. Assina a criação e design da linha de produtos I L H A (http://ilhailha.wordpress.com). Colabora com ilustrações de colagens em publicações como SERAFINA (jornal Folha de São Paulo), revistas Capricho, MODA, Joyce Pascowitch, projetos especiais CARAS, entre outras. Portfolio: www.thaisgraciotti.com

Coordenação

Marcio Banfi
Formado em Artes Plásticas e Pós-graduado em Criação de Moda, Marcio Banfi trabalha há 20 anos na área, começando como Produtor de Moda. Trabalhou como Editor ou Diretor de Moda em publicações das editoras Abril e Globo e revistas como Capricho, Elle, Gloss, Simples, Trip e TPM e L'Officiel. Colaborou como stylist em revistas brasileiras como Vogue, Marie Claire e Key e revistas internacionais como a inglesa Candy, a americana Flaunt, a francesa Standard e a argentina Luz. Trabalhou como stylist de desfiles como Erika Ikesili, Der Metropol, Yoon He Lee, Formandos do SENAC, Adriano Costa, Juliana Altafim, etc. Fez campanhas de marcas como Levi's, Lucy in the Sky, Index, Verve, Jack Vartanian, Melissa, Spirito Santo, Dunlop, etc. e publicidade para empresas como Folha de São Paulo, Antártica, Shopping Morumbi, Shopping Muller, Burger King, etc. Trabalhou com desenvolvimentos e parcerias com estilistas como Alexandre Herchcovitch e Erika Ikesili.